You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCAR É APRENDER E CRIAR

EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCAR É APRENDER E CRIAR

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.



BRINCAR É APRENDER E CRIAR: BRINCADEIRAS E RECICLAGEM

OLÁ, CRIANÇAS! VAMOS FALAR SOBRE UMA COISA QUE TODO MUNDO ADORA: BRINCAR! VOCÊS SABIAM QUE BRINCAR NÃO É SÓ DIVERSÃO? É TAMBÉM UMA FORMA DE APRENDER E DE MANTER VIVAS AS TRADIÇÕES CULTURAIS QUE PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. QUANDO VOCÊS APRENDEM UMA MÚSICA OU UMA BRINCADEIRA QUE ALGUÉM ENSINO, QUE OS AVÓS E BISAVÓS DE VOCÊS TAMBÉM BRINCAVAM, ISSO FAZ PARTE DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL QUE DEVEMOS VALORIZAR E PRESERVAR. 

BRINCAR, SEJA CANTANDO, CORRENDO, PULANDO OU INVENTANDO HISTÓRIAS, ESTAMOS DESENVOLVENDO MUITAS HABILIDADES IMPORTANTES, TAMBÉM NOS AJUDA A USAR A IMAGINAÇÃO, A CRIAR JOGOS NOVOS E A RESOLVER DESAFIOS. E O MELHOR DE TUDO: BRINCAR NOS DEIXA MAIS FELIZES E COM O CORAÇÃO CHEIO DE ALEGRIA!

AGORA, QUE TAL DEIXAR A BRINCADEIRA AINDA MAIS DIVERTIDA CRIANDO SEUS PRÓPRIOS BRINQUEDOS? SABIAM QUE PODEMOS TRANSFORMAR OBJETOS QUE IRIAM PARA O LIXO EM BRINQUEDOS INCRÍVEIS?

GARRAFAS PLÁSTICAS, TAMPINHAS, CAIXAS DE PAPELÃO E LATAS PODEM VIRAR CARRINHOS, PIÕES, BONECOS, INSTRUMENTOS MUSICAIS E MUITO MAIS. ISSO NÃO É SÓ DIVERTIDO, MAS TAMBÉM AJUDA O PLANETA, PORQUE RECICLAMOS MATERIAIS.

BRINCAR É MUITO MAIS DO QUE PARECE! É UMA FORMA DE APRENDER, CRIAR, CUIDAR DO NOSSO PLANETA E TAMBÉM PRESERVAR A NOSSA CULTURA. ENTÃO, VAMOS USAR A IMAGINAÇÃO E AS MÃOS PARA CRIAR BRINQUEDOS, DESCOBRIR BRINCADEIRAS NOVAS E MANTER VIVAS AS TRADIÇÕES. AFINAL, BRINCAR É UMA MANEIRA LINDA DE CONHECER O MUNDO E FAZER PARTE DELE!

ATIVIDADE

QUESTÃO1

COM OBJETOS RECICLÁVEIS, COMO GARRAFAS PLÁSTICAS E CAIXAS DE PAPELÃO PODEMOS

(A) JOGAR NO LIXO.
(B) CRIAR BRINQUEDOS INCRÍVEIS.
(C) GUARDAR E NUNCA USAR.
(D) USAR APENAS PARA DECORAR.

QUESTÃO 2

UM DOS BENEFÍCIOS DE BRINCAR É

(A) FICAR ENTEDIADO.
(B) DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO.
(C) USAR APENAS BRINQUEDOS CAROS.
(D) EVITAR APRENDER COISAS NOVAS.

QUESTÃO 3

BRINCAR É UMA AVENTURA MÁGICA! É APRENDER, CRIAR, CUIDAR DO NOSSO PLANETA E MANTER VIVA A NOSSA CULTURA. QUE TAL SE TRANSFORMAR EM DETETIVE ECOLÓGICO? OBSERVE OS BRINQUEDOS ABAIXO E DESCUBRA QUAIS MATERIAIS RECICLÁVEIS FORAM USADOS PARA DAR VIDA A ELES. VAMOS BRINCAR DE PROTEGER O MEIO AMBIENTE!

QUESTÃO 4

DESENHE O BRINQUEDO QUE VOCÊ FARIA USANDO UMA GARRAFA PLÁSTICA, UMA CAIXA DE PAPELÃO OU TAMPINHAS. QUAL SERIA O NOME DO SEU BRINQUEDO? 

NOME DO BRINQUEDO: _______________________________________________

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA MAIS E MAIS SOBRE RECICLAGEM


AutoriaLivia Analy Rezende Amâncio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais.
Referências:Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.
DC-GO Ampliado 2018/2019.
KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993.
MACEDO,L.SÍCOLI, A.L, CHRISTE, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.