Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
Neste texto, vamos estudar um pouco sobre o quadrado, uma figura geométrica muito usada no dia a dia. Vamos entender a relação entre o seu perímetro e sua área, além de relembrar esses conceitos. No final faremos dois exemplos para praticar.
Imagem: canva.com/quadrado
O que é um Quadrado?
O quadrado é uma figura geométrica, um polígono, que possui quatro lados com medidas iguais e quatro ângulos retos (todos com 90°).
Exemplo: Uma mesa quadrada.
Imagem: canva.com/mesaquadrada
Os lados dela têm o mesmo tamanho, e os cantos formam ângulos perfeitos (90°).
O que é Perímetro?
O perímetro é o contorno de uma figura, ou seja, a medida total de sua borda. No caso de um quadrado, o perímetro é calculado somando os comprimentos de seus quatro lados, mas como todos os lados do quadrado são iguais, podemos multiplicar o tamanho de um lado por 4.
Imagem do autor
O que é Área?
A área é o espaço interno ocupado pela figura. No caso de um quadrado, a área é calculada multiplicando o comprimento de um lado por ele mesmo, já que todos os lados são iguais.
Imagem do autor
Relação entre Perímetro e Área
Quando o tamanho do lado de um quadrado aumenta, tanto o perímetro quanto a área aumentam. Mas eles crescem de formas diferentes:
- O perímetro aumenta diretamente com o tamanho do lado:
- se o lado dobra, o perímetro também dobra.
- se o lado triplica, o perímetro também triplica.
- Já a área cresce mais rápido:
- se o lado dobra, a área é multiplicada por 4.
- se o lado triplica, a área é multiplicada por 9.
Alguns Exemplos
Exemplo 1
Quadrado com lados de 5 cm:
- Perímetro:
- P = 4 × 5 = 20 cm
- Área:
- A = 5 × 5 = 25cm2 .
Se o lado do quadrado dobrar (passando de 5 cm para 10 cm):
- O perímetro:
- P = 4 x 10 = 40 cm ( dobrou).
- A área:
- A = 10×10=100 cm2 (multiplicou por 4).
Se o lado do quadrado dobrar, o perímetro dobra e a área quadruplica
Exemplo 2
Uma piso de 2 metros de lado:
- O Perímetro:
- P = 4 × 2 = 8 m
- A Área:
- A = 2 × 2 = 4 m2 .
Se o lado do piso triplicar (passando de 2 m para 6 m):
- O perímetro:
- P = 4 × 6 = 24 (triplicou).
- A área:
- A = 6 × 6 = 36 m2 (multiplicou por 9).
Se o lado do quadrado triplicar, o perímetro triplica e a área multiplica por 9
E se o lado reduzir pela metade! O que acontece com o perímetro e a área?
Fica pra você responder!
Ficamos por aqui, até o próximo.
QUESTÃO 01
Se o lado de um quadrado dobra de tamanho, a área:
(A) Permanece a mesma
(B) Duplica
(C) Triplica
(D) Quadruplica
QUESTÃO 02
Uma praça quadrada possui lados de 4 metros. A prefeitura decidiu triplicar o tamanho do lado para construir mais áreas de lazer.
A) Qual será o novo perímetro da praça?
B) Qual será a nova área disponível para lazer?
QUESTÃO 03
Uma praça quadrada possui lados de 4 metros. A prefeitura decidiu triplicar o tamanho do lado para construir mais áreas de lazer.
A) Qual será o novo perímetro da praça?
B) Qual será a nova área disponível para lazer?
QUESTÃO 04
Uma horta comunitária com formato quadrado tem lados de 7 metros. Para aumentar a produção, os organizadores decidiram quadruplicar o tamanho dos lados.
A) Qual será o novo perímetro da horta?
B) Quantas vezes a área da horta será ampliada?
SAIBA MAIS
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Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0430) Analisar e descrever mudanças que ocorrem nas medidas do perímetro e da área de um quadrado. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024. |