
Na Educação Infantil, os momentos de higiene devem ser planejados e compartilhados entre as professoras e auxiliares de atividades educativas, considerando o ritmo das crianças, a organização dos espaços, materiais, a privacidade e intimidade das crianças, dentre outros aspectos.
Estes momentos de higiene são práticas sociais constituídas culturalmente diante da necessidade de manutenção da saúde física dos seres humanos sendo fundamentais na constituição de vínculo entre adulto e criança, na aprendizagem de hábitos e ações de autocuidado, bem como no desenvolvimento da autonomia e garantia do bem-estar das crianças.
A professora Lílian, apoio técnico-professor da Gerência de Educação Infantil, apresenta reflexões importantes sobre esses momentos de higiene (troca de fraldas; uso do sanitário; banho; higiene das mãos e higiene bucal) que estão presentes no cotidiano das unidades educacionais de Educação Infantil.
Assista e reflita sobre a importância destas atividades de atenção e cuidado pessoal para o processo de formação das crianças.
Proponentes | Gerência de Educação Infantil |
Parceria | NEC |