Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
..
CRESCIMENTO DAS CIDADES
AS CIDADES SÃO LUGARES ONDE MUITAS PESSOAS VIVEM, TRABALHAM, ESTUDAM E SE DIVERTEM. AO LONGO DO TEMPO, ELAS FORAM CRESCENDO E MUDANDO BASTANTE. NESTA AULA, VAMOS ENTENDER COMO ACONTECE ESSE CRESCIMENTO E O QUE FAZ AS PESSOAS IREM MORAR NAS CIDADES.

Fonte da imagem: canva.com
O QUE VAMOS APRENDER NESTA AULA:
- COMO E POR QUE AS CIDADES CRESCEM
- O QUE ACONTECE QUANDO UMA CIDADE AUMENTA MUITO
- O QUE LEVA AS PESSOAS A SE MUDAR PARA AS CIDADES
O QUE É UMA CIDADE?
A CIDADE É UM LUGAR ONDE MUITAS PESSOAS VIVEM, TRABALHAM E ESTUDAM. ELA TEM MUITAS CONSTRUÇÕES, COMO CASAS, ESCOLAS, HOSPITAIS, RUAS E LOJAS.
AS CIDADES SÃO ESPAÇOS CONSTRUÍDOS PELO SER HUMANO. NESSES LUGARES, A NATUREZA É MODIFICADA PARA PODERMOS MORAR, NOS LOCOMOVER, ESTUDAR, TRABALHAR E NOS DIVERTIR.
COMO ERAM AS CIDADES ANTIGAMENTE?
NO PASSADO, AS CIDADES ERAM MENORES E TINHAM POUCAS CASAS E RUAS. ERA COMUM VER RUAS ESTREITAS, SEM ASFALTO E QUASE SEM AUTOMÓVEIS.
Você já viu uma foto antiga da sua cidade? Compare com ela hoje e veja como tudo mudou!
DO CAMPO PARA A CIDADE
EM 1940, A MAIORIA DAS PESSOAS NO BRASIL VIVIA NO CAMPO — EM FAZENDAS, SÍTIOS, CHÁCARAS, QUILOMBOS E ALDEIAS INDÍGENAS.
MAS ISSO MUDOU! HOJE, A MAIORIA DAS PESSOAS MORA NAS CIDADES.
ESSE MOVIMENTO DE SAÍDA DO CAMPO PARA A CIDADE É CHAMADO DE ÊXODO RURAL. ELE ACONTECEU MUITO NO BRASIL A PARTIR DE 1950.
URBANIZAÇÃO: O CRESCIMENTO DAS CIDADES
O CRESCIMENTO DAS CIDADES TAMBÉM É CHAMADO DE URBANIZAÇÃO.
O QUE ATRAIR PESSOAS PARA AS CIDADES?
- MAIS OPORTUNIDADES DE TRABALHO
- ÁGUA ENCANADA E ENERGIA ELÉTRICA
- ESCOLAS E UNIVERSIDADES
- HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDE
- INTERNET E TECNOLOGIA
QUANDO A CIDADE CRESCE RÁPIDO DEMAIS E O CRESCIMENTO ACONTECE SEM PLANEJAMENTO, PODE TRAZER PROBLEMAS.
AS CASAS SÃO CONSTRUÍDAS EM QUALQUER LUGAR, INCLUSIVE EM ÁREAS DE RISCO, COMO MORROS E À BEIRA DE RIOS. ISSO É O QUE CHAMAMOS DE CRESCIMENTO DESORDENADO.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
•RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO
QUESTÃO 1

A PARTIR DA LEITURA DO MAPA, ENTENDE-SE QUE A CIDADE É:
(A) UM LUGAR ONDE AS PESSOAS VIVEM ISOLADAS E SEM COMUNICAÇÃO
(B) UM ESPAÇO NATURAL ONDE QUASE NÃO EXISTEM CONSTRUÇÕES HUMANAS
(C) UM AMBIENTE SEM SERVIÇOS, ONDE TUDO PRECISA SER IMPROVISADO
(D) UM ESPAÇO ONDE MORAM PESSOAS E ACONTECEM MUITAS ATIVIDADES
QUESTÃO 2
LÍVIA MORA EM UM BAIRRO NOVO DA CIDADE. A PREFEITURA AINDA VAI CONSTRUIR ESCOLA E POSTO DE SAÚDE NO LOCAL.
ESSE EXEMPLO MOSTRA QUE QUANDO A CIDADE CRESCE, É IMPORTANTE:
(A) DEIXAR TUDO COMO ESTÁ, SEM MELHORAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS
(B) CONSTRUIR NOVAS CASAS, MAS ESQUECER RUAS E HOSPITAIS
(C) PLANEJAR O CRESCIMENTO COM ESCOLAS E OUTROS SERVIÇOS ÚTEIS
(D) IMPEDIR QUE MAIS PESSOAS SE MUDEM PARA ESSE BAIRRO NOVO
QUESTÃO 3
Associe a segunda coluna, de acordo com a primeira, ou seja, o problema da cidade com uma consequência:

QUESTÃO 4
PENSE NA CIDADE ONDE VOCÊ MORA.
ESCREVA UM EXEMPLO DE LUGAR DA CIDADE QUE AJUDA MUITAS PESSOAS TODOS OS DIAS.
DEPOIS, ESCREVA O QUE ESSE LUGAR OFERECE.
QUESTÃO 5
Desenhe um lugar importante da sua cidade (como uma escola, hospital ou praça).
Dica! Olhe o mapa mental da questão 1.
Depois, escreva uma frase explicando por que ele é importante.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: SOBRE A MAIOR METRÓPOLE DO MUNDO, TÓQUIO, NO JAPÃO.
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF03GE02-A) — PERCEBER AS RELAÇÕES E AS INTERAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS ENTRE O CAMPO E A CIDADE, SOBRETUDO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS E NA CAPITAL. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |