ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ARTE/ARTES VISUAIS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

DESENHO COM LINHAS, FORMAS E CORES
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR O QUE É O DESENHO E COMO ELE É CRIADO?
O DESENHO É UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA E A BASE DE MUITAS OUTRAS ARTES VISUAIS, COMO PINTURA E ESCULTURA.
VAMOS REFLETIR…
O QUE VOCÊ ACHA QUE PRECISA PARA COMEÇAR UM DESENHO?
VOCÊ JÁ TENTOU DESENHAR ALGO? COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA?
PARA DESENHAR, USAMOS ELEMENTOS VISUAIS, COMO POR EXEMPLO, LINHAS, FORMAS E CORES.

IMAGEM DO CANVA
AS LINHAS SÃO O PONTAPÉ INICIAL PARA O DESENHO. COM ELAS PODEMOS TRAÇAR CAMINHOS E CONTORNOS. ELAS PODEM SER RETAS, CURVAS, GROSSAS OU FININHAS.

IMAGENS DO CANVA
O ARTISTA PAUL KLEE, POR EXEMPLO, USAVA LINHAS FINAS E DELICADAS PARA CRIAR DESENHOS COM MUITA IMAGINAÇÃO, COMO SE FOSSEM HISTÓRIAS CONTADAS COM RISQUINHOS.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/gandalfsgallery/28424131477 ACESSO EM 10, FEV. 2025.
QUANDO AS LINHAS SE ENCONTRAM, CRIAM FORMAS. ELAS PODEM SER GEOMÉTRICAS, COMO QUADRADOS E TRIÂNGULOS, CIRCULARES OU ATÉ FORMAS LIVRES, COMO AS QUE O ARTISTA HENRI MATISSE USAVA EM SUAS COLAGENS.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/minneapolisinstituteofarts/13703090504 ACESSO EM 10, FEV. 2025.
ELE RECORTAVA PAPÉIS COLORIDOS E MONTAVA OBRAS, COMO SE FOSSEM QUEBRA-CABEÇAS.
O ARTISTA PABLO PICASSO TAMBÉM BRINCAVA COM FORMAS DIFERENTES PARA CRIAR ROSTOS E OBJETOS DIVERTIDOS.

DISPONÍVEL EM https://www.flickr.com/photos/kvkteachart/6289332062 ACESSO EM 10, FEV. 2025.
AS CORES DÃO VIDA E ACABAMENTO AO DESENHO. ELAS PODEM SER QUENTES (VERMELHO, LARANJA) OU FRIAS (AZUL, VERDE), TRANSMITINDO EMOÇÕES E SENSAÇÕES, ASSIM COMO FAZIA O ARTISTA VINCENT VAN GOGH, QUE USAVA CORES VIBRANTES PARA PINTAR, PARA MOSTRAR O QUE SENTIA, COMO PODEMOS OBSERVAR NA OBRA.

DISPONÍVEL EM https://pixabay.com/pt/illustrations/vintage-c%C3%A9u-noite-noite-estrelada-5971661/ ACESSO EM 10, FEV. 2025.
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
O DESENHOÉ UMA DAS FORMAS MAIS ANTIGAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA NO QUAL USAMOS ALGUNS ELEMENTOS VISUAIS ESSENCIAIS COMO LINHAS, FORMAS E CORES. PARA CRIAR UM DESENHO É IMPORTANTE COMEÇAR
(A) PELAS CORES, POIS ELAS DÃO O ACABAMENTO NO DESENHO.
(B) PELAS FORMAS, POIS ELAS SÃO AS PRIMEIRAS A APARECER.
(C) PELAAS LINHAS, POIS ELAS INICIAM O TRAÇADO DO DESENHO.
(D) PELO PAPEL COLORIDO, POIS O DESENHO PRECISA DE COR.
QUESTÃO 2
OS ELEMENTOS VISUAIS TÊM FUNÇÕES DIFERENTES. UM DESSES ELEMENTOS TEM A FUNÇÃO DE DAR VIDA E ACABAMENTO AO DESENHO, ALÉM DE SER RESPONSÁVEL POR TRANSMITIR EMOÇÕES E SENSAÇÕES, COMO FAZ O ARTISTA VAN GOGH EM SUAS OBRAS. ESSE ELEMENTO É A
(A) TEXTURA
(B) LINHA
(C) FORMA
(D) COR
QUESTÃO 3
A ARTE NÃO ESTÁ PRESENTE APENAS EM MUSEUS E GALERIAS, MAS TAMBÉM NO MUNDO AO NOSSO REDOR. OBSERVE QUE PODEMOS ENCONTRAR OS ELEMENTOS VISUAIS (LINHAS, FORMAS E CORES) NUMA CENA DO DIA A DIA.
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E VEJA O QUE MAIS TE CHAMA A ATENÇÃO.

- QUAIS AS FORMAS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR? ELAS SÃO GEOMÉTRICAS (COMO QUADRADOS E CÍRCULOS) OU MAIS LIVRES?
- QUAIS LINHAS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR NA FOTO? ELAS SÃO RETAS, CURVAS, GROSSAS OU FINAS?
- QUAIS CORES PREDOMINAM NA FOTO? ELAS SÃO CLARAS OU ESCURAS, VIBRANTES OU SUAVES?
QUESTÃO 4
MARQUE QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO É UM EXEMPLO DE FORMA LIVRE.

QUESTÃO 5
O QUE VOCÊ ACHA QUE O ARTISTA PAUL KLEE QUIS MOSTRAR COM ESSA IMAGEM? OBSERVE COM ATENÇÃO E DIALOGUE COM OS SEUS COLEGAS.

USE AS LINHAS, AS FORMAS E CORES PRESENTES NESSA IMAGEM PARA RECRIAR O SEU DESENHO E CONTAR AGORA, A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
SEJA CRIATIVO!!
SAIBA MAIS
AUTORIA | VERUSKA BETTIOL |
FORMAÇÃO | ARTES VISUAIS |
COMPONENTE CURRICULAR | ARTE/ARTES VISUAIS |
HABILIDADE | (GO-EF02AR02-B) CONHECER OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS ARTES VISUAIS: O PONTO, A LINHA, A FORMA, A COR, O ESPAÇO, OS PLANOS, A TEXTURA, EXPLORANDO DIFERENTES SUPORTES, FERRAMENTAS, MATERIAIS E TÉCNICAS TRADICIONAIS E ALTERNATIVAS, COMO COMPONENTES FUNDAMENTAIS PARA A COMPOSIÇÃO, EXPRESSÃO E POÉTICA ARTÍSTICA. |
REFERÊNCIAS | DONDIS, DONIS A. SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL. 2ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1997. OSTROWER, FAYGA. UNIVERSOS DA ARTE. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1986. |