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Fonte: Ângulo e movimento - produzido no canva.com

MATEMÁTICA – ÂNGULO: CONCEITO E CLASSIFICAÇÕES

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Ângulo: conceito e classificações

Ângulo é um conceito muito importante. Se refere à abertura entre duas linhas retas que têm um ponto em comum, que é chamado de vértice. 

Os ângulos estão em toda parte, embora a gente não fique pensando ou observando esse elemento geométrico. Veja alguns exemplos.

Os ângulos podem ser medidos em graus, cujo símbolo é °. Exemplo: 65°.

Tipos de ângulos

Os ângulos são classificados de acordo com o seu tamanho. Podem ser: 

1. Ângulo agudo: menor que 90°.

2. Ângulo reto: mede exatamente 90°.

3. Ângulo obtuso: maior que 90° e menor que 180°.

4. Ângulo raso: mede 180°, como uma linha reta. 

5. Ângulo de volta inteira: mede 360°, uma volta completa.

Ângulos complementares e suplementares

Podemos juntar dois ângulos para formar outros. Alguns são especiais, como por exemplo:

1. Ângulos complementares: dois ângulos que somam 90°. Exemplo: 30° + 60°.

2. Ângulos suplementares: dois ângulos que somam 180°. Exemplo: 100° + 80°.

Que tal reforçar esses conceitos assistindo à videoaula da professora Cristiane Souza, “O que é ângulo?”, do canal Estúdio Conexão Escola? Aproveite!

Fonte: Canal Estúdio Conexão Escola – YouTube – O que é ângulo? Profa Cristiane Souza.

Agora, resolva as atividades seguir.

Questão 1

Observe as imagens a seguir.

Obtuso é o nome dado ao ângulo maior que 90°. Assim, a imagem em que se tem um ângulo obtuso é a 

(A) 1, a ginasta. 

(B) 2, o porta-retrato.

(C) 3, na rampa. 

(D) 4, na cadeira.

Questão 2

Em uma competição de robótica, um grupo de estudantes programou um robô para seguir o caminho desenhado na imagem abaixo.

Durante esse trajeto, o robô girou 90° (ângulo reto) 

(A) 1 vez. 

(B) 2 vezes. 

(C) 3 vezes. 

(D) 4 vezes. 

Questão 3

Na gincana da escola, as equipes precisam chegar até a bandeira do seu time seguindo os comandos de movimentação dados pelo seu grupo do tipo: 

  • ande para frente até o segundo quadrado;
  • ande para trás dois quadrados;
  • gire 90° para direita, etc. 

Os competidores devem andar pelo campo que é uma malha quadriculada, sempre em linha reta (para frente ou para trás) e nunca na diagonal. Os pontos X estão bloqueados.

Pedro será o representante da sua equipe no campo que está na figura abaixo.

A) Escreva uma sequência de comandos que Pedro deve seguir para chegar até a bandeira do time, desviando dos pontos bloqueados. 

B) Desenhe na malha, o caminho que Pedro percorrerá, seguindo os comandos que você escreveu.

QUESTÃO 4

Observe, com atenção, esta imagem.

As afirmações abaixo se referem aos ângulos da imagem acima. Classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas. 

I   (   ) Os ângulos em destaque são suplementares.

II  (   ) O ângulo de 123° é agudo. 

III (   ) O ângulo â mede 57°.

IV (   ) O ângulo â é obtuso.

QUESTÃO 5

Os ângulos â e ô são suplementares. 

A medida do ângulo â é o triplo da medida do ângulo ô. Calcule a medida de cada um desses ângulos.

QUESTÃO 6

Leia com atenção cada frase abaixo e preencha os espaços em branco usando as expressões do banco de palavras.

A) O ângulo com medida menor que 90° é chamado de ângulo ________________.

B) Os ângulos de 30° e 60° são ______________________ entre si.

C) O ângulo ___________ tem 180°. 

D) O ângulo de 135º é o ___________________ do ângulo de 45º, pois os dois somam 180º.

E) O ângulo de 90° é conhecido como ângulo _________________.

F) O ângulo de meia-volta mede 180º. Já o ângulo de ____________________________________ tem 360°.

G) O ângulo com medida maior que 90º é chamado de ângulo ________________.

AutoriaCristiane S de Souza
FormaçãoMatemática – Licenciatura
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF06MA25-A) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas e reconhecer os diferentes tipos de ângulos: agudo, reto e obtuso.
(EF06MA25-B) Associar mudanças de direção e giros em trajetos em malhas quadriculadas e da leitura de mapas à noção e uso do ângulo em situações diversas.
Descritor(es)D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
Objetos de conhecimentoConceito de ângulo, classificação de ângulos (retos, não retos – agudos, obtusos, raso, volta inteira), ângulos complementares e suplementares.
ReferênciasIEZZI, Gelson Matemática e realidade, 6º ano / Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado. 10ª edição. São Paulo, Saraiva Educação S.A., 2022.