ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Transformações Reversíveis e Não Reversíveis na Cozinha
A cozinha é um lugar cheio de experiências científicas! Quando preparamos uma receita, os ingredientes podem passar por transformações que, às vezes, podem ser revertidas, enquanto outras são definitivas.
As transformações reversíveis acontecem quando uma mudança pode ser desfeita e o alimento volta ao seu estado original. Um exemplo disso é o açúcar dissolvido na água: se deixarmos a mistura evaporar, o açúcar reaparece. Outro exemplo é a gelatina, que se solidifica na geladeira, mas pode voltar ao estado líquido quando aquecida.
Já as transformações não reversíveis ocorrem quando o alimento muda de forma ou composição de maneira definitiva. Um exemplo disso é o arroz cru que, depois de cozido, absorve a água e não pode mais voltar ao estado original. O mesmo acontece com o leite coalhado para fazer queijo: depois que a transformação acontece, não é possível reverter o leite ao estado líquido original.
Quando cozinhamos, estamos sempre lidando com esses processos. Que tal observar essas mudanças na sua próxima receita e descobrir se elas são reversíveis ou não?
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
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QUESTÃO 1
Uma transformação reversível na cozinha acontece quando
A) um alimento pode voltar ao seu estado original sem sofrer alterações permanentes.
B) o ingrediente se transforma completamente e não pode mais ser revertido.
C) há uma mudança química nos alimentos que impede sua reversão.
D) a composição do alimento muda de forma permanente e não volta ao seu estado anterior.
QUESTÃO 2
Um exemplo de transformação não reversível na cozinha é:
A) cozinhar o arroz, pois ele absorve a água e não pode voltar a ser cru.
B) congelar um suco de fruta e depois deixá-lo derreter para voltar ao estado líquido.
C) dissolver açúcar na água e depois recuperar o açúcar com a evaporação.
D) derreter chocolate e depois deixá-lo esfriar para que endureça novamente.
QUESTÃO 3
Cite um exemplo de transformação reversível e outro de transformação não reversível que aconteça na cozinha e explique por quê.
QUESTÃO 4
Chegou a hora do experimento delicioso!
Com o (a) professor (a) ou com os pais faça o sorvete saudável. Anote e receita!
Sorvete Saudável
- Ingredientes
– 10 morangos gelados
– 1 banana prata picada
– 2 colheres de sopa cheias de leite em pó
- Modo de Preparo
No processador, com a ajuda de um adulto, bata todos os ingredientes até obter um aspecto de sorvete.
Observe atentamente o modo de preparo e depois responda:
Essa receita apresenta uma transformação reversível ou irreversível? Justifique sua resposta.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e, Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI03-A) Identificar transformações reversíveis e não reversíveis. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. Transformações reversíveis e irreversíveis, Brasil Escola, 2024. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transformacoes-reversiveis-irreversiveis.htm>. Acesso em: 10, fev. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |