Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

As figuras de linguagem são recursos expressivos da língua utilizados para tornar a comunicação mais enfática, expressiva, bonita e apreciável. Essas manifestações linguísticas são fruto da criatividade humana e podem ser utilizadas em diversos contextos, tanto de forma oral como escrita. Sua compreensão, além de enriquecer o conhecimento sobre a língua, facilita os processos de comunicação.
As figuras de linguagem são organizadas em quatro grupos: figuras de palavras, de pensamento, de sintaxe e de som.
Estude neste material sobre as figuras de sintaxe elipse e zeugma.
As figuras de sintaxe (figuras de construção) são recursos estilísticos que alteram a organização das palavras na frase, período ou oração, criando efeitos expressivos sem comprometer a compreensão do que está sendo comunicado.
Elipse
A elipse é a figura de linguagem que consiste na omissão de um termo da frase que pode ser identificado pelo contexto. Ou seja, a palavra omitida não aparece explicitamente na frase, nem mesmo anteriormente, mas sua presença é subentendida.
Exemplo:
No prato, apenas dois ovos cozidos.
No exemplo acima, o verbo “havia” foi omitido: “No prato, “havia” apenas dois ovos cozidos”, logo há uma elipse.
Zeugma
A zeugma é um tipo de elipse, uma vez que também consiste na omissão de um ou mais termos na frase, mas ocorre quando o termo omitido já foi mencionado anteriormente. Nesse sentido, a zeugma pode ser empregada para evitar a repetição de verbos e substantivos.
Exemplo:
No almoço de hoje, eu comi frango; ela lasanha.
Observe que, no exemplo acima, há uma zeugma, pois o verbo “comi” foi omitido em “ela, lasanha”, mas está explícito anteriormente. Se não houvesse a zeugma, a sentença seria: “No almoço de hoje, eu comi frango; ela “comeu” lasanha. Veja também que, nesse último caso, a vírgula foi retirada para que o verbo pudesse ser adicionado à sentença, porque, como sabemos, não separamos o sujeito do seu predicado.
Sintetizando, a elipse e a zeugma são figuras de linguagem que consistem na omissão de termos na frase. A diferença básica entre elas é o fato de que, na elipse, o termo omitido não aparece em nenhuma parte da frase, sendo compreendida através do contexto, enquanto na zeugma, o termo omitido já foi mencionado anteriormente na sentença.
Essas figuras de sintaxe são muito recorrentes na oralidade, isto é, em conversas do dia a dia. Também é possível encontrá-las em textos literários, por exemplo.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às duas próximas questões.

QUESTÃO 1
O texto acima apresenta uma interação entre dois colegas de classe. No diálogo entre eles, transcrito nos balões de fala, há uma figura de sintaxe. Identifique-a e explique se ela é uma elipse ou uma zeugma.
QUESTÃO 2
O termo omitido na sentença, que colabora para a criação da figura de sintaxe, pode ser classificado como
(A) uma conjunção
(B) um verbo
(C) um substantivo
(D) um adjetivo
QUESTÃO 3
Leia o texto a seguir para responder ao que se pede:

<www.bing.com/images/crate> Acesso em: 17, fev. 2025
No texto acima, há uma elipse em
(A) “Bom dia, Jorge!”
(B) “Muito trânsito hoje, hein?”
(C) “Sim, demais!”
(D) “Você é bem esperto!”
QUESTÃO 4
A partir da imagem a seguir, elabore duas sentenças que apresentem elipse e duas sentenças que apresentem zeugma.

<www.bing.com/images/crate> Acesso em: 17, fev. 2025
Elipse | Zeugma |
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2024 |