Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
SLOGAN
VIMOS ANTERIORMENTE, QUE O SLOGAN FAZ PARTE DE UM TEXTO PUBLICITÁRIO – CAMPANHA.
VOCÊ SABE O QUE É UM SLOGAN?
UM SLOGAN É UMA FRASE CURTA, IMPACTANTE E FÁCIL DE LEMBRAR, USADA PARA TRANSMITIR A ESSÊNCIA DE UMA IDEIA, PRODUTO, SERVIÇO OU CAMPANHA.
ELE SERVE COMO UMA “ASSINATURA” VERBAL OU ESCRITA, AJUDANDO A FIXAR A MENSAGEM PRINCIPAL NA MENTE DO PÚBLICO. GERALMENTE, OS SLOGANS SÃO CRIADOS PARA SEREM MARCANTES E EVOCAR EMOÇÕES OU ASSOCIAÇÕES POSITIVAS.
AGORA VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE SLOGANS MARCANTES:
BOMBRIL- “MIL E UMA UTILIDADES!”
DANONINHO – “VALE POR UM BIFINHO!”
DORIL – “TOMOU DORIL, A DOR SUMIU!”
BATOM – “COMPRE BATOM, SEU FILHO MERECE BATOM!
VOCÊ JÁ VIU OU OUVIU OUTROS SLOGANS EM CAMPANHAS, PROPAGANDAS OU OUTROS TIPOS DE PUBLICIDADES?
Questão 1
OBSERVE O SLOGAN DA PROPAGANDA A SEGUIR:
O SLOGAN DO CARTAZ INCENTIVA AS PESSOAS A
(A) ESCOLHEREM UMA BEBIDA SAUDÁVEL QUE FAZ BEM PARA O CORPO.
(B) EXPERIMENTAREM DIFERENTES TIPOS DE ÁGUA COM SABORES VARIADOS.
(C) APRENDEREM COMO FUNCIONAM AS GARRAFAS DE ÁGUA MODERNAS.
(D) COMPRAREM APENAS ÁGUA IMPORTADA PARA TER UMA VIDA SAUDÁVEL.
Questão 2
UM COMERCIAL DE TELEVISÃO APRESENTA A FRASE: “BRINQUE COM A ALEGRIA, ESCOLHA O BRINQUEDO QUE CONTAGIA!”
O SLOGAN APRESENTADO NO COMERCIAL É
(A) UMA FRASE LONGA QUE CONTA UMA HISTÓRIA SOBRE A EMPRESA.
(B) UMA FRASE CURTA E CRIATIVA QUE CHAMA A ATENÇÃO DO PÚBLICO.
(C) UM TEXTO EXPLICATIVO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO BRINQUEDO.
(D) UM CONVITE PARA ASSISTIR A OUTRO COMERCIAL NA TELEVISÃO.
Questão 3
SE VOCÊ PUDESSE CRIAR UMA CAMPANHA PARA CUIDAR DO PLANETA, QUAL FRASE USARIA COMO SLOGAN PARA CONVENCER AS PESSOAS?
Questão 4
PESQUISE E DESCUBRA AO MENOS 3(TRÊS) SLOGANS FAMOSOS QUE SEJAM FREQUENTEMENTE USADOS NOS DIAS ATUAIS. DESENHE O PRODUTO A QUE SE REFERE O SLOGAN E ANOTE-O A SEGUIR:
Questão 5
OBSERVE A IMAGEM COM ATENÇÃO. IMAGINE QUE VOCÊ PRECISA CRIAR UMA FRASE CURTA, CRIATIVA E FÁCIL DE LEMBRAR PARA INCENTIVAR AS PESSOAS A USAR O PRODUTO MOSTRADO NA FIGURA. ESSA FRASE SERÁ O SLOGAN DO PRODUTO.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGYKa0ZK6E/XV2CBSjNnAFvzL_o5gMB4Q/edit?utm_content=DAGYKa0ZK6E&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 03/12/2024.
Hora de aprender brincando!
https://wordwall.net/pt/resource/79106943
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários. (EF12LP15-A) Reconhecer recursos linguístico- discursivos envolvidos em slogans. (EF12LP13-B) Produzir oralmente slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 03/12/2024. ROBERTA VAIANO (Brasil). Editora Moderna (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 2º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021. |