Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
..

FESTAS JUNINAS NOS CMEIS E ESCOLAS DE GOIÂNIA
AS FESTAS JUNINAS SÃO CELEBRAÇÕES TRADICIONAIS NO BRASIL. NAS FESTAS JUNINAS HÁ VÁRIAS BRINCADEIRAS, COMIDAS TÍPICAS, DANÇAS E MUITA DIVERSÃO. É UMA TRADIÇÃO NAS ESCOLAS E CMEIS DE GOIÂNIA A REALIZAÇÃO DESSAS FESTAS PARA REUNIR TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.
AS FESTAS JUNINAS SÃO CELEBRAÇÕES TRADICIONAIS NO BRASIL, ESPECIALMENTE NO MÊS DE JUNHO, EM HOMENAGEM A TRÊS SANTOS CATÓLICOS:
- SANTO ANTÔNIO (13 DE JUNHO),
- SÃO JOÃO BATISTA (24 DE JUNHO) E
- SÃO PEDRO (29 DE JUNHO).
ESSAS FESTIVIDADES SÃO MARCADAS POR DANÇAS, MÚSICAS, COMIDAS TÍPICAS E BRINCADEIRAS QUE REFLETEM A RIQUEZA CULTURAL DO PAÍS.
FESTA JUNINA NAS ESCOLAS E CMEIS DE GOIÂNIA
EM GOIÂNIA, BOA PARTE DAS ESCOLAS E CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEIS) ORGANIZAM FESTAS JUNINAS QUE ENVOLVEM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, INCLUINDO ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E FAMILIARES. AS FESTAS DE CADA INSTITUIÇÃO, AJUDAM A MANTER AS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS E UNEM TODA COMUNIDADE ESCOLAR.
OS ALUNOS PARTICIPAM ATIVAMENTE DA PREPARAÇÃO DAS FESTAS, AJUDANDO NA DECORAÇÃO, ENSAIANDO DANÇAS E APRENDENDO SOBRE A ORIGEM E O SIGNIFICADO DAS TRADIÇÕES JUNINAS.
MUITA COMIDA E MUITA DIVERSÃO
DURANTE AS FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS DE GOIÂNIA, É COMUM ENCONTRAR UMA VARIEDADE DE COMIDAS TÍPICAS, COMO
- ARROZ DOCE,
- PAMONHA,
- CANJICA,
- PIPOCA,
- BOLO DE MILHO VERDE,
- MILHO COZIDO,
- BOLO DE FUBÁ,
- PAMONHA
- PÉ DE MOLEQUE
- CURAU,
- BISCOITO DE POLVILHO E
- BATATA DOCE ASSADA
- E MUITAS OUTRAS
ALÉM DAS DELÍCIAS CULINÁRIAS, AS FESTAS SÃO ANIMADAS POR DANÇAS DE RODA, COMO A QUADRILHA, QUE TÊM ORIGEM EM TRADIÇÕES DE PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA. OS ESTUDANTES TAMBÉM ENSAIAM COREOGRAFIAS PARA FAZER APRESENTAÇÕES MUSICAIS PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. AS FESTAS SÃO ENFEITADAS COM BANDEIRINHAS COLORIDAS, BALÕES E OUTROS ENFEITES QUE LEMBRAM A VIDA NO CAMPO.
AS FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS E CMEIS PERMITEM QUE OS ESTUDANTES APRENDAM SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA E FORTALECEM OS LAÇOS COM A COMUNIDADE.
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
•RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO
QUESTÃO 1
AS FESTAS JUNINAS RECEBERAM ESSE NOME POR UM MOTIVO ESPECIAL
NA TRADIÇÃO BRASILEIRA, AS FESTAS JUNINAS SÃO CELEBRAÇÕES QUE SURGIRAM PARA HOMENAGEAR SANTOS CATÓLICOS COMO SÃO JOÃO, SANTO ANTÔNIO E SÃO PEDRO. O NOME “JUNINAS” ESTÁ RELACIONADO A:
(A) JUNHO, O MÊS EM QUE OCORREM ESSAS ALEGRES COMEMORAÇÕES.
(B) O NOME DE UM ANTIGO REI QUE CRIOU ESSAS FESTIVIDADES.
(C) UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO ORGANIZADOR DESSAS FESTAS NO BRASIL.
(D) O TERMO INDÍGENA “JUNI”, QUE SIGNIFICA “ALEGRIA E DANÇA”.
QUESTÃO 2
CRIANÇA COMENDO PAMONHA NO CMEI EM GOIÂNIA
Fonte da imagem: https://sme.goiania.go.gov.br/site/images/Cmei-Alto-da-Gloria-1024×683.jpg
AS FESTAS JUNINAS FAZEM PARTE DA CULTURA BRASILEIRA. ESCREVA UM PEQUENO TEXTO EXPLICANDO QUAL É A SUA BRINCADEIRA OU COMIDA FAVORITA DESSA FESTA E POR QUÊ.
QUESTÃO 3
LIGUE CADA ELEMENTO JUNINO AO SEU SIGNIFICADO:
QUESTÃO 4
O SÃO JOÃO DO NORDESTE É UMA DAS MAIORES CELEBRAÇÕES DO BRASIL
AS FESTAS JUNINAS NO NORDESTE, OU O “SÃO JOÃO” COMO É CONHECIDO, SÃO MARCADAS POR GRANDES QUADRILHAS, SANFONA E MUITAS COMIDAS FEITAS COM MILHO. ESSE FESTEJO É IMPORTANTE PARA A REGIÃO PORQUE:
(A) VALORIZA A CULTURA NORDESTINA E FORTALECE AS TRADIÇÕES DO POVO.
(B) É UM EVENTO NOVO, CRIADO PARA INCENTIVAR APENAS O TURISMO.
(C) ACONTECE APENAS NAS CAPITAIS E DURA O MÊS INTEIRO.
(D) FOI INSPIRADO EM FESTAS DE OUTROS PAÍSES DA EUROPA.
QUESTÃO 5
AS FESTAS JUNINAS SÃO CELEBRAÇÕES QUE COMBINAM DIFERENTES TRADIÇÕES CULTURAIS

NA EUROPA, ESPECIALMENTE EM PORTUGAL, OS ANTIGOS POVOS CELEBRAVAM A CHEGADA DO VERÃO COM FOGUEIRAS E DANÇAS. QUANDO ESSAS TRADIÇÕES FORAM TRAZIDAS AO BRASIL, GANHARAM NOVOS ELEMENTOS, COMO AS COMIDAS FEITAS COM MILHO E AMENDOIM E A DANÇA DA QUADRILHA. ESSAS MUDANÇAS MOSTRAM:
(A) A INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CULTURAS NA FORMAÇÃO DAS FESTAS JUNINAS BRASILEIRAS.
(B) QUE AS FESTAS JUNINAS BRASILEIRAS SÃO EXATAMENTE COMO AS FESTAS PORTUGAL.
(C) QUE OS ALIMENTOS TÍPICOS DA FESTA VIERAM DA EUROPA, SEM MUDANÇAS.
(D) QUE AS FESTAS JUNINAS NÃO SOFRERAM ALTERAÇÕES AO LONGO DO TEMPO.
SAIBA MAIS
AGORA, ASSISTA O VÍDEO: TRADIÇÕES DE NATAL
Autoria: | Amarolina Ribeiro Silva |
Formação: | Graduada em Geografia e em Pedagogia. Mestra em Ensino na Educação Básica. |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades | (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. (EF03GE03). Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. |
Referência | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás. CONSED/UNDIME – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ |