You are currently viewing Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 03 de junho de 2025

Programa Conexão Escola (Anos Iniciais) – 03 de junho de 2025

O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

BRINCAR, DESCOBRIR E EXPRESSAR: CULTURA, CIÊNCIA, FOTOGRAFIA ARTÍSTICA E PALAVRAS EM AÇÃO!

No episódio “Brincar, descobrir e expressar: culturas, ciências, fotografia artística e palavras em ação!”,  do Programa Conexão Escola TV – Anos Iniciais, vamos brincar, explorar e aprender com temas que envolvem corpo, mente e imaginação! No primeiro bloco, conhecemos a diversidade cultural brasileira por meio de uma brincadeira indígena e descobrimos como o calor, o frio e a umidade transformam os materiais do nosso dia a dia. Já no segundo bloco, mergulhamos na fotografia artística como forma de contar histórias e desenvolvemos nosso olhar atento para descobrir o que está dito — e o que está escondido — nos textos. Um episódio cheio de descobertas e expressões!

BLOCO 1

BLOCO 2

HabilidadesARTE
(GO-EF05AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos, ferramentas, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, como componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto, estabelecendo relações e diálogos com o processo de construção de uma identidade artística.

CIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF04CI02-A) Testar e relatar de diferentes formas as transformações nos materiais do dia a dia, tais como plásticos, metais, madeira, papéis entre outros, quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).  

EDUCAÇÃO FÍSICA
(GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural.
(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significadospresentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular.

LÍNGUA PORTUGUESA
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.