ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

ESPAÇOS DA ARTE
A ARTE ESTÁ PRESENTE EM MUITOS LUGARES AO NOSSO REDOR: NAS RUAS, NAS CASAS, NOS OBJETOS FEITOS POR ARTISTAS E ARTESÃOS, NAS PROPAGANDAS, NAS ROUPAS E SAPATOS, NOS MÓVEIS E ATÉ NOS DESENHOS QUE ILUSTRAM LIVROS E REVISTAS.

DISPONÍVEL EM https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Modelo_croqui_vestido_com_babado_volumoso.jpg ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
QUANDO OLHAMOS PARA UM CARRO, POR EXEMPLO, PODEMOS NÃO PERCEBER, MAS ANTES DELE SER FABRICADO, ALGUÉM PRECISOU DESENHAR E PLANEJAR COMO ELE SERIA. A ARTE PASSA POR TUDO ISSO.

DISPONÍVEL EM https://www.deviantart.com/ckdmotorsport/art/Volkswagen-Santana-Passat-B2-511158330 ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
ALÉM DESSES LUGARES E OBJETOS DO DIA A DIA, TAMBÉM EXISTEM ESPAÇOS CRIADOS ESPECIALMENTE PARA GUARDAR, MOSTRAR E NOS FAZER PENSAR SOBRE A ARTE, COMO OS MUSEUS, AS GALERIAS, OS CENTROS CULTURAIS E OS ATELIÊS.

DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/394893 ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
NESSES LUGARES, PODEMOS OBSERVAR AS OBRAS COM ATENÇÃO, CONHECER DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO E EXERCITAR NOSSO OLHAR, APRENDENDO NOVAS MANEIRAS DE PERCEBER A ARTE E O MUNDO AO NOSSO REDOR.
UM MUSEU GUARDA OBRAS IMPORTANTES COMO PINTURAS, ESCULTURAS, FOTOGRAFIAS, OBJETOS HISTÓRICOS E NOS AJUDA A ENTENDER DIFERENTES ÉPOCAS, CULTURAS E IDEIAS.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Museu_Paulista_-_S%C3%A3o_Paulo_-_20220902173724.jpg ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
UMA GALERIA É O ESPAÇO ONDE ARTISTAS MOSTRAM SUAS OBRAS PARA O PÚBLICO, PARA SEREM CONHECIDAS, COMENTADAS E MUITAS VEZES COMPRADAS.

DISPONÍVEL EM https://pxhere.com/pt/photo/121587 ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
UM CENTRO CULTURAL MISTURA EXPOSIÇÕES, OFICINAS, APRESENTAÇÕES E ENCONTROS, UNINDO DIFERENTES TIPOS DE ARTE.

DISPONÍVEL EM https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Centro_Cultural_DV.jpg ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
JÁ O ATELIÊ É ONDE O ARTISTA PESQUISA, EXPERIMENTA, TRABALHA E CRIA SUAS OBRAS.

DISPONÍVEL EM https://www.pexels.com/pt-br/foto/artesanal-feito-a-mao-argila-escultor-6714801/ ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
VAMOS CONHECER UMA ARTISTA BRASILEIRA QUE USA SEU ATELIÊ COMO LABORATÓRIO CRIATIVO: BEATRIZ MILHAZES. ELA CRIA PINTURAS, COLAGENS E INSTALAÇÕES QUE MISTURAM CORES VIVAS, FORMAS GEOMÉTRICAS E DETALHES INSPIRADOS NA NATUREZA, NA MÚSICA E NA CULTURA BRASILEIRA.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/dalbera/3626117716 ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
BEATRIZ TRANSFORMA EM ARTE ELEMENTOS QUE VEMOS NO COTIDIANO COMO FLORES, CÍRCULOS, MANDALAS, ESTAMPAS E CRIA COMPOSIÇÕES.

