Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

POEMAS E VERSOS
Você já leu um poema? Ele é um tipo de texto especial que brinca com as palavras para transmitir sentimentos, pensamentos e histórias de um jeito bonito e criativo. Os textos poéticos costumam ter rimas, ritmo e imagens que nos fazem imaginar e sentir diferentes emoções.
A poesia faz parte da cultura de muitos povos ao redor do mundo! Ela pode contar histórias antigas, expressar a alegria de uma festa ou até mesmo falar sobre a natureza e os sentimentos das pessoas. Muitos poetas famosos usaram seus versos para espalhar ideias e inspirar outras pessoas.
A poesia está em todos os lugares – nas músicas, nos livros e até nas falas do dia a dia. Ler e escrever poemas nos ajuda a entender melhor o mundo e a nós mesmos.
Assista ao vídeo sobre: Como nascem os poemas
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Por que os poemas muitas vezes têm rimas? Você acha que as rimas deixam o poema mais divertido? Comente.

QUESTÃO 2
Os poemas podem nos fazer sentir diferentes emoções. Que tipo de poema te deixa feliz? E um que te deixaria triste?
QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

QUESTÃO 5

QUESTÃO 6

Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Apreciação de textos do campo artístico-literário Poemas: entonação, ritmo, musicalidade |
Habilidades: | (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros (EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seus efeitos de sentido. |
Referência: | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 19/02/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |