Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Figuras de pensamento: antítese e paradoxo
Você já sabe que as figuras de linguagem são recursos estilísticos que intensificam de alguma forma a comunicação entre as pessoas, ultrapassando o significado literal das palavras. Dessa forma, elas possibilitam que os discursos explorem associações criativas.
As figuras de linguagem são classificadas em quatro grupos: figuras de palavras, de pensamento, de sintaxe e de som.
Estude neste material sobre as figuras de pensamento antítese e paradoxo.
As figuras de pensamento são aquelas que alteram o sentido das palavras ou expressões, criando efeitos de sentido por meio da combinação de ideias e sentimentos.
Antítese
A antítese é uma figura de pensamento que coloca lado a lado ideias opostas, mas que ainda são compatíveis entre si. O objetivo dessa figura é criar contraste e destacar as diferenças, o que pode dar mais força à mensagem transmitida.
Amor e ódio andam de mãos dadas.
“Mas que seja infinito enquanto dure.” (Vinícius de Moraes)
“Tristeza não tem fim, felicidade sim.” (Vinícius de Moraes)
“Eu vi a cara da morte, e ela estava viva.” (Cazuza)
Observe que os exemplos acima apresentam palavras que apresentam sentidos opostos, mas dialogam entre si.
Paradoxo
O paradoxo, por outro lado, vai além da antítese. Ele une ideias contrárias de tal maneira que, num primeiro momento, parecem ilógicas ou absurdas, mas, ao refletirmos, percebemos que carregam uma verdade mais profunda.
Ao falar sobre o amor, Camões diz:
“É um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.”
Aqui, o poeta une “contentamento” e “descontente”, sentimentos que se anulam, criando uma contradição que revela a complexidade do amor. Assim como apresenta uma contradição absurda, uma dor que forte que não chega a doer.
Veja outros exemplos:
Aquele é um pobre menino rico.
Escrevo quando o silêncio grita dentro de mim.
É proibido proibir.
Resumindo
Antítese: aproxima ideias opostas de forma compatível, para destacar o contraste.
Paradoxo: une ideias opostas de forma aparentemente absurda, mas que expressam uma verdade mais profunda.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões.
Entre Linhas
Caminho na estrada que nunca termina,
O céu vai mudando, do azul à neblina.
Sou cheio de tudo, mas sinto um vazio,
E finjo coragem quando estou com frio.
Escrevo palavras que ninguém entende,
Enquanto a rotina aos poucos surpreende.
Meu silêncio grita dentro do coração,
Mesmo quando falo, falta explicação.
Procuro respostas em perguntas sem fim,
E tudo que passa ainda mora em mim.
Sou forte na queda, mesmo sem chão,
E sigo sorrindo na contradição.
Elaborado pela equipe NEC/SME-Goiânia para fins didáticos.
QUESTÃO 1
O sentimento predominante transmitido pelo eu lírico é o de
(A) contradição emocional
(B) frustração na escrita
(C) cansaço da caminhada
(D) busca por perguntas
QUESTÃO 2
Releia o seguinte verso do poema:
“Sou cheio de tudo, mas sinto um vazio.”
A) Explique o paradoxo contido nele.
B) O que essa contradição revela sobre o estado emocional do eu lírico?
QUESTÃO 3
Há um paradoxo no verso
(A) “Escrevo palavras que ninguém entende”
(B) “Enquanto a rotina aos poucos surpreende”
(C) “Meu silêncio grita dentro do coração”
(D) “Mesmo quando falo, falta explicação”
QUESTÃO 4
No verso “Procuro respostas em perguntas sem fim”, o eu lírico expressa uma busca contínua por algo. Que ideia esse verso transmite sobre a natureza humana retratada no poema?
QUESTÃO 5
O último verso do poema diz: “E sigo sorrindo na contradição.” Que papel esse verso desempenha na conclusão do poema? Ele reforça ou suaviza o tom dos versos anteriores?
QUESTÃO 6
Marque A para a frase que apresentar uma antítese e P para aquela que apresentar um paradoxo.
( ) | Mudaste meu pranto em festa. |
( ) | No lugar da triste, me deste dupla alegria. |
( ) | E olhe que aquela foi uma guerra pacífica. |
( ) | Eles vivem numa relação de amor e ódio. |
( ) | O céu se une à terra como num piscar de olhos. |
( ) | Dor, – tu és um prazer! (Castro Alves) |
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Figuras de pensamento |
Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |