Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Clima x Tempo
O clima e o tempo são conceitos relacionados, mas distintos, que influenciam diretamente a vida na Terra. Ambos dizem respeito às condições atmosféricas, mas variam em escala de tempo e abrangência.
Provavelmente você já consultou a previsão do tempo antes de sair de casa, conferindo se precisava levar um agasalho, um guarda-chuva ou uma capa de chuva.
A previsão do tempo apresentada pelos institutos de meteorologia, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), são formuladas a partir da coleta de dados e a criação de modelos situacionais, o que envolve muitos cálculos e computadores super potentes para processar as informações. Segundo o INPE, a precisão de previsão do tempo é de 90% quando aplicada para as próximas 24 horas.
Na climatologia, o tempo refere-se às condições atmosféricas momentâneas e locais, como temperatura, precipitação, umidade, vento e pressão. Ele muda rapidamente, podendo variar de um dia para outro, ou até mesmo em horas. Por exemplo, um dia pode começar ensolarado e terminar com uma tempestade. Logo, o tempo é o estado momentâneo da atmosfera. Veja:
Segundo a imagem, que apresenta a previsão do tempo para Goiânia no dia 26/11/2024, ao longo do dia a menor temperatura registrada são de 18°C por volta das 4h00 e a maior 30°C entre às 12h00 e 16h00. Sendo assim, o dia em Goiânia começa frio e no meio da tarde deve estar bem quente. Essas variações da condição atmosférica ao longo do dia é o que conhecemos por tempo atmosférico.
O clima, por sua vez, descreve o comportamento médio do tempo em uma região específica ao longo de um período prolongado, é geralmente considerado um intervalo de 30 anos ou mais. Ele leva em conta padrões de temperatura, níveis de precipitação e outros fatores para caracterizar uma área como tropical, desértica, temperada ou polar. Goiânia, por exemplo, apresenta clima tropical com duas estações do ano bem definidas, verão quente e chuvoso e inverno seco e menos quente.
O tempo influencia a realização de atividades diárias como a escolha de roupas, a programação de um passeio ou evento ao ar livre. Já o clima, exerce maior influência sobre atividades de longo prazo, como a agricultura, a disponibilidade de recursos naturais e até mesmo a cultura local. Alterações no clima, como o aquecimento global, têm consequências de longo prazo, incluindo o aumento de eventos extremos, como furacões e secas.
QUESTÃO 1
Leia:
Goiânia completa mais de 3 meses sem chuva
Goiânia completa 93 dias sem chuva neste sábado (27), acumulando mais de três meses de seca. André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, explicou que a seca severa ainda está ligada ao fenômeno El Niño, apesar do seu fim. Esta semana, a vazão do Rio Meia Ponte caiu para 5.438 litros por segundo. O nível crítico I é definido quando a vazão fica abaixo de 5.500 litros por segundo por sete dias consecutivos.
O HOJE. Goiânia completa mais de meses sem chuva. Disponível em:<https://ohoje.com/2024/07/27/goiania-completa-mais-de-3-meses-sem-chuva/>. Acesso em: 27, nov.2024.
A reportagem do jornal “O Hoje”, apresenta características
(A) do clima de Goiânia.
(B) da amplitude térmica de Goiânia.
(C) do tempo de Goiânia.
(D) da relação entre tempo e clima.
QUESTÃO 2
Observe a previsão do tempo para Goiânia, no dia 26/11/2024, e a ponte quais vão ser as condições atmosféricas da cidade ao longo do dia.
QUESTÃO 3
Ainda que sejam erroneamente utilizadas como sinônimos, clima e tempo são conceitos diferentes. São características relacionadas ao clima a
(A) temperatura mínima registrada em um dia específico.
(B) umidade relativa do ar às 10h da manhã.
(C) classificação de uma região como tropical ou temperada.
(D) ocorrência de chuva em uma manhã.
QUESTÃO 4
Explique a diferença entre os conceitos de clima e tempo, destacando como cada um influencia a vida das pessoas em curto e longo prazo.
Autoria | Ailton Silva |
Formação | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática |
Referências | DANTAS, S. P. O Ensino de Climatologia Geográfica: uma abordagem de intervenção sobre os conceitos básicos de Clima e Tempo. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10604>. Acesso em: 25 nov. 2024. MENDONÇA, F.; OLIVERIA, I. M. D. Climatologia: Noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. |