You are currently viewing Língua Portuguesa – Contos de fadas

Língua Portuguesa – Contos de fadas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

CONTOS DE FADAS

CONTOS DE FADAS SÃO HISTÓRIAS QUE PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, SÃO NARRATIVAS QUE GERALMENTE APRESENTAM PERSONAGENS FANTÁSTICOS, SERES MÁGICOS E ELEMENTOS SOBRENATURAIS, PERTENCENTES A UM MUNDO IMAGINÁRIO E MARAVILHOSO. 

ELES FALAM SOBRE PERSONAGENS COMO PRINCESAS, PRÍNCIPES, FADAS, BRUXAS E CASTELOS. ESSAS HISTÓRIAS ENCANTAM CRIANÇAS DO MUNDO TODO! 

OS CONTOS DE FADAS POSSUEM UMA ESTRUTURA SIMPLES E FIXA, COM FRASES COMO “ERA UMA VEZ…” NO INÍCIO E “… E FORAM FELIZES PARA SEMPRE” NO FIM. NELES, O BEM VENCE O MAL, E OS PERSONAGENS APRENDEM ALGO IMPORTANTE.

OS CONTOS DE FADAS NOS FAZEM IMAGINAR LUGARES DIFERENTES, COM CASTELOS, FLORESTAS, CAMINHOS PERIGOSOS E FINAIS FELIZES.

ALGUNS DOS CONTOS MAIS CONHECIDOS SÃO: CHAPEUZINHO VERMELHO, JOÃO E MARIA, CINDERELA, BRANCA DE NEVE, RAPUNZEL E A BELA ADORMECIDA.

LER CONTOS DE FADAS É UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER E DESCOBRIR DIFERENTES JEITOS DE PENSAR!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGp4HV1C8Q/ZYHnmfLM7iBP5Xc20Rs6zg/edit?utm_content=DAGp4HV1C8Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 09/06/2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGp4HV1C8Q/ZYHnmfLM7iBP5Xc20Rs6zg/edit?utm_content=DAGp4HV1C8Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/q5VNCHiew3U

REPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

(A) CINDERELA.

(B) A PEQUENA SEREIA.

(C) CHAPEUZINHO VERMELHO.

(D) A BELA ADORMECIDA.

QUESTÃO 2

O CONTO DOS TRÊS PORQUINHOS FALA DE TRÊS IRMÃOS PORCOS QUE RESOLVEM CONSTRUIR SUAS CASAS DE MATERIAIS DIFERENTES E SÃO PERSEGUIDOS POR UM LOBO. AO LER ESTA HISTÓRIA VOCÊ PODE APRENDER QUE

(A) QUALQUER TIPO DE CASA É RESISTENTE E BOA PARA SE MORAR.

(B) A CASA DE TIJOLO É MAIS RESISTENTE E MELHOR PARA SE MORAR. 

(C) A CONSTRUÇÃO DE CASA DE PALHA É BOA E DE MATERIAL RESISTENTE.

(D) A CASA DE MADEIRA DEMORA MAIS PARA CONSTRUIR E É CARA.

QUESTÃO 3

QUAL O CONTO DE FADAS VOCÊ JÁ LEU E MAIS GOSTOU? POR QUÊ?

QUESTÃO 4

LIGUE OS DESENHOS AOS NOMES DOS PERSONAGENS OU CONTOS DE FADAS CORRETOS.


Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGp4HV1C8Q/ZYHnmfLM7iBP5Xc20Rs6zg/edit?utm_content=DAGp4HV1C8Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

QUESTÃO 5

FAÇA UMA LISTA COM OS NOMES DOS CONTOS DE FADAS QUE VOCÊ JÁ LEU OU VIU A HISTÓRIA EM FILMES.

QUESTÃO 6

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/5616566


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Leitura colaborativa e autônoma:
– Leitura e compreensão de textos literários de diferentes gêneros.
– Tipo narrativo.
Contação de histórias:
– Dramatização de textos: entonação expressiva e a prosódia.
Recontos de textos originais e integrais.
Dramatização de contos de fadas em forma de teatro.
Habilidades:(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos de fadas, entre outros.
(EF15LP19-A) Dramatizar, após leitura compreensiva e estudo da obra a ser recontada, utilizando recursos como a entonação expressiva e a prosódia.
(EF15LP19-B) Resgatar, no momento do reconto, aspectos relevantes do texto original, eventualmente omitidos ou mal realizados.
(EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 09/06/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 09/06/2025.

ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.

VAIANO, Roberta et al (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.