Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

QUEM CHEGOU PRIMEIRO?
OLÁ ESTUDANTE!
HOJE VAMOS APRENDER SOBRE A ORDEM DOS NÚMEROS USANDO UMA SITUAÇÃO MUITO DIVERTIDA: UMA COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO!
IMAGINE QUE NADADORES ESTÃO COMPETINDO. NO FINAL DA COMPETIÇÃO, ELES CHEGAM EM POSIÇÕES DIFERENTES: PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO LUGAR.
VEJA SÓ!

O QUE É NÚMERO ORDINAL?
OS NÚMEROS QUE USAMOS PARA DIZER A POSIÇÃO DE ALGUÉM OU DE ALGUMA COISA SÃO CHAMADOS DE NÚMEROS ORDINAIS!
OS NÚMEROS ORDINAIS SERVEM PARA MOSTRAR A ORDEM DAS PESSOAS, OBJETOS OU ACONTECIMENTOS.
POR EXEMPLO, NA COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO:
O NADADOR QUE CHEGOU EM 1º LUGAR É O PRIMEIRO.
O QUE CHEGOU EM 2º LUGAR É O SEGUNDO.
O QUE CHEGOU EM 3º LUGAR É O TERCEIRO.
MAIS EXEMPLOS DE NÚMEROS ORDINAIS:

OS NÚMEROS ORDINAIS EM VÁRIAS SITUAÇÕES:



ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: QUEM CHEGOU PRIMEIRO?
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1



QUESTÃO 2

USANDO A TERCEIRA LETRA DE CADA NOME A PALAVRA FORMADA É

QUESTÃO 3

EM UMA SALA DE AULA, FOI REALIZADO O MAPEAMENTO DA DISPOSIÇÃO DOS ESTUDANTES NAS CADEIRAS, REGISTRANDO OS NOMES DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO DE CADA FILEIRA. OBSERVE OS ESTUDANTES E VEJA QUEM NÃO ESTÁ SEGUINDO O MAPEAMENTO.

OS ESTUDANTES QUE NÃO ESTÃO NO LUGAR INDICADO DO MAPEAMENTO SÃO
(A) O JOÃO E A VI.
(B) A JUDY E O JÕAO
(C) O FRED E A JUDY.
(D) A VI E O FRED.
QUESTÃO 4
QUE TAL MONTAR O MAPEAMENTO DA SUA SALA DE AULA?
- OBSERVE ATENTAMENTE A DISPOSIÇÃO DAS FILEIRAS DE CADEIRAS. DESENHE O MAPA DA SALA DE AULA NO ESPAÇO ABAIXO, REPRESENTANDO AS FILEIRAS E AS CADEIRAS DE FORMA ORGANIZADA.
- PARA CADA CADEIRA, REGISTRE O NOME DO ESTUDANTE QUE ESTÁ SENTADO NELA, DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO DE CADA FILEIRA.
APÓS CONCLUIR O MAPEAMENTO, RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR.

A) QUEM ESTÁ SENTADO NA PRIMEIRA CADEIRA DE CADA FILEIRA?
B) QUEM ESTÁ SENTADO NA ÚLTIMA CADEIRA DA SALA?
C) QUANTOS ALUNOS ESTÃO SENTADOS EM CADA FILEIRA?
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Comparar ou ordenar números naturais. |
Habilidades: | (EF02MA01): Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero. (EF02MA01-C) Ler e registrar escritas numéricas até a ordem das centenas. |
Descritores: | D075-M Identificar números naturais segundo critério de ordem. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 2º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021. |