You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Movimentos da Lua e da Terra: construindo calendários nas culturas

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Movimentos da Lua e da Terra: construindo calendários nas culturas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Movimentos da Lua e da Terra: construindo calendários nas culturas

Os movimentos cíclicos da Lua e da Terra são fundamentais para a marcação do tempo e a criação de calendários em diversas culturas. O ciclo lunar, que dura aproximadamente 29,5 dias, forma a base dos calendários lunares, como o Islâmico, que utiliza as fases da Lua para determinar os meses e festividades. Por exemplo, o início do Ramadã é baseado na observação do crescente lunar. Já o ciclo da Terra ao redor do Sol, com duração de cerca de 365,25 dias, fundamenta o calendário gregoriano, amplamente utilizado hoje. Esse calendário combina aspectos solares e ajustes como o ano bissexto para alinhar com as estações do ano.

Além disso, outras culturas criaram sistemas híbridos. O calendário judaico, por exemplo, combina ciclos lunares e ajustes solares para alinhar suas festas religiosas, como o Pessach, à primavera no hemisfério norte. Já os maias desenvolveram um sistema complexo que utilizava tanto o ciclo solar quanto cálculos astronômicos para prever eventos sazonais e rituais. Esses exemplos mostram como os movimentos cíclicos da Lua e da Terra foram essenciais para a organização do tempo, ajudando civilizações a planejar a agricultura, festividades e até mesmo viagens.

Assim, estudar esses movimentos cíclicos não apenas explica como o tempo é medido, mas também revela como o conhecimento astronômico foi incorporado à cultura e à sobrevivência humana. Entender esses ciclos é compreender a conexão entre ciência, história e tradições.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

O fenômeno astronômico que serve como base para o calendário islâmico é/são chamado(s) de

(A) ciclos solares.

(B) ciclos lunares.

(C) equinócios.

(D) solstícios.

QUESTÃO 2

A característica que diferencia o calendário judaico dos outros calendários citados é o fato de

(A) ser exclusivamente lunar.

(B) combinar ciclos lunares e ajustes solares.

(C) ser baseado apenas nos equinócios.

(D) utilizar ciclos de 28 dias.

QUESTÃO 3

Explique como o ciclo lunar influencia a organização de calendários em culturas tradicionais.

QUESTÃO 4

Por que o calendário gregoriano utiliza anos bissextos? Relacione essa característica aos movimentos cíclicos da Terra.


Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.  

Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI11-C) Relacionar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares associando o uso desse conhecimento à construção de calendários em diferentes culturas.  
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.  

MOVIMENTOS DA TERRA. UFPR, 2024. Disponível em: <https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html#:~:text=A%20Terra%20tem%20dois%20movimentos,el%C3%ADptica%20em%20torno%20do%20Sol.>. Acesso em: 03, dez. 2024.  

MOVIMENTOS DA TERRA. Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/movimentos-terra/.>. Acesso em: 03, dez. 2024.  


Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).