Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
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Letras e fonemas
Você já aprendeu que a língua é um sistema estruturado de signos linguísticos pelo qual um grupo de pessoas de uma determinada cultura ou região utiliza para se comunicar. Ela possui regras próprias de organização (gramática) e pode ser expressa na fala e na escrita. Além do mais, é dinâmica, isto é, evolui ao longo do tempo conforme as necessidades dos falantes.
Para estruturar e estudar uma língua, os gramáticos estabeleceram níveis de análise: fonético, fonológico, morfológico, sintático e semântico, partindo da menor unidade sonora da língua até o significado de frases complexas.
As unidades sonoras da língua são chamadas de fonemas. Eles são capazes de diferenciar o significado das palavras. Os sinais gráficos que usamos para representar os fonemas são as letras. A língua portuguesa possui em seu alfabeto (conjunto de letras) 26 letras. No entanto, uma mesma letra pode representar fonemas diferentes e um único fonema pode ser representado, graficamente, por uma ou mais de uma letra. Veja os exemplos:
PATO – GATO – RATO
As palavras apresentadas acima possuem quatro letras e quatro sons cada uma. Em todas as palavras, as três últimas letras e os três últimos sons são iguais. Apenas a primeira letra e o primeiro som são diferentes. Essa pequena diferença altera totalmente o significado da palavra.
Veja este caso:
CARO – CARRO
As palavras acima possuem 4 e 5 letras, respectivamente, mas ambas possuem quatro fonemas. A sequência RR da palavra “carro”, embora tenha duas letras, tem apenas um som.
Também ocorre de letras diferentes representarem o mesmo som:
CHAVE – XÍCARA
Nas palavras acima, CH e X têm o mesmo som.
Também é possível que a mesma letra represente fonemas diferentes, como nos exemplos a seguir:
ENXAME – EXAME
Na fala, usamos fonemas para nos comunicar e, na escrita, representamos esses fonemas por meio das letras. No contexto da norma-padrão da língua, é importante compreender a relação entre fonema e letra, pois assim podemos refletir e fazer o uso da ortografia correta das palavras.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o poema a seguir, do poeta português Fernando Pessoa, para responder às questões.
O infante
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
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E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
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Quem te sagrou criou-te portuguez..
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!
Pessoa, Fernando. Mensagem. Domínio público. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pe000004.pdf>
QUESTÃO 1
Leia as seguintes afirmativas sobre o verso “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.
I. O verso sugere que tudo começa com um desejo ou vontade divina.
II. No entanto, são o sonho e a imaginação do ser humano que impulsionam a realização das coisas.
III. O verso aponta que, quando o homem sonha e age, aquilo que é desejado torna-se realidade.
A respeito das afirmativas, estão corretas
(A) apenas I e II.
(B) apenas I e III.
(C) II e III.
(D) todas elas.
QUESTÃO 2
Complete as lacunas do texto que apresenta uma análise do poema de Fernando Pessoa.
O poema mostra que o _______ foi um elemento essencial para Portugal, pois uniu __________ e permitiu a expansão dos portugueses pelo mundo. O poeta descreve o mar como algo que não separa, mas _______, e destaca a importância das navegações na construção da identidade portuguesa. Além disso, menciona que o “Império se desfez”, sugerindo que o período de conquistas marítimas chegou ao fim, mas que ainda há algo a ser cumprido por ____________.
As palavras que completam adequadamente as lacunas são
(A) mar – pessoas – une – Deus
(B) poder – mares – afasta – ele
(C) mar – terras – une – Portugal
(D) sonho – terras – conquista – fé
QUESTÃO 3
A alternativa que apresenta a mesma quantidade de fonemas por palavra é
(A) mar – quer – une
(B) foi – fosse – sagrou
(C) fim – criou – mundo
(D) terra – orla – sinal
QUESTÃO 4
Copie as letras das palavras do quadro a seguir que representam o primeiro fonema da palavra “sonha”.
nasce – fosse – unisse – sagrou – foste – desfez |
QUESTÃO 5
No verso “Quem te sagrou criou-te portuguez..”, a palavra “portuguez” foi escrita com “z”, enquanto atualmente escrevemos “português” com “s”. Essa mudança afetou a relação entre letras e fonemas? Explique.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimento | Texto, contexto e produção de sentidos; língua e linguagem |
Habilidade estruturante: | (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 COSTA, C. L.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português, 6º ano: anos finais: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2015. |