You are currently viewing História – As famílias de ontem e hoje

História – As famílias de ontem e hoje

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAGj9fNe02Q/AKthozOL8g9PW3GcyIV_8w/edit?utm_content=DAGj9fNe02Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 07, abr. 2025.

AS FAMÍLIAS DE ONTEM E DE HOJE

VOCÊ JÁ VIU UMA FOTO BEM ANTIGA DA SUA FAMÍLIA? TALVEZ COM SEUS AVÓS OU BISAVÓS? 

AS FOTOS ANTIGAS MOSTRAM COMO AS PESSOAS SE VESTIAM, COMO ERAM OS PENTEADOS, AS ROUPAS, OS OBJETOS E ATÉ O JEITO DE POSAR PARA A FOTO.

ÀS VEZES, A FAMÍLIA ERA BEM GRANDE, COM MUITOS FILHOS, E TODO MUNDO FICAVA SÉRIO NA FOTO. HOJE EM DIA, AS FAMÍLIAS CONTINUAM TIRANDO FOTOS, MAS ELAS SÃO MAIS COLORIDAS, COM SORRISOS, POSES DIVERTIDAS E ATÉ COM BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO!

ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM MUITAS PESSOAS, OUTRAS TÊM POUCAS. PODE TER SÓ O PAI OU SÓ A MÃE, DOIS PAIS OU DUAS MÃES, TIOS, AVÓS, IRMÃOS… CADA FAMÍLIA TEM SEU JEITO, E ISSO É MUITO ESPECIAL!

O MAIS IMPORTANTE NÃO É O TAMANHO OU A FORMA DA FAMÍLIA, MAS SIM O CARINHO, O CUIDADO E O AMOR QUE EXISTE ENTRE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DELA.

CONHECER A NOSSA HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA NOSSA FAMÍLIA NOS AJUDA A ENTENDER QUEM SOMOS E A RESPEITAR A HISTÓRIA DOS OUTROS TAMBÉM!

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, com a opção de ouvir as pronúncias em inglês. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGkPvvfF1I/71cO-kZoLXb0E27jUUn2bA/edit?utm_content=DAGkPvvfF1I&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/pEA1JMu_FF4

QUESTÃO 1

NO POEMA ACIMA, PEDRO BANDEIRA DIZ GOSTAR

(A) DA MÃE, DO PAI E DO AVÔ.

(B) DA MÃE, DO PAI E DO IRMÃO.

(C) DO PAI, DA MÃE E DA IRMÃ.

(D) DO PAI, DO IRMÃO E DA GENTE.

QUESTÃO 2

NO POEMA, PEDRO BANDEIRA NÃO SABE EXPLICAR COMO TANTA GENTE CABE NO

(A) CARROÇÃO.

(B) CORPÃO.

(C) CABELÃO.

(D) CORAÇÃO.

QUESTÃO 3

QUEM SÃO AS PESSOAS QUE  VIVEM COM VOCÊ, SÃO SUA FAMÍLIA E MORAM NO SEU CORAÇÃO?

QUESTÃO 4

LIGUE AS FOTOS ÀS CARACTERÍSTICAS QUE CADA UMA APRESENTA.

QUESTÃO 5

DESENHE A SUA FAMÍLIA DO SEU JEITINHO. DEPOIS FAÇA UMA EXPOSIÇÃO DOS DESENHOS DAS FAMÍLIAS DA SUA SALA.


Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:História
Objeto(s) de Conhecimento:As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade: 
História de vida.
Identidade e cultura.
Família.
Comunidade.
Direitos das crianças.
Temporalidades: simultaneidade e comparação.
Habilidades:(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 10/04/2025.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Porta Aberta: história 1º ano. São Paulo: Ftd, 2019.

NUNES, Fabíola T.; BUENO, Wilma de Lara; SCHNORR, Giselle M. (org.). Ciências humanas: prepare. Curitiba: Aymará, 2011.

LUNGOV, Mônica; FUNARI, Raquel dos Santos. Aprender Juntos: geografia e história 1º ano. São Paulo: Sm, 2021.