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Ciências da Natureza – O ciclo hidrológico e suas implicações: agricultura, clima, energia, água potável e equilíbrio

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


O ciclo hidrológico e suas implicações: agricultura, clima, energia, água potável e equilíbrio

O ciclo hidrológico é essencial para a manutenção da vida na Terra, responsável por renovar a água disponível no planeta. Ele envolve processos como evaporação, condensação, precipitação, infiltração e escoamento. No entanto, as ações humanas (ou antrópicas) têm interferido de maneira significativa nesse ciclo, impactando diretamente a disponibilidade de água potável.

A urbanização desordenada e o desmatamento reduzem a infiltração de água no solo, diminuindo a recarga de aquíferos e aumentando o risco de enchentes. Além disso, a poluição causada pelo descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e domésticos contamina rios, lagos e aquíferos, tornando a água imprópria para o consumo. A construção de barragens e a captação excessiva de água para atividades agrícolas e industriais também alteram o fluxo natural dos rios, prejudicando ecossistemas e comunidades que dependem dessa água.

Outro fator preocupante é o desperdício de água potável, seja em residências, indústrias ou na irrigação, aliado ao aumento da demanda devido ao crescimento populacional. Por isso, é essencial adotar práticas sustentáveis, como o uso consciente da água, a proteção das matas ciliares, o tratamento adequado de esgoto e a preservação das fontes naturais.

Reconhecer os impactos das ações antrópicas no ciclo hidrológico é fundamental para garantir a disponibilidade de água potável para as futuras gerações. A mudança de hábitos e a conscientização ambiental são passos importantes para proteger esse recurso tão vital.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Um aquífero é uma formação geológica subterrânea composta por rochas e sedimentos que armazenam e permitem o movimento da água, funcionando como reserva natural de água potável bastante importante. Uma das ações humanas que interfere diretamente na recarga dos aquíferos é o/a

(A) uso de energia solar.

(B) desmatamento.

(C) construção de poços artesianos.

(D) tratamento de esgoto.

QUESTÃO 2

Os tipos de poluição incluem a poluição do ar, da água, do solo, sonora, luminosa e térmica, cada uma causada por diferentes atividades humanas que impactam negativamente o meio ambiente e a saúde. Uma das principais consequências da poluição dos rios é o/a

(A) aumento da biodiversidade aquática.

(B) redução da quantidade de água potável.

(C) formação de novas fontes de água.

(D) intensificação do ciclo hidrológico.

QUESTÃO 3

Quais ações podemos praticar em casa para reduzir os impactos das atividades humanas no ciclo hidrológico e preservar a água potável?

QUESTÃO 4

Desafio Rápido: “Corrida contra o Impacto Ambiental”

Instruções:

Em dupla, vocês terão o desafio de listar 10 ações que prejudicam o meio ambiente o mais rápido possível. Quem terminar primeiro deve levantar a mão e ler as respostas em voz alta para a turma. Lembrem-se: cada ação deve ser diferente!

Regras:

Escrevam as ações em uma folha.

Cada dupla tem 2 minutos para completar a lista.

Ao final, a turma discutirá como essas ações podem ser evitadas e posteriormente deverá anexar a atividade finalizada na parede ou mural da sala.


Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.  

Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água potável.  
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  

Estados físicos da água. Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-da-agua.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20pode%20se%20apresentar%20na%20forma%20s%C3%B3lida%2C%20l%C3%ADquida%20e,uma%20est%C3%A1vel%20em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20ambiente>. Acesso em: 04, dez. 2024.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).