Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Origem das Lutas: Uma Jornada no Tempo
Desde os tempos mais antigos, os seres humanos precisaram aprender a se defender e a proteger suas famílias e comunidades. Foi assim que nasceram as lutas, que inicialmente eram movimentos simples, usados para caçar, se defender de animais ou enfrentar outros grupos.
Lutas na Pré-História
Na Pré-História, os homens das cavernas já usavam técnicas de luta. O homem primitivo, fazendo uso de pedaços de pau, pedras, ou ossos, golpeava seu semelhante, ou mesmo animais selvagens, em situações de combate. Essa fase foi muito importante porque as lutas ajudaram as pessoas a sobreviver.
Lutas na Antiguidade
Com o passar do tempo, as lutas se tornaram mais organizadas. Nas civilizações antigas, como a Grécia e Roma, as pessoas começaram a praticar lutas como um esporte e também uma forma de treino para guerras.
- Na Grécia Antiga, surgiu a luta olímpica, que fazia parte dos Jogos Olímpicos. Era uma maneira de mostrar força, habilidade e coragem.
- Na China e na Índia, apareceram lutas que também tinham um lado espiritual, como o Kung Fu e o Kalaripayattu. Elas ensinavam não só a lutar, mas também a respeitar o adversário e a buscar equilíbrio interior.
Lutas na Idade Média
Na Idade Média, muitos cavaleiros treinavam artes marciais para as batalhas. Era comum o uso de espadas e armaduras. Nesse período, as lutas eram tanto um treinamento para defender territórios quanto uma forma de entretenimento, como os torneios.
Lutas no Japão e no Oriente
Na Ásia, as lutas ganharam ainda mais importância cultural. Lutas como o Karatê e o Judô nasceram no Japão e são praticadas até hoje em muitos lugares do mundo. Elas ensinam disciplina, respeito e ajudam a desenvolver o corpo e a mente.
Lutas Modernas e Contemporâneas
Com a evolução das lutas, muitas delas foram adaptadas para serem praticadas como esportes. Hoje, temos o boxe, o taekwondo, o MMA (Artes Marciais Mistas), entre outras. Esses esportes são usados para competir e também como uma forma de manter o corpo saudável.
A Herança Cultural das Lutas
Cada luta tem uma história e valores que foram passados de geração em geração. Elas ensinam muito mais do que técnicas: mostram a importância da coragem, do respeito pelo outro e da busca por superar desafios.
As lutas são, portanto, um grande tesouro da humanidade, pois reúnem força, estratégia, cultura e aprendizado. Mesmo hoje, em um mundo cheio de tecnologia, elas continuam nos conectando com nossas origens e nos ensinando lições valiosas sobre como viver em harmonia.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Ao longo da história, as lutas assumiram diferentes funções, como esporte, defesa e treinamento militar. Em sua visão, qual é o papel mais importante das lutas na sociedade atualmente?
QUESTÃO 2
As lutas são descritas como uma “herança cultural”. O que podemos aprender com a história das lutas em relação ao respeito às culturas diferentes? Dê exemplos.
QUESTÃO 3
As lutas começaram a ser praticadas na Pré-História
(A) para competir em esportes organizados.
(B) como forma de expressão artística.
(C) para caçar, se defender de animais e enfrentar outros grupos.
(D) para praticar movimentos espirituais baseados na natureza.
QUESTÃO 4
O valor cultural associado às lutas se destaca porque
(A) a luta ensina apenas habilidades físicas para derrotar adversários.
(B) a prática de lutas é apenas uma tradição militar.
(C) as lutas transmitem valores como respeito, equilíbrio e superação de desafios.
(D) a luta moderna exclui qualquer aprendizado histórico e cultural.
QUESTÃO 5
Escolha um dos períodos estudados sobre a história das lutas, escreva um pouquinho sobre ele e faça uma ilustração representando o mesmo.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre origem da lutas
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. |
Referência | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Grupo de pesquisas em Educação Física escolar < https://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_04.pdf > acesso em 06/12/2024. |