Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Quando lemos ou escrevemos um texto, podemos encontrar ou usar informações de forma explícita ou implícita. Uma informação explícita é aquela que está claramente escrita no texto, de maneira direta e objetiva. Não há necessidade de “adivinhar” nada, pois tudo está dito de forma clara. Já uma informação implícita não está escrita diretamente. Ela está sugerida no texto, e o leitor precisa interpretar, inferir ou deduzir a partir das pistas dadas pelo autor.
Esses dois conceitos estão profundamente ligados aos procedimentos de leitura e escrita. Na leitura, reconhecer o que é explícito no texto é localizar informações nele. Já identificar o que é implícito exige interpretação e análise mais profunda do texto. Na escrita, o autor pode escolher dizer algo diretamente (explícito) ou provocar a reflexão do leitor por meio de pistas, criando efeitos de sentido com o implícito.
Na prática, ao ler um texto, é fundamental saber separar o que foi dito claramente daquilo que foi apenas sugerido. Isso ajuda na compreensão crítica e no desenvolvimento da leitura inferencial.
Leia o texto a seguir:
Marta chegou em casa, jogou a mochila no sofá e foi direto para o quarto. Passou o resto do dia sem sair, com os olhos vermelhos e os fones no ouvido.
Observe que o exemplo acima apresenta informações explícitas e outras implícitas. Está dito e claro no texto que Marta chegou em casa, jogou a mochila no sofá, foi para o quarto e ficou lá com os olhos vermelhos e fones no ouvido. O que está implícito? O fato de Marta estar triste ou chateada. Isso não foi dito diretamente no texto, mas podemos inferir esse dado pelo seu comportamento: isolamento, olhos vermelhos, uso dos fones como forma de se desligar do ambiente.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o poema de Gonçalves Dias para responder às questões.
Canção do exílio
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Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
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Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
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Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
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Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
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Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que volte para lá;
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Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Gonçalves Dias. Domínio público.
QUESTÃO 1
Ao empregar a expressão “minha terra”, o eu lírico se refere
(A) a um lugar imaginário.
(B) ao seu país Brasil.
(C) ao seu país Portugal.
(D) à sua cidade atual.
QUESTÃO 2
Um verso que indica que o eu lírico não está em sua terra natal é
(A) Minha terra tem palmeiras.
(B) Minha terra tem primores.
(C) Que tais não encontro eu cá.
(D) Não permita Deus que eu morra.
QUESTÃO 3
No poema, a diferença entre os cantos das aves representa
(A) uma questão geográfica e histórica.
(B) a visão científica e poética do eu lírico.
(C) a comparação afetiva entre dois lugares.
(D) uma ave desconhecida para o eu lírico.
QUESTÃO 4
O que se pode inferir sobre o sentimento do eu lírico em relação ao retorno à sua terra natal?
QUESTÃO 5
O verso “Mais prazer encontro eu lá” aparece mais de uma vez no poema. Qual é o efeito desse recurso de repetição na construção do sentimento do eu lírico?
QUESTÃO 6
Quais palavras expressam graficamente no poema que o eu lírico não está em sua terra natal?
QUESTÃO 7
Como o sentimento de saudade influencia a visão do eu lírico sobre sua terra natal?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Procedimentos de leitura |
Habilidade estruturante: | (EF89LP33-A) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – contos contemporâneos, romances juvenis, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, ciberpoemas, entre outros. |
Descritores: | D1 – Localizar informações explícitas no texto. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 |