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Língua Portuguesa: De olho nos sons das palavras

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva

Como as Letras e Sons se Encontram na Língua Portuguesa

Quando falamos e escrevemos, cada letra representa um som. Em muitas palavras da Língua Portuguesa, essa ligação entre letra e som é direta: basta olhar para a letra e já saber como ela deve soar.

É isso que chamamos de correspondência regular direta

Veja alguns exemplos:

Entender essas relações entre letras e sons é muito importante!
Assim, conseguimos ler e escrever com mais segurança, reconhecendo padrões que aparecem nas palavras do dia a dia.

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/TwjaB3xgaRc

RESPONDA ÀS PERGUNTAS

QUESTÃO 01

QUESTÃO 02

Nas palavras”leite” e “leide” , o que mudou entre elas foi

(A) apenas uma vogal, mas o som ficou igual nas duas.
(B) uma letra, mas o som também mudou em ambas.
(C) tudo e ficaram palavras completamente diferentes.
(D) nada mudou, são a mesma palavra e mesmo som.

QUESTÃO 03

Complete as palavras usando “c” ou “q”:

QUESTÃO 04

Desembaralhe as palavras abaixo:

(A) ETOB: __________________

(B) ATOF: __________________

(C) OBCA: __________________

(D) ADOB: __________________

(E) VOFA: __________________

(F) ODAD: __________________

(G) TEBO: __________________


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoEscrita de palavras: correspondência fonema-grafema, regulares e irregularesMemorização de grafia de palavras: relação fonema- grafema irregulares
Habilidades(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (ce q; e e o, em posição átona em final de palavra).
ReferênciasBAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. 
BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. 
BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. 
CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.