ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A professora sorriu e disse:
— Muito bem, Júlia! É exatamente isso! Um gráfico pode nos contar.
Ler não é só decifrar letras — é também enxergar além delas. Quando encontramos uma imagem, gráfico ou tabela junto a um texto, é como se ganhássemos uma lupa especial que nos ajuda a entender melhor a mensagem.


Ler com atenção é enxergar com o coração e a mente. Gráficos, imagens e tabelas não são enfeites — são caminhos que ampliam o olhar e aprofundam a compreensão. Quando aprendemos a ler esses sinais visuais, transformamos números em reflexões, cores em atitudes e dados em sabedoria.
Assista à videoaula sobre este assunto
Disponível em: https://youtu.be/uF7TadSBAxs
RESPONDA ÀS QUESTÕES
Leia e observe o texto a seguir:
A Natureza Pede Ajuda
O planeta Terra é a nossa casa. Mas, infelizmente, muitas pessoas ainda jogam lixo nas ruas, poluem os rios e desperdiçam água.
A boa notícia é que pequenas ações podem fazer uma grande diferença! Separar o lixo, economizar água e cuidar das plantas são atitudes simples, mas poderosas.
Quando cada pessoa faz a sua parte, a natureza agradece — e todos nós ganhamos um mundo mais limpo e saudável.
Hoje vamos conhecer um gráfico super interessante que mostra como os estudantes da Escola Verde estão ajudando a cuidar do nosso planeta. Cada barrinha aqui representa uma atitude sustentável praticada por essas crianças — desde reciclar o lixo até plantar árvores. Vamos observar com atenção e interpretar as informações. O que será que mais gente faz? E o que poucos ainda estão fazendo? Vamos descobrir e pensar juntos em como podemos contribuir também!

QUESTÃO 01
De acordo com o gráfico, a ação mais realizada pelo maior número de alunos da Escola Verde é
(A) plantar árvores.
(B) reutilizar materias.
(C) reciclar o lixo.
(D) economizar água.
QUESTÃO 02
A atitude que teve menor participação entre os alunos foi
(A) economizar água.
(B) plantar árvores.
(C) apagar a luz.
(D) reutilizar materiais.
QUESTÃO 03
De acordo com o texto, o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente?
(A) usar mais sacolas plásticas.
(B) jogar lixo nos rios.
(C) separar o lixo e cuidar das plantas.
(D) deixar a torneira aberta.
QUESTÃO 4
Leia as afirmações abaixo baseadas no gráfico e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

QUESTÃO 05

QUESTÃO 06

Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação | Letras – Português/ Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Descritor | D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Compreensão e interpretação de ima-gens, gráficos, tabelas em textos. Efeitos de sentido: recursos expressi-vos gráfico-visuais Textos multisemióticos: articulação entretexto verbal e recursos gráfico-editoriais |
Habilidades | (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |
Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |