Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
CONCEITO
O sumô é uma arte marcial (luta) tradicional do Japão, profundamente enraizada na cultura e na espiritualidade do país.
CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS
Acredita-se que tenha surgido há mais de 2.000 anos como um ritual xintoísta, realizado para agradar aos deuses e garantir boas colheitas.
As primeiras competições de sumô foram integradas às cerimônias religiosas e tinham um caráter ritualístico, envolvendo danças e cânticos.
EVOLUÇÃO
Com o tempo, o sumô evoluiu de uma prática espiritual para um esporte competitivo, ganhando destaque durante o período Edo (1603-1868), quando começou a ser organizado em torneios.
Nesse período, surgiram as regras que conhecemos hoje, como o uso do dohyo (arena circular) e o traje típico dos lutadores, o mawashi .
Esse aspecto cerimonial ainda é visível nas práticas do esporte hoje, como a purificação do ringue com sal antes de cada combate.
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS
Os lutadores, conhecidos como RIKISHI, treinam em locais chamados de ESTÁBULOS DE SUMÔ e seguem um rigoroso código de conduta.
Além disso, os rRIKISHI,usam vestimentas tradicionais, como o MAWASHI, uma espécie de cinto grosso, e mantêm cortes de cabelo estilo CHONMAGE, similar aos samurais.
As lutas acontecem em um ringue circular, o DOHYO, feito de argila e coberto por uma fina camada de areia.
O objetivo é fazer com que o oponente toque o chão com qualquer parte do corpo que não seja a sola dos pés ou seja empurrado para fora do dohyo.
ELEMENTOS CULTURAIS
- Hierarquia e disciplina: O sumô reflete os valores japoneses de respeito, hierarquia e trabalho árduo. Os lutadores são classificados em diferentes divisões, sendo a mais alta chamada de yokozuna.
- Ritual e espiritualidade: Cada luta começa e termina com rituais, incluindo a reverência entre os rikishi.
- Influência moderna: Apesar de ser um esporte antigo, o sumô permanece popular no Japão e em outras partes do mundo, com lutadores estrangeiros se destacando nas últimas décadas.
O sumô transcende o esporte, sendo uma expressão viva da história, cultura e espiritualidade japonesas, com uma combinação única de força física, técnica e honra.
QUESTÃO 01
O sumô é uma arte marcial tradicional japonesa que remonta há mais de 1.500 anos e, originalmente, tinha conotações religiosas como uma homenagem aos deuses, em cerimônias xintoístas, cujo objetivo estava associado
(A) a boas colheitas.
(B) a vitórias militares.
(C) a saúde prolongada.
(D) a paz espiritual.
QUESTÃO 02
Os lutadores de sumô, conhecidos como rikishi, utilizam vestimentas tradicionais chamadas
(A) mawashi.
(B) kimono.
(C) hakama.
(D) obi.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Relacione a hierarquia no sumô aos valores culturais japoneses mencionados no texto, destacando como ela impacta o treinamento dos RIKISHI.
b) Explique como o formato e os materiais do DOHYO influenciam as estratégias dos lutadores durante uma luta de sumô.
QUESTÃO 04
Responda:
a) Comente sobre o significado do título de YOKOZUNA e o que ele representa dentro da estrutura cultural e competitiva do sumô.
b) Analise como o sumô, mesmo sendo uma prática tradicional, se adaptou aos tempos modernos, permanecendo relevante no Japão e em outros países.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Licenciatura em Educação física |
Componente curricular | Educação Física |
Habilidades | (EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.
Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022. CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm. (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Site: SUMO NO BRASIL. Disponível em <http://sumobrasileiro.blogspot.com.br/ > TURELLI, Fabiana Cristina. Corpo, domínio de si, educação: sobre a pedagogia das lutas corporais. 2008. 126 f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. |