Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais


Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO.
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, com a opção de ouvir as pronúncias em inglês. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGjcIDz9mY/-zovhoG3sLb4F9byBVhMWg/edit?utm_content=DAGjcIDz9mY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Assista a Videoaula sobre este assunto
Reread the text proposed for this activity and answer the following questions.
(Releia o texto proposto para esta atividade e responda as questões a seguir.)
Questão1
In firefighter Carlos’ testimony, he mentions that his profession is full of challenges and requires courage. When talking about his job, he highlights that
(No depoimento do bombeiro Carlos, ele menciona que sua profissão é cheia de desafios e exige coragem. Ao falar sobre seu trabalho, ele destaca que)
(A) the most important thing is to operate heavy equipment every single day.
(B) firefighters put out fires and rescue people in many different situations.
(C) firefighters only work in forests and urban fires that are really dangerous.
(D) the main duty of a firefighter is to train a lot without real emergencies.
Questão 2
According to Carlos, to be a good firefighter, it is essential to have
(Para ser um bom bombeiro, segundo Carlos, é essencial ter qualidades como)
(A) great physical strength and never feel fear in dangerous situations.
(B) courage, dedication, and a strong desire to help people in need.
(C) a passion for adventure without needing much study or training.
(D) the ability to work alone and avoid asking for help in rescue.
Questão 3
According to Carlos, one of the most difficult moments in a firefighter’s job is
(Segundo Carlos, um dos momentos mais difíceis na profissão de bombeiro é)
(A) handling emergencies that require fast and risky life-saving actions.
(B) spending long hours in an office without real emergencies to handle.
(C) wearing heavy protective gear every day without rest or breaks.
(D) working only at night because fires are harder to control then.
Questão 4
Read the statements below and mark (T) for true and (F) for false:
(Leia as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:)
( ) Carlos always wanted to be a firefighter since childhood and never considered other professions.
( ) Firefighters only put out fires and do not rescue people or animals.
( ) Being a firefighter can be dangerous, but it is very rewarding to help others.
( ) Firefighters train every day to be prepared for different emergencies.
Questão 5
Why are all professions important to society? Give examples of how different professions contribute to our daily lives.
(Por que todas as profissões são importantes para a sociedade? Dê exemplos de como diferentes profissões contribuem para o nosso dia a dia.)
Questão 6
Complete the missing letters in the professions’ names and then write a sentence using these vocabularies.
(Complete as letras que faltam nos nomes das profissões e depois escreva uma frase usando estes vocabulários.)

Play time!

Sugestão de leitura

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Objeto(s) de Conhecimento: | Compreensão em leitura; formação de leitor e partilha de leitura: Palavras cognatas e falsas cognatasIntegrantes da família e profissões |
Habilidades: | (GO-EF04LI08) Distinguir as palavras cognatas das falsas cognatas, reconhecendo-as em diferentes textos com temáticas sobre profissões e grupo familiar. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 01/04/2025. WILLING, Linda. The good and bad reasons for staying in the fire service or leaving it behind. 2022. Disponível em: https://www.firerescue1.com/fire-careers/articles/the-good-and-bad-reasons-for-staying-in-the-fire-service-or-leaving-it-behind-moRkkO4mTWFYFeJF/. Acesso em: 01 abr. 2025. PRESCHER, Elisabeth; SABER, Vera Abi. Fun Way. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2016. |