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Arte/Artes Visuais – Técnicas, materiais e suportes na Arte

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em https://pxhere.com/cs/photo/595546 Acesso em 22, abril de 2025.

Técnicas, materiais e suportes na Arte

Vamos começar observando a obra “The Fall” (A Queda), do artista Vik Muniz, um dos nomes mais reconhecidos da arte contemporânea brasileira, conhecida por provocar novos olhares sobre o que é arte, sobre os materiais que usamos no cotidiano e sobre as pessoas que fazem parte da paisagem social.

“The Fall” (A Queda) da série Pictures of Garbage (Imagens de Lixo), Vik Muniz, 2006.

Disponível em https://l1nq.com/wmpmc Acesso em 22, abril de 2025.

O que você observa nesta imagem?

Que materiais foram utilizados para compô-la?

Por que o artista teria escolhido esse tipo de material?

Que relações podem ser feitas entre essa imagem e o cotidiano de muitas pessoas?

O que muda quando transformamos algo considerado “lixo” em arte?

Essa obra faz parte de uma série desenvolvida por Vik Muniz em parceria com catadores do lixão. O projeto foi registrado no documentário “Lixo Extraordinário” (Waste Land), dirigido por Lucy Walker (2010). O filme e a série refletem sobre a dignidade do trabalho, o valor humano e a possibilidade de transformação social por meio da arte.

A obra se trata da técnica de composição fotográfica a partir de uma instalação feita com materiais recicláveis e lixo, a imagem é montada em larga escala tendo como suporte o chão de um galpão, fotografada de cima. E foi produzida no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários da América Latina, localizado no Rio de Janeiro, Brasil.

Essa obra nos convida a pensar na arte como uma ferramenta de transformação. Ela provoca e amplia nosso repertório visual ao mostrar que a criação artística não depende apenas de pincéis, tintas ou telas, mas também de intenção, contexto e processo.

Elementos da Produção Artística

Técnica, material e suporte são elementos fundamentais da linguagem visual. Vamos entender o que cada um significa:

Técnica: é o modo como o artista organiza e aplica os materiais durante o processo criativo. Pode ser pintura, escultura, colagem, fotografia, instalação, performance, entre outros.

Fotografia Veruska Bettiol (2022)

Material: é o que o artista utiliza fisicamente na obra, como tinta, pedra, ferro, madeira, tecido, papel, objetos do cotidiano, elementos orgânicos, som, luz ou até mesmo o corpo.

Fotografia Veruska Bettiol (2022)

Suporte: é onde a obra acontece, pode ser uma tela, uma parede, um espaço público, o corpo humano, o chão, o papel ou o ambiente digital.

Fotografia Veruska Bettiol (2022)

Esses elementos estão diretamente ligados ao modo como o artista se expressa e comunica. E, com o tempo, foram se expandindo para além dos modelos clássicos.

Entre o tradicional e o contemporâneo

Na arte tradicional, os suportes e técnicas seguiam certos padrões. Leonardo da Vinci (1452–1519), por exemplo, usava tinta a óleo sobre madeira ou tela para criar retratos realistas, como a famosa Mona Lisa.

Disponível em https://encr.pw/NQKAE Acesso em 22, abril de 2025.

Já o escultor brasileiro Aleijadinho utilizava pedra-sabão e madeira para criar suas obras sacras no período colonial.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aleijadinho_-_Senhor_dos_Passos.jpg Acesso em 22, abril de 2025.

Com o passar do tempo, os artistas passaram a experimentar novas possibilidades. A arte contemporânea valoriza a diversidade de materiais, o processo de criação e a experiência sensorial. O foco não está apenas no resultado final, mas na construção de sentidos e na interação com o público.

