Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
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MOVIMENTOS E EIXO DE INCLINAÇÃO DA TERRA
A Terra realiza dois movimentos principais, que se repetem continuamente e influenciam diretamente nossa vida cotidiana: a rotação e a translação.
A rotação da Terra é caracterizada pelo planeta se movimentando, em sentido anti-horário, em torno de seu próprio eixo. Ela dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, sendo responsável pela alternância entre dia e noite. Durante o movimento de rotação, a face do planeta que está voltada para o Sol recebe luz e calor, caracterizando o período diurno. Já o lado oposto, privado de radiação solar direta, manifesta-se o período noturno. Um efeito simples de observar esse movimento é a mudança do posicionamento das sombras de um objeto ao longo do dia: se você cravar uma vara (gnômon) no solo pela manhã, notará que ela projetará uma sombra em determinada direção. Conforme as horas passam e a Terra gira, essa sombra também se desloca.
Quanto à translação, ela é o movimento elíptico que a Terra faz ao redor do Sol, completando uma órbita em 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Este ciclo está associado às estações do ano, que se tornam mais evidentes conforme analisamos variações de temperatura, duração do dia e posição relativa do Sol no céu. A orientação do eixo terrestre em cerca de 23,5 graus em relação ao plano de sua órbita também contribui para a manifestação das estações do ano. Isso porque a angulação formada faz com que determinadas regiões da Terra recebam mais ou menos energia solar ao longo do ano, criando as diferenças típicas de cada estação.
Para comprovar essas variações de incidência da luz solar, os gnômons voltam a ser grandes aliados: em um mesmo local, a extensão e a direção da sombra de uma vara podem mudar conforme a Terra avança em sua órbita ao redor do Sol. Ao medir a sombra em diferentes épocas do ano, como nos solstícios (quando a distribuição de energia solar entre o hemisfério Norte e Sul é desigual) e nos equinócios (quando os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar), é possível perceber que a orientação do planeta e sua trajetória ao redor do Sol influenciam diretamente o formato e o comprimento das sombras. ao longo do ano.
Essas observações também podem estar associadas às situações do dia a dia. No inverno, por exemplo, pode ser percebido em várias regiões do mundo que o Sol parece “nascer” e “se pôr” em posições mais próximas do horizonte, resultando em dias mais curtos e temperaturas mais baixas. Já no verão, o Sol atinge posições mais altas no céu, tornando os dias mais longos e propiciando maiores temperaturas.
Assim como na rotação e translação, que ocorrem simultaneamente, a Terra realiza outros movimentos, embora menos perceptíveis no dia a dia. Entre eles, temos a precessão, que é um lento “cambaleio” do eixo terrestre, de duração de cerca de 26 mil anos, que faz com que descreva um movimento que lembra o de um peão.
QUESTÃO 1
Veja a imagem a seguir:
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Como o conhecimento sobre os movimentos da Terra pode ser aplicado na navegação e em outras atividades humanas? Dê exemplos.
QUESTÃO 2
A rotação da Terra é o movimento que causa a alternância entre o dia e a noite. A duração aproximada desse movimento
(A) é de 24 horas exatas.
(B) é exatamente 12 horas.
(C) é de 23h, 56min e 4s.
(D) varia ao longo do ano.
QUESTÃO 3
Se a rotação da Terra ocorresse em sentido contrário ao atual, algumas das principais mudanças percebidas na vida cotidiana seria(m)
(A) a ocorrência de dias mais longos e noites mais curtas.
(B) o nascimento do Sol no Oeste, se pondo no lado Leste.
(C) as estações do ano invertidas em ambos os hemisférios.
(D) a duração do ano sendo reduzida pela metade: 6 meses.
QUESTÃO 4
O gnômon, um antigo instrumento usado para medir a posição do Sol, pode ser utilizado para identificar a/o
(A) rotação da Terra, por meio da mudança na posição da sombra ao longo do dia.
(B) translação da Terra, pois a sombra do gnômon muda de posição diariamente.
(C) movimento do Sol ao redor da Terra, conforme proposto no modelo geocêntrico.
(D) nutação, pois sua sombra varia de acordo com a oscilação do eixo terrestre.
