Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Figuras de palavras: catacrese e metonímia
As figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados na comunicação para conferir expressividade e profundidade às mensagens, ultrapassando o significado literal das palavras.
As figuras de linguagem são classificadas em quatro grupos: figuras de palavras, de pensamento, de sintaxe e de som.
Estude neste material sobre as figuras de palavras catacrese e metonímia.
As figuras de palavras, também chamadas de figuras semânticas, são aquelas palavras utilizadas na comunicação, oral ou escrita, que alteram ou ampliam o sentido das expressões. Isto é, essas palavras ou expressões modificam o sentido literal, real, conotativo. Por exemplo, a palavra “coração”, em seu sentido real, diz respeito a um órgão do corpo de alguns animais. Em um sentido denotativo, ou seja, sentido figurado, essa palavra pode ter outros significados. Por exemplo, quando uma pessoa chama outra pessoa de “Coração”, ela não está se referindo ao órgão, mas a uma forma carinhosa de se comunicar.
Catacrese
Essa figura é muito utilizada no dia a dia. Ela ocorre, geralmente, quando o falante utiliza algum termo semelhante para designar um objeto ou parte dele no lugar do termo específico pelo fato de desconhecê-lo. Trata-se de uma metáfora tão comum, que já se tornou parte do vocabulário cotidiano. Ou seja, uma catacrese já foi, um dia, uma metáfora. Várias catacreses têm relação com partes do corpo humano. Veja o exemplo:

Observe que, raramente, utilizamos as palavras “bulbo” e “bulbilho” de alho. Os nomes “cabeça” e “dente” já foram cristalizados na sociedade. Por isso, são considerados catacreses.
Metonímia
Essa figura de linguagem indica a substituição de uma palavra por outra com a qual possui uma relação de proximidade ou associação lógica. Diferente da catacrese, na metonímia a associação com o ser ou a coisa é mais consciente. Essa figura também é muito usada no cotidiano. Ela pode fazer substituição, utilizando a marca pelo produto, o continente pelo conteúdo, o autor pela obra, o possuidor pela possuído, o concreto pelo abstrato, o efeito pela causa, a parte pelo todo, por exemplo.
Observe:
Mariah pegou na biblioteca um Monteiro Lobato.
(Isto é, Mariah pegou na biblioteca um livro do Monteiro Lobato.)
No exemplo acima, há uma metonímia que emprega o nome do autor ao invés de sua obra. No exemplo a seguir, é possível ver a marca substituindo o produto:
Daniel pagou a Coca-Cola hoje.
(Isto é, Daniel pagou o refrigerante hoje.)
Em síntese, enquanto a metonímia apresenta um termo no lugar de outro, de maneira consciente, fazendo uma associação lógica, a catacrese ocorre quando a pessoa utiliza um termo no lugar de outro por desconhecer seu nome original. Essa figura vai se cristalizando na sociedade, de modo que todos os falantes passam a compreender o objeto mais pela figura do que pelo nome original.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia a História em Quadrinhos (HQ) a seguir para responder às questões 1 a 3.

<www.bing.com/images/crate> Acesso em: 17, fev. 2025
Texto elaborado pela equipe do NEC/SME para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Na HQ, são mencionadas pelos personagens duas pessoas, Conceição Evaristo e Lima Barreto. Você já ouviu falar deles? Faça uma breve pesquisa sobre os dois e registre cinco informações interessantes sobre a biografia de cada um deles.
QUESTÃO 2
Releia o seguinte trecho do diálogo:
– Luana, este é um livro da Conceição Evaristo?
– Não, Rodrigo! É um Lima Barreto que acabei de comprar.
Identifique e explique a metonímia presente no diálogo acima.
QUESTÃO 3
Podemos identificar uma catacrese no seguinte fragmento do texto
(A) “Eu ouvi que você quer comprar laranja lima”.
(B) “Aqui, na barraca do João, beterraba, cabeça de alho…”
(C) “Você é uma graça. Sempre atento a conversa do povo”.
(D) “Eu uso a cabeça, minha amiga”.
QUESTÃO 4
Observe as colunas a seguir. A primeira apresenta frases que contém alguma metonímia. A segunda apresenta a explicação do termo substituído. Relacione essas colunas.
( 1 ) | Comprei quatro cabeças de gado. | ( ) | concreto pelo abstrato |
( 2 ) | Vou ao médico amanhã pela manhã. | ( ) | marca pelo produto |
( 3 ) | Eles tomaram uma garrafa inteira. | ( ) | parte pelo todo |
( 4 ) | Mãe, compra Fanta para o lanche. | ( ) | possuidor pelo possuído |
( 5 ) | Jonas é o crânio da sala. | ( ) | continente pelo conteúdo |
Leia o seguinte poema para responder às questões 5 a 7.
No coração da cozinha
No coração da cozinha, o calor aquece,
E o aroma da comida no ar se revela.
Entre panelas que o fogo apetece,
A saborosa cantiga a noite enleva.
As chamas dançam uma dança antiga,
Como segredos guardados no fundo.
E a boca do fogão, que é tão amiga,
Revela a todos o gosto do mundo.
Elaborado pela equipe NEC/SME, para fins didáticos.
QUESTÃO 5
O verso extraído do poema acima que demonstra uma catacrese é
(A) “O aroma da comida no ar se revela”
(B) “A saborosa cantiga a noite enleva”
(C) “As chamas dançam uma dança antiga”
(D) “E a boca do fogão, que é tão amiga”
QUESTÃO 6
Ao ler o poema, você deve ter percebido que ele utiliza uma linguagem mais lírica e de cunho emotivo, apresentando um olhar mais sensível e profundo para um espaço comum das pessoas: a cozinha. Sabendo disso, em um parágrafo, explique em uma linguagem clara e direta a mensagem do poema.
QUESTÃO 7
Agora é a sua vez de produzir. Elabore um poema utilizando nele, pelo menos, uma catacrese e uma metonímia. Assim como no poema apresentado acima, dirija seu olhar poético para um espaço comum para as pessoas, de um modo geral.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s) / Objeto(s) de conhecimento | Figuras de palavras |
Habilidade estruturante: | (EF67LP38-A) Identificar e utilizar figuras de linguagem em textos do campo Artístico-Literário. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |