You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRAS CANTADAS: SOM E MOVIMENTO

EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRAS CANTADAS: SOM E MOVIMENTO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.



BRINCADEIRA CANTADA: SOM E MOVIMENTO

QUE TAL CANTAR, DANÇAR E SE DIVERTIR? AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO MÁGICAS PORQUE MISTURAM MÚSICA, RITMO E MOVIMENTOS BEM LEGAIS! ENQUANTO CANTAMOS E MEXEMOS O CORPO, APRENDEMOS COISAS NOVAS, FAZEMOS AMIGOS E NOS DIVERTIMOS MUITO. 

QUANDO BRINCAMOS ASSIM, NOSSO CORPO FICA ESPERTO, NOSSA MEMÓRIA FICA MAIS FORTE E NOSSA ALEGRIA CRESCE! ALÉM DISSO, APRENDEMOS MÚSICAS QUE OS ADULTOS CANTAVAM QUANDO ERAM CRIANÇAS, E ASSIM MANTEMOS VIVAS ESSAS CANÇÕES TÃO ESPECIAIS E NOSSA CULTURA.

O QUE APRENDEMOS COM AS BRINCADEIRAS CANTADAS?

  1. COORDENAÇÃO MOTORA 
  2. RITMO E MUSICALIDADE 
  3. MEMÓRIA
  4. SOCIALIZAÇÃO
  5. EXPRESSÃO CORPORAL
  6. CULTURA

    EXEMPLO DE BRINCADEIRA CANTADA: “A CANOA VIROU”

    ESSA BRINCADEIRA É MUITO ANIMADA! VAMOS APRENDER A MÚSICA E COMO BRINCAR?

    LETRA DA MÚSICA


    A CANOA VIROU
    POR DEIXAR ELA VIRAR
    FOI POR CAUSA DA (NOME DA CRIANÇA)
    QUE NÃO SOUBE REMAR!

    SE EU FOSSE UM PEIXINHO
    E SOUBESSE NADAR
    EU TIRAVA A (NOME DA CRIANÇA)
    DO FUNDO DO MAR!

    COMO BRINCAR:

    1. TODO MUNDO DÁ AS MÃOS E FORMA UMA RODA BEM GRANDE.
    2. CANTAMOS A MÚSICA JUNTOS, E QUANDO FALAMOS O NOME DE UM AMIGUINHO, ELE VAI PARA O CENTRO DA RODA.
    3. DEPOIS, CANTAMOS A SEGUNDA PARTE DA MÚSICA, E TODOS AJUDAM O AMIGUINHO A SAIR DO CENTRO, COMO SE ESTIVÉSSEMOS “RESGATANDO” ELE.
    4. A BRINCADEIRA CONTINUA ATÉ QUE TODOS TENHAM IDO PARA O CENTRO.

    É PURA DIVERSÃO! COM “A CANOA VIROU”, APRENDEMOS A BRINCAR EM GRUPO, CANTAR E MEXER O CORPINHO.

    RESUMINDO, AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO UMA MAMEIRA PODEROSA DE APRENDER BRINCANDO! ELAS UNEM MÚSICA, MOVIMENTO E INTERAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DE MANEIRA ALEGRE E SIGNIFICATIVA.

    ATIVIDADE

    QUESTÃO 1

    O PRINCIPAL OBJETIVO DAS BRINCADEIRAS CANTADAS É

    (A) ENSINAR A NADAR.

    (B) DIVERTIR E CANTAR.

    (C) FAZER UMA COMPETIÇÃO. 

    (D) CONSTRUIR CANOAS.

    QUESTÃO 2

    AS BRINCADEIRAS CANTADAS AJUDAM A DESENVOLVER

    (A) SOMENTE A FORÇA FÍSICA.

    (B) O SILÊNCIO E CALMA.

    (C) A COORDENAÇÃO MOTORA E MEMÓRIA.

    (D) SOMENTE A FORÇA DOS BRAÇOS.

    QUESTÃO 3

    COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO DA MÚSICA “A CANOA VIROU” COM O NOME DE UMA AMIGO.


    A CANOA VIROU
    POR DEIXAR ELA VIRAR
    FOI POR CAUSA DA ____________________
    QUE NÃO SOUBE REMAR!

    SE EU FOSSE UM PEIXINHO
    E SOUBESSE NADAR
    EU TIRAVA A ________________________
    DO FUNDO DO MAR!

    QUESTÃO 4

    FAÇA UM LINDO DESENHO QUE REPRESENTE A MÚSICA “ A CANOA VIROU” E ESCREVA O NOME DO QUE VOCÊ DESENHOU.

    Saiba mais

    ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA AS MÚSICAS E OS GESTOS DA BRINCADEIRAS CANTADAS COM AS MÃOS.


    AutoriaLivia Analy Rezende Amâncio
    FormaçãoEducação física
    Componente Curricular:Educação física
    Habilidades:(GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem.
    Referências:Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.
    DC-GO Ampliado 2018/2019.
    KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993.