You are currently viewing Matemática – Quem chegou primeiro? Aprendendo com os números que indicam ordem.

Matemática – Quem chegou primeiro? Aprendendo com os números que indicam ordem.

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

QUEM CHEGOU PRIMEIRO?

OLÁ ESTUDANTE!

HOJE VAMOS APRENDER SOBRE A ORDEM DOS NÚMEROS USANDO UMA SITUAÇÃO MUITO DIVERTIDA: UMA COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO!

IMAGINE QUE NADADORES ESTÃO COMPETINDO. NO FINAL DA COMPETIÇÃO, ELES CHEGAM EM POSIÇÕES DIFERENTES: PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO LUGAR.

VEJA SÓ!

O QUE É NÚMERO ORDINAL?

OS NÚMEROS QUE USAMOS PARA DIZER A POSIÇÃO DE ALGUÉM OU DE ALGUMA COISA SÃO CHAMADOS DE NÚMEROS ORDINAIS!

OS NÚMEROS ORDINAIS SERVEM PARA MOSTRAR A ORDEM DAS PESSOAS, OBJETOS OU ACONTECIMENTOS.

POR EXEMPLO, NA COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO:

O NADADOR QUE CHEGOU EM 1º LUGAR É O PRIMEIRO.

O QUE CHEGOU EM 2º LUGAR É O SEGUNDO.
O QUE CHEGOU EM 3º LUGAR É O TERCEIRO.

MAIS EXEMPLOS DE NÚMEROS ORDINAIS:

OS NÚMEROS ORDINAIS EM VÁRIAS SITUAÇÕES:

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: QUEM CHEGOU PRIMEIRO?

Disponível em: Canal Estúdio Conexão Escola – Matemática – Onde estão os números? – 1º ANO

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

USANDO A TERCEIRA LETRA DE CADA NOME A PALAVRA FORMADA É

QUESTÃO 3

EM UMA SALA DE AULA, FOI REALIZADO O MAPEAMENTO DA DISPOSIÇÃO DOS ESTUDANTES NAS CADEIRAS, REGISTRANDO OS NOMES DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO DE CADA FILEIRA. OBSERVE OS ESTUDANTES E VEJA QUEM NÃO ESTÁ SEGUINDO O MAPEAMENTO.

OS ESTUDANTES QUE  NÃO ESTÃO NO LUGAR INDICADO DO MAPEAMENTO SÃO

(A) O JOÃO E A VI.

(B) A JUDY E O JÕAO

(C) O FRED E A JUDY.

(D) A VI E O FRED.

    QUESTÃO 4

    QUE TAL MONTAR O MAPEAMENTO DA SUA SALA DE AULA? 

    • OBSERVE ATENTAMENTE A DISPOSIÇÃO DAS FILEIRAS DE CADEIRAS. DESENHE O MAPA DA SALA DE AULA NO ESPAÇO ABAIXO, REPRESENTANDO AS FILEIRAS E AS CADEIRAS DE FORMA ORGANIZADA.
    •  PARA CADA CADEIRA, REGISTRE O NOME DO ESTUDANTE QUE ESTÁ SENTADO NELA, DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO DE CADA FILEIRA. 

    APÓS CONCLUIR O MAPEAMENTO, RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR.

    A) QUEM ESTÁ SENTADO NA PRIMEIRA CADEIRA DE CADA FILEIRA?


      B) QUEM ESTÁ SENTADO NA ÚLTIMA CADEIRA DA SALA?


        C) QUANTOS ALUNOS ESTÃO SENTADOS EM CADA FILEIRA?



          Autoria:Gabriele Leandro Dias
          Formação: Pedagogia
          Componente Curricular:Matemática
          Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Comparar ou ordenar números naturais.
          Habilidades:(EF02MA01): Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero.
          (EF02MA01-C) Ler e registrar escritas numéricas até a ordem das centenas. 
          Descritores:D075-M Identificar números naturais segundo critério de ordem.
          Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
          Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 2º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021.