Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
CONTO
Já ouviu o ditado popular “Quem conta um conto aumenta um ponto!”?
Hoje vamos aprender mais sobre Contos. Um conto é uma narrativa curta que apresenta uma história ficcional com um enredo, personagens e um conflito central. Diferente de um romance, que pode ser mais longo e complexo, um conto é mais conciso e focado em um único evento ou situação.
E quais são as características principais de um conto?
1- Narrativa concisa: os contos são geralmente curtos e diretos, com uma narrativa que se desenvolve de forma rápida e eficiente.
2- Enredo central: cada conto tem um enredo central, que é o principal evento ou conflito da história. Este enredo é o que mantém o leitor interessado e envolvido na história.
3- Personagens: o conto apresenta um número limitado de personagens, permitindo um foco mais profundo em seu desenvolvimento e interações.
4- Ambiente e cenário: o conto ocorre em um lugar específico, seja real ou imaginário, fornecendo o contexto para a história.
5- Tempo marcado: a história se desenrola em um período de tempo definido, como uma parte do dia ou uma estação do ano.
Você sabia que existem diversos tipos de contos?
Eles podem ser Contos realistas, Contos populares, Contos fantásticos, Contos de terror, Contos de humor, Contos infantis, Contos psicológicos e Contos de fadas.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGXOddpdx8/g79QHE57khxB-E5yIt-quA/edit?utm_content=DAGXOddpdx8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 28/11/2024.
Questão 1
Quais características tornam um conto memorável, mesmo em uma história curta?
Questão 2
De que forma um conto pode provocar emoções no leitor? Qual conto você já leu que te marcou e por quê?
Questão 3
Um conto é definido como uma narrativa que se caracteriza por ser
(A) longa e repleta de tramas complexas.
(B) curta, focada em um único conflito.
(C) escrita em versos rimados.
(D) baseada exclusivamente em fatos reais.
Questão 4
A estrutura de um conto é formada pelas seguintes partes principais
(A) introdução, resumo, análise e conclusão.
(B) prólogo, capítulos, clímax e epílogo.
(C) introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.
(D) apresentação, narração, descrição e encerramento.
Questão 5
Agora é a hora do reconto! Escolha um conto que você leu e adorou. Lembre-se, precisa ser um conto — uma história curta, com início, meio e fim, cheia de emoção e criatividade! Escreva abaixo o seu conto escolhido:
Saiba mais!
Hora de aprender brincando!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP26-A) Compreender, de forma lúdica, que a escrita de uma narrativa ficcional consiste no relato de acontecimentos imaginários: contos, fábulas, entre outros, inclusive do folclore goiano. (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. (GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses, antecipação e inferência; verificação de hipóteses, seleção e checagem. (GO-EF35LP38) Produzir narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, e a construção do discurso direto e indireto. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 22/11/2024. CARPANEDA, Isabella. A Conquista: língua portuguesa 5º ano. São Paulo: FTD, 2021. BRASIL. DOMINIOPUBLICO.GOV. (org.). Domínio público. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=4978. Acesso em: 22 nov. 2024. |