Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

ONDE ESTÃO OS NÚMEROS?
OLÁ ESTUDANTE!
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO OS NÚMEROS ESTÃO POR TODA PARTE?

HOJE VAMOS EMBARCAR EM UMA GRANDE AVENTURA! MAS NÃO É UMA AVENTURA QUALQUER… É UMA AVENTURA NO MUNDO DOS NÚMEROS!
VOCÊ SABIA QUE OS NÚMEROS NÃO MORAM SÓ NOS LIVROS OU NAS AULAS DE MATEMÁTICA? ELES ESTÃO EM TODO LUGAR!
QUANDO VOCÊ ACORDA E VÊ AS HORAS NO RELÓGIO, TEM NÚMERO LÁ! QUANDO VAI AO SUPERMERCADO COM A FAMÍLIA, OS PREÇOS TAMBÉM SÃO NÚMEROS. O NÚMERO DA SUA CASA, O NÚMERO DO SEUS DOCUMENTOS, E ATÉ AQUELE NÚMERO QUE APARECE QUANDO VOCÊ PASSA UM PRODUTO NO CAIXA — TUDO ISSO É NÚMERO!
E VOCÊ SABE QUAL É A UTILIDADE DOS NÚMEROS?

OS NÚMEROS SERVEM PARA CONTAR QUANTOS BRINQUEDOS VOCÊ TEM, QUANTAS FRUTAS COMEMOS, PARA SABER QUEM FICOU EM PRIMEIRO LUGAR NA CORRIDA OU EM UMA TABELA DE CAMPEONATO. ELES TAMBÉM SERVEM PARA ORGANIZAR UMA LISTA, DIZENDO O QUE VEM 1º, 2º, 3º , ATÉ O FINAL.
ÀS VEZES, OS NÚMEROS APARECEM COM LETRAS, COMO NOS DOCUMENTOS (RG, CPF, TÍTULO DE ELEITOR), E OUTRAS VEZES APARECEM EM BRINCADEIRAS, COMO QUANDO JOGAMOS JOGO DA MEMÓRIA, BINGO OU FAZEMOS CONTAGEM NO ESCONDE-ESCONDE!
Assista ao vídeo sobre: ONDE ESTÃO OS NÚMEROS?
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1

QUESTÃO 2
OS NÚMEROS ESTÃO EM TODO LUGAR. SABENDO DISSO, FAÇA A CORRESPONDÊNCIA:

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

A CASINHA DO CACHORRINHO É A NÚMERO
(A) UM.
(B) DOIS.
(C) TRÊS.
(D) QUATRO.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Identificar e ler números usados no contexto diário. |
Habilidades: | (EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1o ao 10o, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 1º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021. |