Um exemplo é a artista brasileira Lygia Clark, que desenvolveu obras interativas com materiais simples como borracha, alumínio, tecidos e plásticos. Sua série “Bichos” é formada por esculturas articuladas que convidam o público a tocar, mover e reorganizar as formas, transformando o espectador em parte ativa da obra.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_Bicho_Linear_-_Lygia_Clark.jpg Acesso em 22, abril de 2025.

Na contemporaneidade, os artistas exploram também suportes digitais, vídeos, instalações, ambientes imersivos e redes sociais.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mobile-App-for-interactive-Installations.jpg Acesso em 22, abril de 2025.

O importante é entender que a escolha de técnicas, materiais e suportes carrega significados. Cada escolha comunica algo e revela intenções.

O valor do processo criativo

Criar uma obra de arte não é apenas “fazer bonito”. O artista pesquisa, testa, descobre e erra. O processo de criação é uma construção de sentido. Muitas vezes, é nesse caminho que surgem as ideias mais potentes.

Explorar diferentes materiais, do lápis ao som, do papel ao espaço público, amplia nosso repertório estético e nos ajuda a perceber que a arte está em todo lugar. A criação artística pode se transformar em uma forma de contar histórias, refletir sobre o mundo, gerar encontros e criar possibilidades de olhar.

Conhecer essas possibilidades amplia nosso repertório e nos convida a criar com liberdade, consciência e sensibilidade.


Assista ao vídeo sobre “Técnicas, materiais e suportes na Arte – Da tradição à contemporaneidade”.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Artes Visuais – Técnicas, materiais e suportes na arte – 8º ano – Ensino Fundamental”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Wp4oVNjoZ3c Acesso em 24, abril de 2025.

QUESTÃO 1

A obra “The Fall” (A Queda), criada por Vik Muniz como parte da série Pictures of Garbage, se destaca no contexto da arte contemporânea porque

(A) representa uma composição clássica feita com tinta a óleo sobre tela, remetendo às tradições da pintura renascentista.

(B) utiliza materiais como areia e cimento sobre madeira, discutindo os limites físicos da escultura tradicional.

(C) foi produzida com materiais recicláveis em parceria com catadores, explorando o valor simbólico do lixo e a dignidade do trabalho.

(D) é uma instalação digital com projeções virtuais, voltada exclusivamente para a interação em redes sociais.

QUESTÃO 2

Na linguagem visual da arte, compreender os elementos como a técnica, o material e o suporte são essenciais porque

(A) permite avaliar o custo das obras no mercado artístico e entender sua valorização financeira.

(B) ajuda a reconhecer os estilos clássicos e contemporâneos por meio da observação do realismo das imagens.

(C) revela como o artista articula os recursos disponíveis para expressar sentidos, intenções e experiências estéticas.

(D) garante que o artista siga regras pré-estabelecidas de criação, mantendo padrões técnicos universais.

QUESTÃO 3

A obra “The Fall”, de Vik Muniz, foi produzida com materiais recicláveis em parceria com catadores do lixão de Jardim Gramacho, utilizando uma técnica de instalação fotografada em grande escala. Com base nessas informações, explique como essa obra dialoga com a ideia de transformação social por meio da arte.

QUESTÃO 4

A artista Lygia Clark criou esculturas interativas com materiais simples, como borracha e alumínio, permitindo que o público tocasse e reorganizasse as formas. Considerando esse exemplo, explique como a arte contemporânea valoriza a participação do espectador e a construção de significados durante o processo artístico.


AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Objetos de conhecimento/ConteúdosElementos das Linguagens: Componentes fundamentais para a composição da produção artística
Habilidade(GO-EF08AR04-C) Reconhecer e explorar suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição da produção artística, valorizar o processo de criação e ampliar o seu repertório estético e visual.
Referências BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história das artes no Brasil. 2 ed. Campinas/São Paulo: Átomo/PNA, 2008.
GOMBRICH, Ernest Hans. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Giselda Maria; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Teoria e Prática do Ensino de Arte: a língua do mundo. São Paulo: FDT, 2009.