QUESTÃO 5
Leia o texto a seguir, inspirado no texto “O Lado Oculto da Lua”, de Aline Ribeiro:
A Lua, presa à Terra pela gravidade, leva o mesmo tempo para dar uma volta em torno do nosso planeta e para girar em torno de si mesma. Por essa razão, ela sempre nos mostra a mesma face. Esse movimento completo, que dura cerca de um mês (29,5 dias), é o que nos permite observar as fases da Lua, desde o lado completamente iluminado até a face totalmente escura, num ciclo que se repete a cada 29,5 dias, enquanto na Terra, o dia e a noite se alternam a cada 24 horas.
Fonte (adaptado): RIBEIRO, Aline. O Lado Oculto da Lua. Espaço do Conhecimento – UFMG. Disponível em <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/o-lado-oculto-da-lua>. Acesso em 07/02/2024.
Podemos afirmar corretamente que a Lua, ao “dar uma volta em torno do nosso planeta” e “girar em torno de si mesma” executa movimentos semelhantes à Terra, que são respectivamente a
(A) rotação e nutação.
(B) nutação e translação.
(C) rotação e translação.
(D) translação e rotação.
QUESTÃO 6
Se a Terra não tivesse seu eixo inclinado, a principal consequência observada em relação às estações do ano é que
(A) o hemisfério Sul teria sempre temperaturas mais elevadas.
(B) ocorreriam duas estações ao longo do ano, ao invés de quatro.
(C) as estações do ano deixariam de existir, e o clima seria estável.
(D) estações durariam o dobro do tempo, com invernos mais longos.
QUESTÃO 7
O que aconteceria com os ecossistemas e com a biodiversidade global se o eixo da Terra se inclinasse mais do que os atuais 23,5°? Explique sua resposta.
QUESTÃO 8
Se a órbita da Terra ao redor do Sol fosse perfeitamente circular em vez de elíptica, como isso afetaria o clima global e a variação das temperaturas ao longo do ano? Seria possível que a vida na Terra tivesse sido desenvolvida da mesma maneira?
QUESTÃO 9
Em um dia de inverno no hemisfério Sul, um turista viaja para um país no hemisfério Norte e percebe que lá está ocorrendo o verão. Esse fato acontece porque o/a
(A) hemisfério Norte recebe maior quantidade de luz do Sol devido à translação e à orientação do eixo terrestre.
(B) a proximidade do Sol em relação à Terra é maior no hemisfério Norte do que no Sul, durante essa época do ano.
(C) rotação terrestre é mais rápida no hemisfério Norte, aquecendo mais essa região do que o hemisfério Sul.
(D) excentricidade da órbita terrestre faz com que o hemisfério Norte receba mais luz durante metade do ano.
Autoria: | Prof.ª M.ª Mariana Araguaia |
Formação: | Ciências Biológicas |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidades: | (EF06CI14-A) Descrever os diferentes movimentos realizados pela Terra, associando seus efeitos a fenômenos do cotidiano. (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. |
Referências: | ADMINISTRAÇÃO Nacional da Aeronáutica e Espaço. Estação Espacial Internacional. Nasa. Disponível em <https://www.nasa.gov/international-space-station/>.Acesso em 05/02/2024. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. Acesso em 03/02/2025. DARROZ, Luiz Marcelo. O Planeta Terra. Astronomia: Conceitos Iniciais – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em <https://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/n20_Darroz/texto_terra.html. Acesso em 03/02/2024. ESPAÇO do Conhecimento UFMG. Tudo que Você quis Saber sobre a Terra! Disponível em <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/tudo-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-a-terra>. Acesso em 03/02/2024. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 03/02/2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 03/02/2025. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. Acesso em 03/02/2025. NASCIMENTO, Melissa. Movimentos Orbitais. Jovens Cientistas do Brasil. Disponível em <https://www.jovenscientistasbrasil.com.br/post/movimentos-orbitais>. Acesso em 03/02/2024. NATIONAL Geographic. O Efeito Coriolis: A Rotação da Terra e Seu Efeito no Clima. Disponível em <https://education.nationalgeographic.org/resource/coriolis-effect/4th-grade/>. Acesso em 13/02/2024. RIBEIRO, Aline. Movimentos Orbitais. Espaço do Conhecimento UFMG. Disponível em <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/movimentos-orbitais/>. Acesso em 03/02/2024. |