You are currently viewing Educação Física – Luta: Movimento, Tradição e Respeito

Educação Física – Luta: Movimento, Tradição e Respeito

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.




Luta: Movimento, Tradição e Respeito

Lutas são práticas corporais que fazem parte da cultura de muitos povos e envolvem movimentos organizados e regras bem definidas. Nelas, duas ou mais pessoas interagem de forma respeitosa, buscando desenvolver habilidades como força, equilíbrio, estratégia e controle do corpo onde os participantes empregam técnicas e táticas específicas para imobilizar, desequilibras, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço.

Diferentemente de brigas, que acontecem sem regras e com a intenção de machucar, as lutas são atividades planejadas, onde o respeito e a segurança estão sempre presentes. 

A origem da palavra “luta” vem do latim lucta, que significa “combate corpo a corpo” ou “esforço”. Isso mostra que, desde os tempos antigos, a luta está ligada à superação e ao desafio, tanto físico quanto mental. 

As lutas surgiram há milhares de anos como uma necessidade de defesa pessoal ou treinamento para situações de combate. Com o passar do tempo, elas se transformaram em formas de expressão cultural e esportiva. Hoje, há muitos tipos de lutas, como o judô, o karatê, o boxe e a capoeira, cada uma com suas características e tradições. A capoeira, por exemplo, é uma mistura de luta, dança e música criada no Brasil pelos africanos escravizados, e se tornou um símbolo cultural do país e também temos o jiu-jitsu brasileiro, que é conhecido internacionalmente. Outro exemplo é o judô, uma arte marcial japonesa, é amplamente ensinado em escolas e academias pelo mundo.

Portanto, a luta vai muito além do simples ato de se movimentar ou competir. Ela é uma atividade rica em história e cultura, que nos ajuda a crescer como pessoas. Quando praticada com responsabilidade e respeito, a luta é uma ferramenta poderosa para fortalecer o corpo, a mente e os laços com a comunidade.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

A principal diferença entre luta e briga é que

(A) na luta existem regras e respeito; briga não.
(B) a briga é feita para se divertir; luta não.
(C) a  briga é mais segura que a luta.
(D) lutas não precisam de treinamento.

QUESTÃO 2

O objetivo das lutas enquanto esporte

(A) ensinar as pessoas a brigar melhor.
(B) promover saúde, disciplina e respeito.
(C) preparar para a guerra.
(D) impor medo nos outros.

QUESTÃO 3

Qual é a diferença entre lutar de forma respeitosa e brigar? Por que você acha que é importante saber a diferença?

QUESTÃO 4

Por que é importante respeitar as regras e o colega durante uma luta?

QUESTÃO 5

As lutas surgiram há milhares de anos como uma necessidade de defesa pessoal ou treinamento para situações de combate. Com o passar do tempo, elas se transformaram em formas de expressão cultural e esportiva. Sabendo disso, escreva o nome da luta que você mais gosta e explique o porquê da sua preferência.

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre diferenças entre LUTA X BRIGA.

AutoriaLivia Analy Rezende Amâncio
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.
ReferênciaWikipédia – Cultura do Brasil <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil> acesso em 07/11/2024.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.