Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Avoiding and Solving Misunderstandings
In conversations, misunderstandings can happen when people do not hear correctly, do not understand a word, or interpret something in the wrong way. To keep communication clear and avoid confusion, we can use some useful expressions and strategies.
- Asking for Clarification
Sometimes, we need to ask someone to explain something again. Here are some ways to do that:
- Sorry, what do you mean? (Desculpe, o que você quer dizer?)
- Can you clarify that? (Você pode esclarecer isso?)
- Could you repeat that, please? (Você pode repetir, por favor?)
- I didn’t catch that. Could you say it again? (Não entendi. Você pode repetir?)
- Confirming Information
To make sure we understood correctly, we can repeat the information or ask a confirmation question:
- Do you mean…? (Você quer dizer…?)
- So, what you’re saying is… (Então, o que você está dizendo é…)
- Let me see if I understand correctly… (Deixe-me ver se eu entendi corretamente…)
- Just to confirm, you are saying that… (Só para confirmar, você está dizendo que…)
- Correcting a Misunderstanding
If someone misunderstands what we said, we can correct it politely:
- Actually, I meant… (Na verdade, eu quis dizer…)
- No, that’s not what I meant. What I meant was… (Não, não foi isso que eu quis dizer. O que eu quis dizer foi…)
- Oh, I see the confusion! What I wanted to say is… (Ah, entendi a confusão! O que eu queria dizer é…)
- Apologizing for a Misunderstanding
When we realize we misunderstood someone, it is polite to apologize and ask again:
- Oh, sorry! I misunderstood. (Ah, desculpe! Eu entendi errado.)
- I see! Now I get it. (Entendi! Agora faz sentido.)
- My mistake! Thanks for explaining. (Meu erro! Obrigado por explicar.)
By using these expressions, we can communicate more effectively and avoid confusion in conversations. Remember: clear communication is the key to good understanding!
Glossary:
Misunderstanding – Mal-entendido
Clarification – Esclarecimento
Confusion – Confusão
Conversation – Conversa
Communication – Comunicação
Confirm – Confirmar
Correct – Corrigir
Apologize – Pedir desculpas
Repeat – Repetir
Explain – Explicar
Hear – Ouvir
Interpret – Interpretar
Catch – Captar/Entender
Actually – Na verdade
Mistake – Erro
Leia o diálogo abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

QUESTION 01
O mal-entendido no diálogo é que
(A) Anna acha que Jake quer ser um gerente.
(B) Anna pensa que Jake quer ser um chefe.
(C) Jake não entende a profissão de Anna.
(D) Jake acredita que Anna quer ser chef.
QUESTION 02
Sobre os desafios no trabalho, Anna pensa que
(A) só algumas profissões são difíceis.
(B) ensinar é mais fácil que cozinhar.
(C) todo trabalho tem desafios, mas vale a pena.
(D) trabalhos difíceis não são uma boa escolha.
QUESTION 03
O plano de Jake para o futuro é
(A) ensinar culinária para outras pessoas.
(B) trabalhar como gerente de equipe.
(C) viajar para aprender novas receitas.
(D) fazer faculdade para ser professor.
QUESTION 04
Ligue cada palavra à sua definição correta:

QUESTION 05
Complete as frases com as palavras corretas:
(A) Jake’s _______ is to become a chef. (Sonho)
(B) A _______ teaches students in school. (Professor)
(C) I want to _______ to different countries and learn new cultures. (Viajar)
(D) My _______ for the future is to open my own business. (Plano)
(D) Cooking is a great _______ to have. (Habilidade)
Palavras para escolher: Dream – Teacher – Travel – Plan – Skill
Autoria | Profª Drª Sueidy Lourencio |
Formação | Letras: Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Língua Inglesa |
Habilidades | (EF08LI01-A) Apontar e usar recursos linguísticos para evitar e/ou resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações sobre sonhos e projetos pessoais e profissionais sobre o futuro, por meio de paráfrase ou justificativas. |
Referências | MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018. FOLEY, Mike; HALL, Diane. New Total English Elementary student’s book, Essex: Pearson. Education Limited, 2011. |