DISPONÍVEL EM https://l1nq.com/zj7md ACESSO EM 28, MAIO DE 2025.
SUAS OBRAS JÁ FORAM EXPOSTAS EM MUSEUS E GALERIAS NO BRASIL E NO EXTERIOR, COMO NO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO (MAM-RJ) E NO PÉREZ ART MUSEUM, EM MIAMI.
QUANDO VISITAMOS ESSES LUGARES, AMPLIAMOS NOSSO REPERTÓRIO E A CAPACIDADE DE REFLETIR SOBRE O MUNDO.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ESPAÇOS DA ARTE
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
OS MUSEUS SÃO ESPAÇOS IMPORTANTES PORQUE
(A) SERVEM APENAS PARA VENDER OBRAS DE ARTE E OBJETOS ANTIGOS.
(B) GUARDAM OBRAS IMPORTANTES DE DIFERENTES ÉPOCAS E CULTURAS.
(C) FUNCIONAM APENAS COMO LUGAR DE TRABALHO DOS ARTISTAS MODERNOS.
(D) SERVEM APENAS PARA FAZER FESTAS POPULARES E VENDER OBRAS DE ARTE.
QUESTÃO 2
O ATELIÊ É O LUGAR ONDE O ARTISTA
(A) COMPRA E VENDE MATERIAIS PARA SUAS OBRAS COM PREÇO BOM.
(B) APENAS EXPÕE SUAS OBRAS DE ARTE PARA O PÚBLICO COMPRAR.
(C) PESQUISA, EXPERIMENTA, TRABALHA E CRIA SUAS OBRAS.
(D) GUARDA EXCLUSIVAMENTE OBJETOS HISTÓRICOS DE ARTE.
QUESTÃO 3
OBSERVE A OBRA DE BEATRIZ MILHAZES, UMA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA COM VÁRIOS ELEMENTOS

O QUE VOCÊ PERCEBE NESSA OBRA?
QUAIS CORES, FORMAS OU ELEMENTOS CHAMAM MAIS SUA ATENÇÃO?
VOCÊ JÁ VIU ALGO PARECIDO NO SEU DIA A DIA?
DESCREVA OU DESENHE UM DETALHE QUE VOCÊ GOSTOU.
QUESTÃO 4
ESCOLHA UM OBJETO, UM LUGAR DA SUA CASA OU DA SUA CIDADE. PODE SER: UM MÓVEL (CADEIRA, MESA, ESTANTE), UMA ROUPA OU ACESSÓRIO, A FACHADA DE UMA CASA OU PRÉDIO, UMA PRAÇA OU UM PARQUE, UMA FESTA POPULAR (COMO O CARNAVAL, FESTA JUNINA, CONGADA ETC.). AGORA, PENSE E RESPONDA:
VOCÊ ACHA QUE ESSE OBJETO OU LUGAR TEVE ALGUM TRABALHO ARTÍSTICO POR TRÁS? COMO FOI?
QUEM VOCÊ IMAGINA QUE PENSOU, DESENHOU E CRIOU ISSO ANTES DE ELE EXISTIR?
SE VOCÊ FOSSE MOSTRAR ISSO NUM ESPAÇO DE ARTE, QUAL ESCOLHERIA: MUSEU, GALERIA, ATELIÊ OU CENTRO CULTURAL? POR QUÊ?
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS | SISTEMAS (ESPAÇOS E ATUAÇÕES) DA LINGUAGEM: CATEGORIAS DO SISTEMA DAS ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF02AR07-A) CONHECER, VALORIZAR E HABITUAR-SE A FREQUENTAR ALGUMAS CATEGORIAS DO SISTEMA DAS ARTES VISUAIS, COMO MUSEUS, GALERIAS, ESPAÇOS CULTURAIS, CENTROS CULTURAIS, FUNDAÇÕES, ATELIÊS DE ARTISTAS/ARTESÃOS, APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA AS RELAÇÕES ENTRE O SUJEITO E AS EXPERIÊNCIAS EM ARTES VISUAIS, AMPLIAR O SEU REPERTÓRIO IMAGÉTICO, ESTÉTICO E SENSÍVEL. |
REFERÊNCIAS | BARBOSA, ANA MAE. A IMAGEM NO ENSINO DA ARTE: ANOS 80 E NOVOS TEMPOS. SÃO PAULO: EDITORA PERSPECTIVA, 2002. BARBOSA, ANA MAE. JOHN DEWEY E O ENSINO DE ARTE NO BRASIL 7. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011. CAMNITZER, LUIS; PEREZ-BARREIRO, GABRIEL. EDUCAÇÃO PARA A ARTE / ARTE PARA A EDUCAÇÃO PORTO ALEGRE: FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL, 2009. |