Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Figuras de palavras: sinestesia e perífrase
As figuras de linguagem são recursos usados para tornar a comunicação mais expressiva, criativa e envolvente. Elas são classificadas em quatro grupos: figuras de palavras, de pensamento, de sintaxe e de som.
Estude neste material sobre as figuras de palavras sinestesia e perífrase.
As figuras de palavras, também chamadas de figuras semânticas, são aquelas palavras utilizadas na comunicação, oral ou escrita, que alteram ou ampliam o sentido das expressões. Isto é, essas palavras ou expressões modificam o sentido literal, real, conotativo.
A sinestesia e a perífrase aparecem com frequência em textos literários, músicas, propagandas e até nas conversas do dia a dia. Entenda o que são essas duas figuras e como elas funcionam.
Sinestesia
A sinestesia ocorre quando há uma mistura de diferentes sentidos do corpo humano em uma mesma expressão. Ou seja, há a relação entre palavras com sentidos distintos — visão, audição, tato, olfato e paladar — que, combinadas entre si, criam imagens mais sensoriais e ricas em significado.
Exemplos:
“O toque áspero de sua voz incomodava.”
(Tato + audição)
“Aquele bolo tinha um cheiro tão gostoso.”
(Olfato + paladar)
“Ouvi um som doce vindo da sala.”
(Audição + paladar)
Perceba que, na realidade, não é possível ouvir algo doce ou áspero com exatidão, mas essas expressões despertam sensações compreensíveis, dotadas de significado que podem, inclusive, desencadear emoções no leitor ou ouvinte. Por isso, a sinestesia é muito usada em poesias, músicas e na linguagem publicitária, pois ajuda a criar imagens emocionais e marcantes.
Perífrase
A perífrase é a substituição de um nome próprio por uma expressão que destaca uma característica marcante da pessoa, lugar ou coisa mencionada. Em vez de dizer diretamente o nome, o falante utiliza uma descrição que o representa de forma única ou conhecida. Essa figura de linguagem também é chamada de antonomásia. Enquanto a perífrase faz a substituição do nome de qualquer ser, a antonomásia refere-se apenas a pessoas.
Exemplos:
“O pai da aviação foi retratado em um filme.” Refere-se ao famoso aeronauta Santos Dumont
“Fiquei emocionado quando mergulhei no Velho Chico.”
Refere-se ao rio São Francisco
“O astro rei está radiante hoje.” Refere-se ao sol.
A perífrase é bastante utilizada em contextos mais formais, em textos jornalísticos e literários, como uma maneira de evitar repetições ou de valorizar o sujeito mencionado.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Observe a seguinte imagem:

A frase que apresenta uma sinestesia associada a imagem acima é
(A) “O bolo que minha avó faz é muito saboroso.”
(B) “O meu bolo de laranja tem o cheiro mais doce.”
(C) “Papai acabou de tirar um lindo bolo do forno.”
(D) “Minha mãe assou um delicioso bolo de milho.”
QUESTÃO 2
Leia o seguinte trecho do diálogo:
Pai, que cheiro gostoso é esse? Está preparando o que aí mesmo?
– Filha, estou preparando seu prato predileto.
– Não acredito! Strogonoff de frango?
– Sim! E com fritas!
– Pai, eu te amo muito! Posso olhar a panela?
– Não, não, senhorita. Você tem um olhar guloso. Espere até ficar tudo pronto.
Elaborado pela equipe NEC/SME-Goiânia para fins didáticos.
Identifique e explique o uso de uma sinestesia presente no diálogo acima.
QUESTÃO 3
Leia a frase a seguir:
A estrela da manhã surgiu no céu, trazendo a promessa de um novo dia.
Com base no contexto, a expressão “estrela da manhã” é uma perífrase. O significado dessa perífrase e seu uso nesse contexto referem-se
(A) ao Sol, para dar um tom científico.
(B) ao Sol, criando um efeito poético.
(C) à Lua, destacando sua luz fraca.
(D) ao Vento, indicando sua leveza.
QUESTÃO 4
Responda à cruzadinha com as palavras que revelam as seguintes perífrases:
1. O país do futebol
2. O gigante azul de águas profundas
3. A dama prateada da noite

Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimento | Figuras de palavras |
Habilidade estruturante: | (EF67LP38-A) Identificar e utilizar figuras de linguagem em textos do campo Artístico-Literário. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |