ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Vegetação e a Preservação do Solo
Você já reparou como as plantas estão sempre presentes ao nosso redor? Seja na escola, no quintal ou em um parque, elas fazem parte da nossa vida de muitas maneiras. Mas você sabia que as plantas, além de nos darem sombra, ar puro e alimentos, também ajudam a cuidar do solo? Isso mesmo! A vegetação tem um papel muito especial na preservação do solo, e vou te contar por quê.
Imagine que o solo é como um cobertor da Terra. Ele precisa estar protegido para que as plantas possam crescer e os animais possam viver bem. Quando chove muito, a água pode escorrer e levar embora os pedacinhos do solo, como se o cobertor estivesse sendo desgastado. Isso é chamado de erosão. Mas a vegetação é como um escudo mágico: as raízes das plantas seguram o solo bem firme, impedindo que ele seja levado pela água ou pelo vento.
Além disso, as folhas das árvores e plantas formam uma camadinha sobre o solo, protegendo-o do sol forte e mantendo-o úmido. Isso ajuda o solo a ficar cheio de nutrientes, como se estivesse comendo uma refeição saudável! Por isso, cuidar das plantas é também cuidar do solo, e quando cuidamos do solo, estamos protegendo a natureza e o planeta. Então, que tal plantar uma árvore ou cuidar de um jardim? Cada plantinha que cresce faz toda a diferença para o nosso mundo!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A função das raízes das plantas na preservação do solo é
(A) deixar o solo mais seco e desprotegido contra a erosão.
(B) segurar o solo, evitando que ele seja levado pela chuva ou pelo vento.
(C) retirar os nutrientes do solo, deixando-o menos fértil e saudável.
(D) alimentar a árvore sem influenciar a proteção do solo.
QUESTÃO 2
Quando não há vegetação suficiente para proteger o solo, ele
(A) perde nutrientes e fica mais vulnerável à erosão.
(B) fica mais fértil e cheio de matéria orgânica.
(C) é carregado pela chuva e pelo vento, causando erosão.
(D) se acumula e forma elevações como montanhas.
QUESTÃO 3
Se você fosse plantar uma árvore ou cuidar de um jardim, como você acha que isso ajudaria o meio ambiente e o solo?
QUESTÃO 4
Experimento: Como a vegetação protege o solo?
Materiais Necessários:
- 2 caixas de sapato ou bandejas grandes e rasas.
- Terra suficiente para encher as duas caixas.
- Grama ou plantas pequenas com raízes (pode ser tirada de um jardim ou vaso).
- Um regador ou garrafa com furinhos na tampa (simulando chuva).
- Água.
- Prato ou bandeja para aparar a água que escorre.
- Bloco de notas e lápis para anotar as observações.
Preparação do experimento:
- Encha as duas caixas com a mesma quantidade de terra.
- Em uma das caixas, plante grama ou coloque plantas pequenas com raízes cobrindo toda a superfície do solo. Na outra caixa, deixe apenas a terra exposta.
Simulação de chuva:
- Coloque um prato ou bandeja na frente de cada caixa para aparar a água que escorrer.
- Usando o regador, despeje lentamente a mesma quantidade de água (aproximadamente um copo cheio) sobre cada caixa, simulando uma chuva.
Observação:
- Observe o que acontece com a água que escorre de cada caixa:
- A caixa com vegetação.
- A caixa sem vegetação.
- Note também se há mudanças no solo dentro de cada caixa (se o solo foi levado ou permaneceu no lugar).
Registro dos resultados:
Escreva o que aconteceu com o solo e a água em cada caso.
Compare a cor e a quantidade de terra levada pela água nas bandejas.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição. Graduada em: Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | EF03CI10-D) Compreender a importância da vegetação para a preservação do solo. |
Referência (s): | NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. VEGETAÇÃO, Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vegetacao.htm/>. Acesso em: 02, dez. 2024. SOLO, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm#:~:text=O%20solo%20pode%20ser%20dividido,%2C%20argiloso%2C%20humoso%20e%20calc%C3%A1rio.> Acesso em: 14, nov. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |