Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Os antônimos são palavras que possuem significados opostos, contrários. Por exemplo, os vocábulos “feliz” e “triste” são antônimos porque se referem a estados emocionais contrários.
Uma maneira comum de formar antônimos na língua portuguesa é através do uso de prefixos que indicam negação ou oposição. Esses prefixos são acréscimos colocados no início de uma palavra para alterar seu significado original, criando o oposto ou a negação dessa palavra. Veja alguns exemplos de antônimos que são formados com eles:
O prefixo “in-“ é um dos mais usados para criar antônimos e transmite a ideia de negação ou privação de algo. Ele pode ser usado em palavras que indicam uma qualidade ou estado.
Exemplo:
Feliz (sentir-se contente) → Infeliz (sentir-se triste, sem felicidade)
O prefixo “i-“ também é empregado:
Legal (algo permitido ou positivo) → Ilegal (algo proibido pela lei)
Outro prefixo comum é “im-“, geralmente utilizado com palavras que começam com “b” e “p”.
Exemplo:
Possível (algo que pode acontecer) → Impossível (algo que não pode acontecer)
Parcial (que não é completo) → Imparcial (que é justo, que não tem parcialidade)
O prefixo “im-“ muda o significado da palavra original para o seu oposto, como em “impossível”, que nega a ideia de possibilidade, ou “imparcial”, que nega a ideia de parcialidade, associada a favoritismos ou preconceitos.
O prefixo “des-“ também é bastante comum e transmite a ideia de negação ou reversão de um estado, ação ou condição.
Exemplo:
Conhecido (que é reconhecido por outros) → desconhecido (que não é conhecido, ou não é familiar)
Organizado (arrumado, bem estruturado) → Desorganizado (sem ordem ou estrutura)
O prefixo “des-“ dá a ideia de desfazer ou reverter algo. Assim, um “desconhecido” é algo ou alguém que não se reconhece ou não se sabe, ou seja, a presença do prefixo altera completamente o sentido da palavra.
O prefixo “anti-“ é usado para indicar negação ou ausência de algo, geralmente em palavras de origem grega ou latina.
Exemplo:
Ético (relativo à ética, aos bons costumes) → Antiético (contrário à ética)
A palavra “antiético”, por exemplo, expressa ações ou comportamentos que vão contra a ética.
Quando adicionamos esses prefixos de negação às palavras, transformamos um conceito em seu oposto, criando uma relação de antônimos. A ideia de negação pode envolver a ausência de uma característica (como em “infeliz”, onde a felicidade é negada) ou a reversão de um estado ou condição (como em “desorganizado”, onde a ordem é negada). A habilidade de identificar e compreender esses prefixos facilita o entendimento de muitos antônimos e a ampliação do vocabulário.
Responda às questões a seguir:
Leia o seguinte poema para responder às questões 1 a 6.
Hoje me sinto feliz,
Com a certeza de que o mundo gira.
O que é certo em meu peito,
É um sonho vivido.
O futuro é a flor que abrira.
Estamos grudados à esperança,
Com a certeza de que o mundo gira
E de que algo aconteça.
E se houver dor, ela será curável,
Como as noites que sempre cedem ao dia.
Pois no fundo do coração, a cura
Está na certeza de que a vida é alegria.
Elaborado pela Equipe NEC/SME-Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Conforme a primeira estrofe do poema, o eu lírico se sente feliz porque
(A) tem a certeza de que o mundo gira.
(B) sabe que o mundo é um belo sonho.
(C) ele vive o agora, o dia de hoje.
(D) ele teve um sonho muito vívido.
QUESTÃO 2
O verso “Com a certeza de que o mundo gira” é repetido em duas estrofes do poema. O que ele expressa no contexto do poema?
QUESTÃO 3
No verso “O futuro é a flor que abrira”, o verbo “abrira” está flexionado no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo, que indica uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Nesse sentido, o verso exprime a ideia de que o futuro
(A) não vai acontecer.
(B) já começou.
(C) já acabou.
(D) é distante.
QUESTÃO 4
O que o poema sugere sobre a dor e a sua superação.
QUESTÃO 5
Reescreva o poema alterando as palavras destacadas por antônimos com prefixo de negação.
QUESTÃO 6
Releia o poema que você reescreveu na questão anterior e responda: o poema tem um novo sentido? Qual?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF67LP34) Formar antônimos com acréscimo de prefixos que expressam noção de negação. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2024. |