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Geografia – O SOLO E A AGRICULTURA

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

O SOLO E A AGRICULTURA
VOCÊ SABIA QUE O SOLO É ESSENCIAL PARA PRODUZIR OS ALIMENTOS QUE COMEMOS TODOS OS DIAS? A ESTA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, CHAMAMOS DE AGRICULTURA. O SOLO É UMA MISTURA DE MINERAIS, PEQUENOS PEDACINHOS DE ROCHAS E MATERIAL ORGÂNICO (PLANTAS E ANIMAIS EM DECOMPOSIÇÃO). O SOLO É A CAMADA SUPERIOR SOLTA DA SUPERFÍCIE DA TERRA.

Fonte da imagem: canva.com

AGRICULTURA

É O PLANTIO, CULTIVO E COLHEITA DE PLANTAS, QUE USAMOS PARA NOS ALIMENTAR COMO: FRUTAS, LEGUMES, HORTALIÇAS, GRÃOS E CEREAIS.

ELA É UMA DAS PRINCIPAIS FORMAS DE USO DO SOLO PELO SER HUMANO.

ETAPAS DA AGRICULTURA:

  • ARAR A O SOLO (DEIXAR A TERRA FOFINHA)
  • PLANTAR A SEMENTE OU A MUDINHA NO SOLO
  • COLOCAR ADUBOS (FERTILIZANTES), SE O SOLO PRECISAR.
  • REGAR O SOLO COM ÁGUA, PARA AS PLANTAS.
  • RETIRAR AS ERVAS DANINHAS, INSETOS E OUTRAS PRAGAS DAS PLANTAS.
  • COLHER OS ALIMENTOS OU RETIRÁ-LOS DO SOLO (CENOURA, BATATA, CEBOLA, MANDIOCA, BETERRABA E OUTRAS)

MAS O QUE É SOLO?

O SOLO É UMA MISTURA DE MINERAIS, PEQUENOS PEDACINHOS DE ROCHAS E MATERIAL ORGÂNICO (RESTOS DE SERES VIVOS).

O SOLO É A CAMADA SUPERIOR SOLTINHA DA SUPERFÍCIE DA TERRA. 

OS PRINCIPAIS MINERAIS DO SOLO ESTÃO NO FORMATO DE AREIA E ARGILA.

E O MATERIAL ORGÂNICO SÃO OS RESTOS DE PLANTAS E OUTROS SERES VIVOS.

SOLO E AGRICULTURA

“O SOLO É NECESSÁRIO PARA PLANTAS, ANIMAIS E PESSOAS.”

SEM ELE, NÃO TERÍAMOS ALIMENTOS, ÁRVORES OU CONSTRUÇÕES.

TIPOS DE SOLOS

NEM TODOS OS TIPOS SOLOS SÃO BONS PARA A AGRICULTURA.

ALGUNS PRECISAM DE ADUBOS OU OUTROS MINERAIS PARA FICAREM FÉRTEIS.

VAMOS CONHECER OS PRINCIPAIS TIPOS DE SOLOS?

  • ARENOSO

É COMPOSTO POR AREIA, QUE TEM PEDACINHOS DE ROCHA BEM MAIORES QUE OS OUTROS DOIS TIPOS DE SOLO. 

A ÁGUA PASSA RÁPIDO PELO SOLO ARENOSO. OS PEDACINHOS NÃO GRUDAM UM NO OUTRO. FICAM SOLTOS.

NÃO É UM BOM SOLO PARA PLANTAR, POIS NÃO SEGURA A ÁGUA E OS NUTRIENTES QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA SE DESENVOLVER.

  • HUMÍFERO

É COMPOSTO POR MATÉRIA ORGÂNICA EM DECOMPOSIÇÃO (FOLHAS QUE CAÍRAM DAS ÁRVORES E OUTRAS PLANTAS QUE MORRERAM, PEQUENOS ANIMAIS), OU SEJA, MATERIAIS QUE JÁ FORAM SERES VIVOS – ANIMAL E VEGETAL. .

PODE CONTER TAMBÉM ARGILA E AREIA EM QUANTIDADES MENORES. 

É UM SOLO ÚMIDO E FÉRTIL. OU SEJA, É UM SOLO BOM PARA A AGRICULTURA.

  • ARGILOSO

É COMPOSTO POR ARGILA, QUE TEM PEDACINHOS BEM PEQUENINOS, QUE GRUDAM UM COM O OUTRO. É COMO UM POZINHO DE ARGILA.

ESTE TIPO DE SOLO RETÊM A ÁGUA E OS NUTRIENTES, POIS OS ESPAÇOS ENTRE UM PEDACINHO E OUTRO SÃO MUITO PEQUENOS. 

OS NUTRIENTES E A ÁGUA OCUPAM ESTES ESPAÇOS E FICAM NO SOLO ARGILOSO POR BASTANTE TEMPO. POR ISSO ESTE SOLO É BOM PARA AS PLANTAS.

O SOLO E AS PLANTAS

AS PLANTAS PRECISAM DE SOLO PARA CRESCER. ELE DÁ NUTRIENTES, ÁGUA E UM LUGAR SEGURO PARA AS RAÍZES SE FIXAREM E PEGAREM O QUE PRECISAM.

O SOLO SEGURA A ÁGUA QUE AS PLANTAS BEBEM PELAS RAÍZES. UM SOLO QUE SEGURA ÁGUA AJUDA PLANTAS A NÃO SECAR, MESMO EM DIAS MUITO QUENTES.

O SOLO É COMO UMA DESPENSA PARA AS PLANTAS. ELE GUARDA NUTRIENTES COMO CÁLCIO, FÓSFORO E POTÁSSIO, QUE SÃO ABSORVIDOS PELAS RAÍZES PARA AJUDAR AS PLANTAS A CRESCEREM FORTES.

O SOLO E OS NUTRIENTES

SOLO, AGRICULTURA E SAÚDE

OS NUTRIENTES DO SOLO NO NOSSO CORPO

QUANDO COMEMOS FRUTAS, VERDURAS, GRÃOS E OUTROS ALIMENTOS DA AGRICULTURA, RECEBEMOS OS NUTRIENTES QUE AS PLANTAS ABSORVERAM DO SOLO, COMO VITAMINAS E MINERAIS IMPORTANTES PARA A NOSSA SAÚDE.

SEM OS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS, NOSSO CORPO FICA FRACO E PODE ADOECER. 

POR ISSO, É IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM PRODUTOS QUE VÊM DE UM SOLO RICO E CUIDADO.

CUIDADOS COM O SOLO

SEM CUIDADOS, O SOLO FICA FRACO E PERDE OS NUTRIENTES. ISSO CHAMA-SE EROSÃO. 

PARA PROTEGER O SOLO, OS AGRICULTORES PLANTAM ÁRVORES E EVITAM QUE ELE SEJA LEVADO PELA CHUVA.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

• VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA?

RESPONDA ÀS QUESTÕES NO CADERNO.

COLOQUE UM POUCO DE AREIA EM UMA PENEIRA E EM SEGUIDA DESPEJE UM POUCO DE ÁGUA EM CIMA.
AGORA ESCREVA O QUE VOCÊ PERCEBEU:

  • A ÁGUA PASSOU RÁPIDO PELA AREIA? OU PASSOU DEVAGAR?
  • QUANTO TEMPO DEMOROU PARA A AREIA PARAR DE PINGAR ÁGUA?
  • VOCÊ ACHA QUE ESTE TIPO DE SOLO É BOM PARA AS PLANTAS?
  • JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

QUESTÃO 2

ASSOCIE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA

QUESTÃO 3

IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ AJUDANDO A PLANTAR UM JARDIM NA ESCOLA. SE VOCÊ QUISER QUE AS PLANTAS CRESÇAM FORTES E SAUDÁVEIS, QUAL TIPO DE SOLO SERIA O MELHOR PARA USAR?

Fonte: canva.com

A) SOLO ARENOSO, PORQUE A ÁGUA PASSA RÁPIDO

B) SOLO HUMÍFERO, PORQUE É FÉRTIL E ÚMIDO

C) SOLO ARGILOSO, PORQUE RETÉM ÁGUA E NUTRIENTES

D) SOLO DE DESERTO, PORQUE É QUENTE

QUESTÃO 4

VOCÊ ESTÁ BRINCANDO DE CIENTISTA E QUER COLETAR AMOSTRAS DE SOLO DE DIFERENTES LUGARES. ONDE VOCÊ ESPERA ENCONTRAR MAIS SOLO HUMÍFERO?

A) NA PRAIA, PERTO DA AREIA

B) NO PARQUE, DEBAIXO DE ÁRVORES

C) NO QUINTAL, EM ÁREAS CIMENTADAS

D) NO TOPO DE UMA MONTANHA DE ROCHAS

SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO:  DESERTOS?

LÁ, VOCÊ VAI CONHECER ESTES RICOS AMBIENTES – SOLO E CLIMA

Canal Amarolina RibeiroDesertos – Solos arenosos, Chuvas escassas – Profª Ma. Amarolina Ribeiro”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3Ku7FmANx5A>. Acesso em: 01 Mai. 2024.

Autoria:Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Solos. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-tipos-de-solos/  Acesso em: 13 mai. 2024.

RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Solos. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-tipos-de-solos/  Acesso em: 13 mai. 2024.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.