ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, com a opção de ouvir as pronúncias em inglês. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGj-ai1lro/EnlOYfkOSQ3gXPBpH0HHQw/edit?utm_content=DAGj-ai1lro&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Assista a videoaula sobre este assunto
QUESTÃO 1
VOCÊ GOSTA DE BRINCADEIRAS NO PARQUE? O QUE ACHA MAIS DIVERTIDO FAZER LÁ?
QUESTÃO 2
O NOME DO CACHORRO QUE APARECE NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS É
(A) LILI.
(B) LULU.
(C) DUDU.
(D) BILU.
QUESTÃO 3
CADA BALÃO NA HISTÓRIA EM QUADRINHO REPRESENTA UM TIPO DE FALA OU PENSAMENTO. O BALÃO ABAIXO É USADO PARA
(A) CONVERSA.
(B) GRITO.
(C) PENSAMENTO.
(D) SUSSURRO.

QUESTÃO 4
OBSERVE AS IMAGENS DOS BRINQUEDOS APRESENTADOS NO PARQUE ONDE OCORRE A HISTÓRIA EM QUADRINHOS. CIRCULE A LETRA COM A QUAL COMEÇA CADA PALAVRA:

QUESTÃO 5


QUESTÃO 6
AGORA VAMOS CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? USE SUA CRIATIVIDADE E INVENTE UMA HISTÓRIA BEM DIVERTIDA!
VAMOS BRINCAR?
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Compreensão em leitura: Situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto. Linguagem não verbal. Formação do leitor literário/ leitura multissemiótica: Valorização dos textos literários: dimensão lúdica e de encantamento. Formação de leitores literários. |
Habilidades: | (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. (EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 07/04/2025. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Faça!: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Ftd, 2020. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 07/04/2025. ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021 |