ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
Descobrindo os Textos do Dia a Dia!

Você já reparou como os textos estão por toda parte? Eles aparecem no seu livro, na música que você canta, na plaquinha do mercado, e até naquela receita de bolo da vovó!
Mas será que todos os textos são iguais? Não mesmo! Cada um tem uma forma diferente de se organizar, como se fosse um quebra-cabeça que a gente aprende a montar.
Textos com Versos tem texto que é feito em forma de versinhos. Sabe qual é esse? Adivinhou? É a poesia!
Ela é organizada em linhas curtinhas, chamadas versos, que muitas vezes rimam. Olha só esse exemplo:
Percebeu? Os versos são organizados em estrofes, como se fossem bloquinhos de ideias.
Textos com Sequência de Ideias Outros textos contam uma história ou explicam algo. Eles seguem uma ordem, uma sequência de ideias.
Primeiro acontece uma coisa… depois outra… e depois outra. Tudo tem começo, meio e fim!
Vamos ver?

Legal, né? A história vai se desenrolando devagarzinho, igual a um filme!
A Disposição Gráfica Alguns textos têm desenhos, títulos grandes, palavras coloridas ou organizadas de um jeito diferente. Isso é a disposição gráfica!
Sabe quando você vê um cartaz assim?
Esse texto usa imagens, emojis, cores e organização diferente para chamar a atenção e deixar tudo mais fácil de entender!
Que Tal Brincar de Descobrir?
Agora que você já sabe sobre os versos, a sequência de ideias e a disposição gráfica… que tal observar os textos ao seu redor? Pode ser uma música, uma história, um convite ou até um bilhetinho!
Qual a forma dele?
Tem rima?
Conta algo em ordem?
Está colorido ou com desenhos?
Explorar textos é como entrar num mundo mágico de palavras!
Assista a videoaula sobre este assunto
Responda às Questões
QUESTÃO 01

QUESTÃO 02
Leia o texto:

O texto acima é um exemplo de
(A) receita de bolo.
(B) poema com rimas.
(C) texto com sequência de ações.
(D) cartaz de festa.
QUESTÃO 03
Ligue os elementos do panfleto com o que eles dizem ou mostram:

QUESTÃO 04
Leia o poema abaixo:

Sabemos que o texto acima é um poema porque
(A) ele tem título em letra grande.
(B) conta uma história longa e com muitos personagens.
(C) é dividido em versos e tem rimas.
(D) usa palavras difíceis e muito antigas.
Autoria: | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
Formação: | Letras – Inglês/ PortuguêsDoutorado em Educação |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Forma de composição do texto:Estrutura composicional dos textos davida cotidiana: bilhetes, recados, avisos, receitasSequência de fatos e expressões que marcam a passagem de tempo Rimas e aliterações e assonâncias em textos poéticos, canções. |
Habilidades: | (GO-EF01LP39) Reconhecer a estrutura composicional de textos da vida cotidiana: organização em versos, sequência de ideias, a disposição gráfica. |
Referência: | BAGNO, Marcos (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo, Loyola. BASÍLIO, Margarida (1987). Teoria lexical. São Paulo, Ática. BECHARA, Evanildo (1999). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, Lucerna. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |