ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
A Arte de Escrever Carta Pessoal
Você já sentiu saudade de alguém que está longe? Já quis contar novidades ou mandar um abraço apertado mesmo sem poder estar perto?
Existem palavras que viajam — atravessam cidades, chegam em outras casas e abraçam com carinho. Essas palavras moram nas cartas: mensagens cheias de afeto, memórias e sentimentos verdadeiros.
Vamos ler juntos a carta que Miguel escreveu para seu amigo João. Quem sabe você também se inspira e escreve uma cartinha hoje?
O que é uma carta pessoal?
A carta pessoal é um gênero textual que serve para comunicar sentimentos, contar novidades e manter contato com alguém querido, mesmo quando a distância impede o abraço.
É como enviar um pedacinho do nosso coração através das palavras!
No exemplo que você leu acima, o Miguel escreveu para seu amigo João. Ele falou com carinho, lembrou de momentos engraçados e mostrou que sente saudade. Isso é bem comum em cartas pessoais: elas trazem emoções, memórias e desejos de reencontro.
Quando usamos uma carta pessoal?






Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/6YEvK2R2t-c
RESPONDA ÀS PERGUNTAS

QUESTÃO 01
Sobre a carta de Lucas, é correto afirmar que:
(A) ele escreve para seu primo.
(B) ele escreve para sua professora.
(C) ele escreve para sua avó.
(D) ele escreve para um colega.
QUESTÃO 02
Lucas demonstra um sentimento de
(A) saudade e carinho pela sua avó.
(B) ciúmes do cuidado com o avô.
(C) surpresa com a aula de cartas.
(D) raiva pelas notas da escola.
QUESTÃO 03
A carta foi escrita por Lucas com a intenção de
(A) informar a avó sobre sua saúde.
(B) solicitar conselhos sobre a escola.
(C) compartilhar novidades com sua avó.
(D) convidar a avó para visitá-lo logo.
QUESTÃO 04
Leia as frases abaixo sobre a produção de cartas pessoais e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) A carta pessoal deve ser escrita com linguagem formal, como se fosse um texto de jornal.
( ) A saudação e a despedida são partes importantes de uma carta pessoal.
( ) Escrever uma carta é uma forma de demonstrar sentimentos e contar novidades para alguém querido.
( ) Todas as cartas precisam ser escritas no computador e enviadas por e-mail.
QUESTÃO 05

Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Compreensão em leitura: situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto, estrutura específica, mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais |
Habilidades | (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários,com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |