Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Bikes Urbanas
As práticas corporais de aventura têm como principal característica tentar superar os obstáculos de um meio ambiente desafiador com movimentos que exigem muita perícia. Com isso, os aventureiros buscam sentir fortes emoções que se relacionam com o medo de errar e a sensação de ter conseguido.
Essas práticas podem acontecer na natureza, onde encontramos diversos desafios como trilhas, montanhas, despenhadeiros, cachoeiras, rios com correnteza e uma infinidade de outros obstáculos.
Ou podem ocorrer também em um meio ambiente urbano, ou seja, nas cidades. Onde podemos encontrar além de obstáculos como muretas, escadarias, asfalto e concreto, e podemos encontrar também espaços adequados e reservados à prática de diversas práticas de aventura.
As práticas corporais de aventura urbanas que envolvem bicicletas podem ser uma boa opção para gosta de pedalar e conhecer os principais pontos da cidade, e ou para quem gosta de realizar manobras complexas e admiráveis, como é o caso do BMX e do FreeStyle ou do passeio ciclístico.
E apesar de existir tantos e diferentes tipos de bicicletas, com várias configurações e acessórios, não é necessário um equipamento de ponta para dar início à atividade.
Assim como na natureza os aventureiros precisam ter o máximo controle dos riscos, nas práticas corporais de aventura urbanas também existe o controle dos riscos, que além das técnicas adequadas e a utilização de equipamentos de segurança, envolvem também cuidados com outros riscos como acidentes de trânsito e até mesmo questões que envolvam segurança pública.
E mesmo sem a natureza para contemplar, os praticantes de aventura urbanas também desenvolvem uma consciência de preservação dos locais de prática, como o cuidado com o lixo e a depredação e vandalismo.
Questão 1
Nas práticas corporais de aventura urbana, além da utilização de equipamentos de segurança e realização das técnicas corretas, o máximo controle dos riscos também deve considerar
(A) a utilização de instrumentos de navegação modernos e via satélite.
(B) que a rua é um espaço sem riscos de acidentes ou outros perigos.
(C) apenas a diversão, sem preocupação com segurança ou riscos.
(D) acidentes de trânsito e até mesmo questões de segurança pública.
Questão 2
As práticas que podem ser consideradas práticas de aventura urbanas com bicicletas são
(A) atividades aquáticas e na piscina.
(B) mountain bike e downhill.
(C) rapel e tirolesa.
(D) freestyle e passeio ciclístico.
Questão 3
Por que os praticantes de aventura desenvolvem uma consciência de preservação do meio ambiente, mesmo em ambientes urbanos?
Questão 4
Como o meio ambiente urbano pode ser conservado?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0541) Conhecer e identificar o que são práticas corporais de aventura. (EJAEF0543) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/6ano/educacao-fisica/introducao-as-praticas-corporais-de-aventura/6632#:~:text=Inicialmente%20realizadas%20em%20ambientes%20naturais,e%20risco%20que%20envolve%20essas |