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ARTE/ARTES VISUAIS: Patrimônio Cultural

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem do Canva

Patrimônio Cultural

Você já ouviu falar em patrimônio cultural? Essa palavra pode parecer difícil, mas ela tem tudo a ver com a nossa história, família, tradições e até com a arte que conhecemos e produzimos.

O que é patrimônio cultural?

O patrimônio cultural é tudo aquilo que faz parte da cultura de um povo. São coisas que foram criadas, aprendidas, vividas e repassadas de geração em geração. Fazem parte da nossa identidade, mostram de onde viemos e o que é importante para a nossa comunidade.

Existem dois tipos principais de patrimônio cultural: o material e o imaterial.

Patrimônio Cultural Material

É tudo o que podemos ver, tocar e visitar. São os bens físicos, construídos ou produzidos pelas pessoas ao longo do tempo.

Exemplos no Brasil:

  • Igrejas antigas, como a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto (MG).

Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_%28Ouro_Preto,_MG%29_cropped.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

  • Museus, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MASP_Brazil.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

  • Ruas de pedra e casas coloniais de cidades históricas.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/soldon/6757677315 Acesso em 25, abril de 2025.

Exemplos em Goiás:

  • Centro Histórico da Cidade de Goiás: patrimônio mundial da humanidade, com suas ruas de pedra e casas antigas.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/24900086@N02/32126728580/ Acesso em 25, abril de 2025.

  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário: importante construção histórica ligada à cultura afro-brasileira.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Matriz_Pirenopolis_Pascoa_2021.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

  • Museu Casa de Cora Coralina – onde viveu a poetisa goiana que é um símbolo da cultura e literatura brasileira.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ponte_da_Lapa_com_casa_de_Cora_Coralina_em_destaque.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

Esses lugares guardam histórias que podem ser contadas por meio de pinturas, fotografias, poemas e esculturas. Por exemplo, os museus e as casas históricas mostram obras de artistas que registraram o jeito de viver de outras épocas.

Patrimônio Cultural Imaterial

É aquilo que não podemos pegar com as mãos, mas que vive na nossa memória, na fala, nas músicas, nas danças e nos costumes.

Exemplos no Brasil:

  • Capoeira

Disponível em https://www.flickr.com/photos/cadiz_es/28083532083/ Acesso em 25, abril de 2025.

  • Festa Junina

Disponível em https://www.flickr.com/photos/ceciliaheinen/5864462531 Acesso em 25, abril de 2025.

  • Frevo

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frevo_dancers_-_Olinda,_Pernambuco,_Brazil.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

  • Samba de roda

Disponível em https://www.flickr.com/photos/pibidmusufba/9350828961 Acesso em 25, abril de 2025.

Exemplos em Goiás:

  • Festa do Divino Espírito Santo, realizada em várias cidades do estado.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cortejo_do_imperador_da_Festa_do_Divino_em_Piren%C3%B3polis.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

  • Procissão do Fogaréu, que acontece na Semana Santa na Cidade de Goiás, com homens encapuzados que representam soldados romanos.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prociss%C3%A3o_do_Fogar%C3%A9u_em_S%C3%A3o_Lu%C3%ADs_01.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

  • Folias de Reis, com cantorias, instrumentos e visitas às casas.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:69%C2%BA_Encontro_Nacional_de_Folia_de_Rei_de_Muqui_2019.jpg Acesso em 25, abril de 2025.

  • Saberes da culinária goiana, como o modo de preparar o empadão goiano, o pequi e a pamonha.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/mturdestinos/39162550310 Acesso em 25, abril de 2025.

  • Modas de viola e catira, expressões musicais tradicionais do interior goiano.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/jmarconi/2716868648/ Acesso em 25, abril de 2025.

A arte está presente nas músicas, nas roupas típicas, nas máscaras, nos instrumentos e até nas comidas. A Procissão do Fogaréu, por exemplo, envolve teatro, luzes e encenação, tudo isso é arte viva, passada de geração em geração.

Por que é importante conhecer e cuidar do nosso patrimônio?

O patrimônio cultural nos ajuda a entender quem somos e nos ensina a respeitar os diferentes modos de viver. Ele mostra que o Brasil e também Goiás são lugares ricos em histórias, tradições e arte.

Quando conhecemos o patrimônio da nossa cidade, passamos a valorizar mais o que temos perto de nós.

É importante lembrar que:

  • O patrimônio pode mudar com o tempo, mas precisa ser preservado.
  • Cuidar dele é responsabilidade de todos, inclusive das crianças.
  • A arte nos ajuda a entender e preservar o nosso patrimônio, pois a arte também é memória.

Agora reflita

Que tipo de arte você acha que pode representar sua cidade ou comunidade?

Você já participou de alguma festa tradicional, como a Festa do Divino ou a Procissão do Fogaréu? Como foi?

Sua família tem alguma receita antiga ou costume especial que aprendeu com os avós?

Você conhece algum lugar histórico na sua cidade ou bairro? Já pensou que ele pode ser um patrimônio?


Assista ao vídeo sobre Patrimônio Cultural

Canal Estúdio Conexão Escola. “Artes Visuais – Patrimônio Cultural – 4º ano – Ensino Fundamental”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5B0WEHnwRsA Acesso em 30, abril de 2025.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O patrimônio cultural material é aquele que

(A) envolve festas populares, cantigas antigas e danças tradicionais.

(B) está presente nas receitas de família e nos modos de falar regionais.

(C) pode ser visto e tocado, como construções, esculturas e objetos históricos.

(D) aparece em histórias contadas e tradições passadas oralmente.

QUESTÃO 2

A Procissão do Fogaréu, realizada na Cidade de Goiás, é considerada

(A) uma tradição natural, feita em espaços abertos e áreas preservadas.

(B) um bem imaterial, passado de geração em geração por meio da fé e cultura.

(C) uma festa comum, sem ligação com o patrimônio ou com a cultura local.

(D) uma celebração urbana, presente apenas em regiões históricas do Brasil.

QUESTÃO 3

O que você sabe sobre Patrimônio Cultural? Teste seus conhecimentos marcando V (verdadeiro) ou F (falso).

Leias as afirmaçõesMarque V ou F
O patrimônio imaterial pode ser visto e tocado, como esculturas. 
A arte está presente nas festas populares, na culinária e na música. 
A Casa de Cora Coralina é um exemplo de patrimônio imaterial. 
A catira e as modas de viola são expressões culturais goianas. 
Imagens do Canva

QUESTÃO 4

Pesquise com a sua família ou na sua escola se há alguma festa tradicional, uma receita ou costume. Crie um livro de registros ilustrado com “patrimônios” da sua casa, bairro ou comunidade.


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Objetos de conhecimento/ConteúdosMaterialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterial
Habilidade(GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais.
ReferênciasABRAMOWICZ, A. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In: FARIA, A. L. G. de; FINCO, D. (Org.) Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
AMARAL, J. C. A criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil: identidade cultural, pertencimento e participação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Gradução em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C.  A. Patrimônio Histórico e Cultural.  Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
NOGUEIRA, A. G. R.; RAMOS FILHO, V. S. Afinal, o que é patrimônio? Conceitos e Trajetórias. In: NETTO, R. (Org.); HOLANDA, C. R. (Coord.). Curso Formação de mediadores de educação para patrimônio. Ilustrado por Daniel Dias. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2019.