Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
A luta greco-romana, conhecida como wrestling, é um estilo de luta olímpica, cujo objetivo é derrubar e imobilizar o adversário utilizando técnicas que envolvam apenas a parte superior do corpo, ou seja, golpes nas pernas não são permitidos. Na luta greco-romana, os praticantes recebem o título de “gressistas”.
Técnicas básicas mais utilizadas na luta greco-romana:
ENCOSTAMENTO, PIN OU TOUCHÉ
- Descrição: Técnica que consiste no controle do adversário, impondo-lhe uma posição de vulnerabilidade.
- Objetivo: Fazer com que as costas do oponente toquem o chão, estabelecendo total domínio sobre ele.
SUPLÊ
- Descrição : Técnica icônica em que o lutador levanta o adversário, inclinando-o para trás, para derrubá-lo de costas no tatame. que também é conhecido pelo termo em inglês barriga to back , traduzido literal mente como “barriga para trás”.
- Objetivo : Maximizar o impacto para ganhar pontos ou alcançar o pin (imobilização).
ROLAMENTO, ROLÊ OU GUT WRENCH
- Descrição : Técnica onde o lutador segura a cintura do adversário enquanto ele está de bruços e o gira no ar, rolando-o.
- Objetivo : Pontos acumulativos girando o adversário repetidamente.
GRAPPLING
- Descrição : Técnica de controle onde o lutador segura firmemente o tronco ou a cintura do adversário para realizar uma queda ou projeção.
- Objetivo : Ganhar controle sobre o adversário.
GANCHOS E BLOQUEIOS
- Descrição : técnica que consiste em movimentos de braço e ombros usados para bloquear ou controlar o oponente, impedindo suas ações ofensivas.
- Objetivo : Criar aberturas para contra-ataques.
PROJEÇÃO E QUEDA
- Descrição : A técnica de queda consiste em derrubar o oponente no solo, instruindo seus ombros contra o chão. Para manter o controle durante a execução, o lutador utiliza partes do próprio corpo, como o joelho.
- Objetivo : Garantir que o oponente seja imobilizado no chão, mantendo o sob domínio para finalizar a luta ou alcançar uma vantagem estratégica.
PAR TERRE
Expressão francesa que significa “no chão”.
Essa posição é usada quando um lutador está em desvantagem ou sofreu uma derrota, começando o combate com as mãos e os joelhos apoiados no solo.
Todas as técnicas da luta greco-romana mencionadas exigem força, técnica e domínio da mecânica corporal. Para serem usadas em um contexto competitivo, é essencial seguir as regras específicas da modalidade e treinar sob a supervisão de um treinador qualificado.
QUESTÃO 01
Na luta greco-romana, o suplê é descrito como uma técnica em que o lutador
(A) inclina o adversário.
(B) joga o adversário.
(C) levanta o adversário.
(D) imobilização do adversário.
QUESTÃO 02
Sobre as técnicas básicas da luta greco-romana, leia as afirmações a seguir e marque se são verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) O suplex é uma técnica que visa derrubar o oponente inclinando-o para trás, utilizando a parte inferior do corpo.
( ) A projeção é uma técnica em que o lutador usa o impulso do adversário para jogá-lo de costas ao chão.
( ) O rolamento ou chave inglesa é uma técnica que envolve girar o adversário no ar, acumulando pontos repetidamente.
Alternativas
(A) v, f, v.
(B) f, v, f.
(C) f, v, v.
(D) v, v, f.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Explique como a técnica de grappling pode ser utilizada em uma luta greco-romana para ganhar controle sobre o adversário.
b) Descreva a importância dos ganchos e bloqueios durante uma luta greco-romana, considerando seu objetivo de criar aberturas para contra-ataques.
QUESTÃO 04
Preencha as lacunas do texto com as palavras alusivas às características das técnicas básicas da luta greco – romana.
DEFESA | LEVANTAMENTO | BLOQUEIOS | CONTRA-ATAQUES | GRAPLLING |
A técnica de _____________________ envolve segurar firmemente o tronco ou a cintura do adversário, com o objetivo de realizar uma queda ou projeção. Os _____________________ são movimentos de braço e ombros usados para bloquear ou controlar o adversário. Já o _____________________ é um movimento usado para levantar o adversário do chão, proporcionando uma oferta eficaz. A principal função da _______________________ é criar aberturas para ___________________________ durante o combate.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF09EF25) Reconhecer os fundamentos básicos das lutas e artes-caminhos marciais: lutas à distância e de toque (direta ou indireta); lutas de aproximação e agarre (direta ou indireta); lutas com instrumentos. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022. CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. COELHO, Leonardo Fernandes; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. Transições combativas entre luta, briga e brincadeira: fronteiras fenomenológicas na luta greco-romana. ARTIGO NO SITE: MARCAS,Todo Estudo . Disponível: https : //www.todo.todoestudo .com.br /educação-física /luta -greco -romana. Acesso em 10 de dezembro de 2024. |