Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
Sequências repetitivas e recursivas

Você já brincou de descobrir o que vem depois em uma sequência de desenhos, cores ou números? Isso é o que chamamos de sequência, e hoje vamos aprender dois tipos: sequência repetitiva e sequência recursiva.
Sequência repetitiva é aquela em que os elementos aparecem sempre na mesma ordem, como um ciclo. Por exemplo: estrela, coração, estrela, coração, estrela, coração…

Aqui, o padrão se repete. Se alguém esconder uma parte da sequência, você pode descobrir o que está faltando, observando o que veio antes e o que veio depois.
Sequência recursiva é um pouco diferente. Ela segue uma regra de crescimento ou mudança. Por exemplo: 2, 4, 6, 8…

Cada número aumenta de 2 em 2. A sequência não repete os mesmos números, mas segue uma regra de formação. Se alguém apagar um número, será possível descobrir o que está faltando usando essa regra.
Essas sequências ajudam a treinar o raciocínio, a atenção e a capacidade de resolver problemas. Você pode encontrar padrões assim em brinquedos, músicas, na natureza e até nas contas de matemática.
Agora que você já sabe o que são sequências, vamos praticar com alguns desafios!
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Na sequência repetitiva os

A) números crescem de dois em dois.
B) elementos aparecem fora de ordem.
C) elementos seguem sempre a mesma ordem.
D) números diminuem até chegar a zero.
QUESTÃO 2
Na sequência 3, 6, 9, __, 15, 18; o número que está faltando é:
A) 10.
B) 11.
C) 12.
D) 13.
QUESTÃO 3
Em uma festa, os balões foram colocados em uma sequência de cores: vermelho, azul, amarelo, vermelho, azul, amarelo… Se essa ordem continuar, qual será a cor do 10º balão? Desenhe para descobrir.
QUESTÃO 4
Júlia está colocando blocos de madeira em uma ordem crescente: 1 bloco, 2 blocos, 3 blocos, 4 blocos… Se ela continuar esse padrão, quantos blocos ela usará na próxima construção?
QUESTÃO 5
Observe a sequência: 2, 5, 8, 11, __. Qual número vem a seguir? (Dica: Qual número está sendo somado a cada passo?).
QUESTÃO 6
Uma lagarta andou sobre folhas em uma sequência: pequena, média, grande, pequena, média, grande… Se ela continuar assim, qual será o tamanho da 7ª folha? Desenhe para descobrir.
QUESTÃO 7
Em uma sequência recursiva, o que acontece com os números?

( ) Eles são misturados e não seguem nenhuma ordem.
( ) Eles se repetem como um ciclo.
( ) Eles crescem ou mudam seguindo uma regra.
( ) Eles aparecem em ordem aleatória.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência. |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. MATRIZ DE HABILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PREFEITURA DE GOIÂNIA:(EF02MA10-C) Descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos. Exemplo: na sequência repetitiva 2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O padrão de repetição é 2, 2, A; na sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, a recursividade está em que, a partir do segundo termo, que é 1, os demais são obtidos da soma dos dois anteriores: 2 = 1 + 1; 3 = 1 + 2; 5 = 2 + 3 e assim por diante. |
Referências: | CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, abr. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |