You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – SKATE: AVENTURA E DIVERSÃO SOBRE RODAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – SKATE: AVENTURA E DIVERSÃO SOBRE RODAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.


 SKATE: AVENTURA E DIVERSÃO SOBRE RODAS

O SKATE É UM ESPORTE RADICAL QUE COMEÇOU NAS PRAIAS DA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS, NOS ANOS 1950. NAQUELA ÉPOCA, OS SURFISTAS QUERIAM CONTINUAR PRATICANDO QUANDO O MAR NÃO ESTAVA AGITADO. ELES PEGARAM PRANCHAS DE MADEIRA, COLOCARAM RODAS DE METAL E COMEÇARAM A ANDAR PELAS RUAS E CALÇADAS. A IDEIA ERA IMITAR OS MOVIMENTOS DO SURFE, MAS AGORA SOBRE O ASFALTO. COM O TEMPO, O SKATE FOI EVOLUINDO E VIROU UM DOS ESPORTES MAIS POPULARES NO MUNDO TODO!

HOJE, O SKATE TEM VÁRIAS MODALIDADES QUE PODEM SER PRATICADAS POR PESSOAS DE TODAS AS IDADES, INCLUSIVE AS CRIANÇAS! E É ISSO QUE VAMOS EXPLORAR: AS FORMAS DIFERENTES DE ANDAR DE SKATE, CADA UMA COM SUAS CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS.

VAMOS COMEÇAR FALANDO DO SKATE STREET, ONDE OS SKATISTAS FAZEM MANOBRAS EM OBSTÁCULOS URBANOS, COMO CORRIMÃOS E ESCADAS, USANDO A CIDADE COMO CENÁRIO PARA MOVIMENTOS CRIATIVOS. JÁ O SKATE PARK É PRATICADO EM PISTAS ESPECÍFICAS, QUE POSSUEM RAMPAS, HALF-PIPES E OUTROS OBSTÁCULOS. AS PISTAS SÃO DESENHADAS PARA DAR AOS SKATISTAS A CHANCE DE GANHAR VELOCIDADE E FAZER MANOBRAS NO AR.

O SKATE SE ENCAIXA NAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA, AJUDANDO AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM HABILIDADES COMO EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO E FORÇA, ALÉM DE AUMENTAR A CONFIANÇA E O PRAZER EM SUPERAR DESAFIOS. AO APRENDER A ANDAR DE SKATE, AS CRIANÇAS SE DIVERTEM, EXPLORAM NOVAS MODALIDADES E ENFRENTAM DESAFIOS DE FORMA SAUDÁVEL E EMOCIONANTE!

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

ESCREVA UMA PALAVRA QUE REPRESENTE O SKATE PARK E UMA PALAVRA QUE O SKATE STREET E FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DE CADA UM.

SKATE STREETSKATE PARK




















QUESTÃO 2

SE VOCÊ FOSSE CRIAR UMA PISTA DE SKATE, QUE TIPO DE OBSTÁCULOS OU RAMPAS VOCÊ COLOCARIA PARA TORNAR A EXPERIÊNCIA MAIS EMOCIONANTE E DESAFIADORA?

QUESTÃO 3

O SKATE COMEÇOU COMO UMA MANEIRA DE

(A) CRIAR UMA NOVA MODA NAS PRAIAS.

(B) CONTINUAR PRATICANDO SURFE QUANDO O MAR ESTAVA CALMO.

(C) PRATICAR UM ESPORTE RADICAL NAS RUAS.

(D) FAZER MANOBRAS EM RAMPAS DE CONCRETO.

QUESTÃO 4

O SKATE AJUDA AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM

A) APENAS FORÇA FÍSICA.

B) COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO, FORÇA E CONFIANÇA.

C) HABILIDADES DE NATAÇÃO.

D) APENAS CONFIANÇA.

QUESTÃO 5

ANALISE A IMAGEM A SEGUIR E ESCREVA QUAL É A MODALIDADE DE SKATE PRATICADA NESSA PISTA.

Saiba mais

ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA UM POUQUINHO MAIS SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANA – SKATE.


ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA APRENDA A ANDAR DE SKATE.


AutoriaLivia Analy Rezende Amâncio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF02EF15) Vivenciar e fruir práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, identificando possibilidades de realização dessas práticas em áreas verdes e em diversos territórios públicos.
(GO-EF02EF17) Compreender o corpo enquanto parte integrante do meio ambiente, valorizando os valores e significados transmitidos ludicamente pelas práticas corporais de aventura, com vistas à sustentabilidade.
Referências:Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

DC-GO Ampliado 2018/2019.

Confederação Brasileira de Skate < https://cbsk.com.br/ > acesso em nov. 2024.