Ciências da Natureza – Célula como unidade da vida

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. ERANICLE. Anatomical Structure of Animal Cell. Canva. Download em 20/01/2024.

CÉLULA COMO UNIDADE DA VIDA

Quando falamos de seres vivos, suas características básicas incluem o nascimento, crescimento, reprodução, capacidade de responder aos estímulos do ambiente, metabolismo (ou seja: reações químicas essenciais para a manutenção da vida) e o fato de serem formados por células. A teoria celular estabelece que a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos. Em outras palavras, para que um organismo seja considerado vivo, é fundamental que ele seja composto por pelo menos uma célula. Essas ideias revolucionaram o campo da Biologia no século XIX, graças aos trabalhos de cientistas como Matthias Schleiden, Theodor Schwann e Rudolf Virchow. 

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Teoria celular. Canva. Editada em 20/02/2024.

As células podem atuar de forma independente, como ocorre em organismos unicelulares (como bactérias, arqueas, protozoários e algumas algas e fungos), ou trabalhar de modo cooperativo, como nos seres multicelulares (plantas, animais e alguns fungos). 

A estrutura celular básica é composta por membrana plasmática, citoplasma e material hereditário. A membrana plasmática delimita a célula é também responsável por regular o que entra e sai da célula, garantindo a manutenção de um ambiente interno adequado. O citoplasma abriga diversas organelas, fornece suporte e realiza processos bioquímicos essenciais. Finalmente, o material hereditário carrega as instruções que coordenam o funcionamento celular e podem ser encontrados no núcleo (no caso das células eucarióticas) ou dispersos no citoplasma (no caso das células procarióticas).

As células procarióticas, típicas de bactérias e arqueas, são menores e não possuem núcleo definido. Por outro lado, as eucarióticas – encontradas em plantas, fungos, animais e protoctistas – contam com um núcleo bem delimitado e diversas organelas especializadas, como mitocôndrias (responsáveis pela produção de energia) e cloroplastos (presentes em plantas e alguns protistas fotossintetizantes). Vale ressaltar que as células das plantas e dos fungos também possuem parede celular, conferindo resistência.

Imagem 3. ARAGUAIA, Mariana. Célula animal e vegetal. Canva. Editada em 20/02/2024.

Mesmo invisível a olho nu, a célula é o ponto de partida essencial para a compreensão da vida na Terra e seu cotidiano. Ao observar um machucado cicatrizar, por exemplo, vivenciamos um processo que envolve a formação e especialização de novas células. Em práticas como a fermentação de pães e queijos, leveduras (fungos unicelulares) e bactérias propiciam a formação de novos produtos, empregados na nossa alimentação. Na área médica, várias pesquisas utilizam bactérias modificadas em laboratório para produzir medicamentos, como a insulina, exemplificando como o entendimento da célula como unidade da vida traz aplicações práticas no cotidiano.

Outro aspecto interessante é o estudo de células-tronco, que possuem a capacidade de se diferenciar em vários tipos celulares. Seu potencial terapêutico abriu novas perspectivas para o tratamento de doenças degenerativas, mostrando como o conhecimento celular pode impactar diretamente a saúde humana. Além disso, observamos a importância de entender os mecanismos celulares no desenvolvimento de vacinas, terapias gênicas e até mesmo na agricultura, em técnicas de melhoramento genético de plantas.

QUESTÃO 1

Uma equipe de pesquisa está tentando produzir insulina utilizando bactérias geneticamente modificadas. Para isso, eles inserem um gene humano na bactéria para que produza a proteína desejada. A característica fundamental das células que torna esse procedimento possível é que

(A) todas as células do tipo eucariótica possuem parede celular.
(B) o código genético é universal entre todos os seres vivos.
(C) as bactérias e arqueas não apresentam metabolismo próprio.
(D) a membrana plasmática impede a troca de material genético.

QUESTÃO 2

Nos últimos anos, cientistas têm utilizado células-tronco para pesquisa de tratamentos de doenças degenerativas. A característica que torna as células-tronco especialmente interessantes para essas terapias é que elas

(A) não possuem membrana plasmática.
(B) não apresentam material genético.
(C) podem se diferenciar em vários tipos.
(D) são procarióticas, ou seja: sem núcleo.

QUESTÃO 3

Em processos de fermentação para produção de pão, as leveduras (fungos unicelulares) obtêm energia a partir do açúcar, liberando dióxido de carbono que faz a massa crescer. As leveduras são células

(A) procarióticas, pois não têm organelas.
(B) eucarióticas, com núcleo definido.
(C) animais, pois são seres unicelulares.
(D) virais, ativadas na presença de açúcar.

QUESTÃO 4

Um cientista observa duas culturas de células em laboratório. Em uma delas, identifica-se um núcleo bem definido com envoltório nuclear, enquanto na outra não há essa estrutura. Os tipos celulares analisados são, respectivamente

(A) do reinos animal e das plantas.
(B) procariótica e eucariótica.
(C) eucariótica e procariótica.
(D) de protozoários e de fungos

QUESTÃO 5

Durante a cicatrização de uma ferida, as células precisam se dividir e se especializar para recompor o tecido lesionado. Explique em que local da célula se encontram as instruções que orientam esse processo de divisão e diferenciação.

QUESTÃO 6

Circule as palavras corretas nas frases a seguir

A) As bactérias são seres (unicelulares / multicelulares) com célula (procariótica / procariótica).

B) Plantas são (unicelulares / multicelulares) com célula (com / sem) cloroplastos.

C) Os animais são (unicelulares / multicelulares) com célula (com / sem) parede celular.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0409) Conceituar a teoria celular e identificar as características gerais dos seres vivos.
(EJACI0410) Compreender a organização básica da célula e a sua função como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EJACI0411) Classificar e diferenciar os seres vivos unicelulares dos pluricelulares e procariontes dos eucariontes.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.