You are currently viewing Língua Portuguesa – História em quadrinhos

Língua Portuguesa – História em quadrinhos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, com a opção de ouvir as pronúncias em inglês. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGj-ai1lro/EnlOYfkOSQ3gXPBpH0HHQw/edit?utm_content=DAGj-ai1lro&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Assista a videoaula sobre este assunto

DISPONÍVEL EM: https://youtu.be/2JphGv9KmL8

QUESTÃO 1

VOCÊ GOSTA DE BRINCADEIRAS NO PARQUE? O QUE ACHA MAIS DIVERTIDO FAZER LÁ?

QUESTÃO 2

O NOME DO CACHORRO QUE APARECE NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS É

(A) LILI.

(B) LULU.

(C) DUDU.

(D) BILU.

QUESTÃO 3

CADA BALÃO NA HISTÓRIA EM QUADRINHO REPRESENTA UM TIPO DE FALA OU PENSAMENTO. O BALÃO ABAIXO É USADO PARA

(A) CONVERSA.

(B) GRITO.

(C) PENSAMENTO.

(D) SUSSURRO.

QUESTÃO 4

OBSERVE AS IMAGENS DOS BRINQUEDOS APRESENTADOS NO PARQUE ONDE OCORRE A HISTÓRIA EM QUADRINHOS. CIRCULE A LETRA COM A QUAL COMEÇA CADA PALAVRA:

DISPONÍVEL EM: https://www.canva.com/design/DAGj9fNe02Q/AKthozOL8g9PW3GcyIV_8w/edit?utm_content=DAGj9fNe02Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

QUESTÃO 5

QUESTÃO 6

AGORA VAMOS CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? USE SUA CRIATIVIDADE E INVENTE UMA HISTÓRIA BEM DIVERTIDA!

VAMOS BRINCAR?

DISPONÍVEL EM: https://wordwall.net/pt/resource/18256141

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Compreensão em leitura:
Situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto.
Linguagem não verbal.
Formação do leitor literário/ leitura multissemiótica:
Valorização dos textos literários: dimensão lúdica e de encantamento.
Formação de leitores literários.
Habilidades:(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.

(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica).
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 07/04/2025.

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Faça!: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Ftd, 2020.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 07/04/2025.

ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021