Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Ângulo: conceito e classificações
Ângulo é um conceito muito importante. Se refere à abertura entre duas linhas retas que têm um ponto em comum, que é chamado de vértice.

Os ângulos estão em toda parte, embora a gente não fique pensando ou observando esse elemento geométrico. Veja alguns exemplos.
Os ângulos podem ser medidos em graus, cujo símbolo é °. Exemplo: 65°.
Tipos de ângulos
Os ângulos são classificados de acordo com o seu tamanho. Podem ser:
1. Ângulo agudo: menor que 90°.

2. Ângulo reto: mede exatamente 90°.

3. Ângulo obtuso: maior que 90° e menor que 180°.

4. Ângulo raso: mede 180°, como uma linha reta.

5. Ângulo de volta inteira: mede 360°, uma volta completa.

Ângulos complementares e suplementares
Podemos juntar dois ângulos para formar outros. Alguns são especiais, como por exemplo:
1. Ângulos complementares: dois ângulos que somam 90°. Exemplo: 30° + 60°.

2. Ângulos suplementares: dois ângulos que somam 180°. Exemplo: 100° + 80°.

Que tal reforçar esses conceitos assistindo à videoaula da professora Cristiane Souza, “O que é ângulo?”, do canal Estúdio Conexão Escola? Aproveite!
Agora, resolva as atividades seguir.
Questão 1
Observe as imagens a seguir.

Obtuso é o nome dado ao ângulo maior que 90°. Assim, a imagem em que se tem um ângulo obtuso é a
(A) 1, a ginasta.
(B) 2, o porta-retrato.
(C) 3, na rampa.
(D) 4, na cadeira.
Questão 2
Em uma competição de robótica, um grupo de estudantes programou um robô para seguir o caminho desenhado na imagem abaixo.

Durante esse trajeto, o robô girou 90° (ângulo reto)
(A) 1 vez.
(B) 2 vezes.
(C) 3 vezes.
(D) 4 vezes.
Questão 3
Na gincana da escola, as equipes precisam chegar até a bandeira do seu time seguindo os comandos de movimentação dados pelo seu grupo do tipo:
- ande para frente até o segundo quadrado;
- ande para trás dois quadrados;
- gire 90° para direita, etc.
Os competidores devem andar pelo campo que é uma malha quadriculada, sempre em linha reta (para frente ou para trás) e nunca na diagonal. Os pontos X estão bloqueados.
Pedro será o representante da sua equipe no campo que está na figura abaixo.

A) Escreva uma sequência de comandos que Pedro deve seguir para chegar até a bandeira do time, desviando dos pontos bloqueados.
B) Desenhe na malha, o caminho que Pedro percorrerá, seguindo os comandos que você escreveu.
QUESTÃO 4
Observe, com atenção, esta imagem.

As afirmações abaixo se referem aos ângulos da imagem acima. Classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
I ( ) Os ângulos em destaque são suplementares.
II ( ) O ângulo de 123° é agudo.
III ( ) O ângulo â mede 57°.
IV ( ) O ângulo â é obtuso.
QUESTÃO 5
Os ângulos â e ô são suplementares.

A medida do ângulo â é o triplo da medida do ângulo ô. Calcule a medida de cada um desses ângulos.
QUESTÃO 6
Leia com atenção cada frase abaixo e preencha os espaços em branco usando as expressões do banco de palavras.

A) O ângulo com medida menor que 90° é chamado de ângulo ________________.
B) Os ângulos de 30° e 60° são ______________________ entre si.
C) O ângulo ___________ tem 180°.
D) O ângulo de 135º é o ___________________ do ângulo de 45º, pois os dois somam 180º.
E) O ângulo de 90° é conhecido como ângulo _________________.
F) O ângulo de meia-volta mede 180º. Já o ângulo de ____________________________________ tem 360°.
G) O ângulo com medida maior que 90º é chamado de ângulo ________________.
Autoria | Cristiane S de Souza |
Formação | Matemática – Licenciatura |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF06MA25-A) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas e reconhecer os diferentes tipos de ângulos: agudo, reto e obtuso. (EF06MA25-B) Associar mudanças de direção e giros em trajetos em malhas quadriculadas e da leitura de mapas à noção e uso do ângulo em situações diversas. |
Descritor(es) | D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos. |
Objetos de conhecimento | Conceito de ângulo, classificação de ângulos (retos, não retos – agudos, obtusos, raso, volta inteira), ângulos complementares e suplementares. |
Referências | IEZZI, Gelson Matemática e realidade, 6º ano / Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado. 10ª edição. São Paulo, Saraiva Educação S.A., 2022. |