ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
COMO OUVIMOS
Você já percebeu como a música faz o nosso corpo se mexer? Quando ouvimos um som alegre, nosso corpo sente vontade de dançar! Isso acontece porque nossa orelha capta os sons ao nosso redor e manda essas informações para o cérebro.
Nossa orelha é dividida em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa é a parte que vemos e ajuda a captar os sons. O som passa pelo ouvido e chega na orelha interna, onde há uma parte chamada cóclea, cheia de pequenos pelinhos que vibram e enviam as informações para o cérebro. Assim, entendemos o que ouvimos!
Quando escutamos música, nosso cérebro percebe o ritmo e nosso corpo pode responder dançando. A dança é uma ótima atividade física, pois fortalece os músculos, melhora o equilíbrio e nos deixa felizes!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1
A cóclea, que fica na orelha interna, tem a função de
A) captar os sons ao redor.
B) enviar os sons para o cérebro.
C) vibrar e transformar os sons em mensagens para o cérebro.
D) impedir que os sons entrem no ouvido.
QUESTÃO 2
A dança é uma atividade que faz bem para o nosso corpo porque
A) fortalece os músculos e melhora o equilíbrio.
B) ajuda na digestão dos alimentos.
C) faz os ouvidos funcionarem melhor.
D) melhora o humor e ajuda a relaxar.
QUESTÃO 3
Localize no caça-palavras pelo menos seis sons que ouvimos no dia a dia. Depois, registre os sons localizados no espaço abaixo.

QUESTÃO 4
Agora criançada, neste experimento vamos aprender como nossa orelha ajuda a perceber os sons ao nosso redor. Você sabia que a música faz nosso corpo querer se mexer? E que conseguimos parar de repente quando ouvimos um som diferente? Vamos testar isso agora com uma brincadeira muito legal!
Como funciona a brincadeira?
- Quando a música tocar, vocês vão dançar! Mexam os braços, as pernas, façam rodopios… Do jeito que quiserem!
- Mas atenção! Quando eu disser “PARE!” (ou tocar um apito ou bater palmas), vocês precisam parar IMEDIATAMENTE! Como uma estátua!
- Quem continuar se mexendo depois do “STOP!” faz um desafio divertido, como pular num pé só ou imitar um animal.
- Vamos repetir algumas vezes e, no final, conversar sobre como ouvimos os sons e como nosso corpo reagiu.
Vamos lá? Música ligada… E dançando!
Dica: Prestem bastante atenção nos sons! A nossa orelha é muito especial e nos ajuda a perceber tudo ao nosso redor.
Prontos? Valendo!
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI01-C) Descrever a estrutura da orelha humana, relacionando a audição à percepção dos fenômenos sonoros do ambiente. (EF03CI03-C) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual humana |
Referência (s): | APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Cartilha de Saúde Auditiva. Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 18, fev. 2025. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Cuidados com a Audição. Disponível em: https://www.who.int. Acesso em: 18 fev. 2025. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Documento Curricular para Goiás Ampliado. Goiânia: SEDUC, 2021. |