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Beach volleyball competition, men playing

Educação física – Voleibol de praia – Características históricas – culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

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CONCEITO

O voleibol de praia é uma modalidade esportiva, classificada como esporte  de rede que combina aspectos do esporte original, o voleibol, com as peculiaridades do ambiente ao ar livre, especialmente as praias.

 Representa não apenas um esporte competitivo, mas também um estilo de vida que reflete a descontração e a proximidade com a natureza.

ORIGEM

O esporte surgiu no início do século XX, em praias da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Inicialmente, era uma atividade recreativa, praticada por frequentadores de praias que adaptaram as regras do voleibol tradicional para jogar na areia. 

A popularidade cresceu rapidamente, e, na década de 1940, competições começaram a ser organizadas, transformando a prática casual em um esporte mais estruturado.

A profissionalização ocorreu nas décadas de 1970 e 1980, quando começaram a surgir ligas, torneios e o reconhecimento do voleibol de praia pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Em 1996, o esporte foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Atlanta, consolidando sua importância no cenário esportivo mundial.

ASPECTOS CULTURAIS 

O voleibol de praia é um reflexo da cultura praiana, especialmente em países tropicais. Ele simboliza a energia do verão, a música, a interação social e o contato com a natureza. Além disso, o ambiente descontraído das competições, muitas vezes realizadas em locais turísticos, atrai público diverso e fomenta o turismo local.

No Brasil, por exemplo, o voleibol de praia está profundamente enraizado na cultura esportiva nacional. As praias brasileiras são reconhecidas internacionalmente como celeiros de talentos, com atletas que se destacam em competições mundiais, contribuindo para a valorização da modalidade.

CARACTERÍSTICAS DO JOGO

O voleibol de praia é jogado por duplas em uma quadra de areia, menor que a de voleibol indoor, com medidas de 16×08 metros. 

Por ser disputado ao ar livre, o esporte exige adaptação constante às condições climáticas, como sol, vento e chuva, o que adiciona um elemento de imprevisibilidade às partidas.

A simplicidade dos equipamentos – uma rede, uma bola e a areia como piso – facilita sua prática em praias do mundo todo. O esporte valoriza a agilidade, a resistência física e a versatilidade dos jogadores, já que cada atleta desempenha múltiplas funções em quadra.

BENEFÍCIOS E LEGADO

Além de promover a saúde e o bem-estar físico, o voleibol de praia incentiva a sociabilidade e a conexão com o ambiente natural. Seu legado transcende as quadras, inspirando práticas sustentáveis nas praias e estimulando o desenvolvimento esportivo em regiões costeiras.

Por ser acessível e dinâmico, o voleibol de praia continua a crescer em popularidade, conquistando espaço no cenário esportivo global e fortalecendo sua identidade como um esporte que une competição, lazer e cultura.


QUESTÃO 01

O voleibol de praia é uma modalidade esportiva que surgiu como uma adaptação do voleibol tradicional, sendo praticada em areias à beira-mar. Sua origem está relacionada às regiões

(A) da Califórnia e Estados Unidos.

(B) da Bahia e Brasil.

(C) de Sidney e Austrália.

(D) de Tóquio e Japão.

QUESTÃO 02

A profissionalização do voleibol de praia, marcada pelo aumento de competições organizadas e reconhecimento global nas décadas de 

(A) 1970 e 1980.

(B) 1920 e 1930.

(C) 1990 e 2000.

(D) 1950 e 1960.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Explique como o voleibol de praia reflete a cultura praiana e contribui para o turismo em países tropicais.

b) Descreva a importância das praias brasileiras para o desenvolvimento do voleibol de praia e a projeção de atletas em competições internacionais.

QUESTÃO 04

Responda:

a) Explique como as condições climáticas influenciam o desempenho dos atletas no voleibol de praia e a dinâmica das partidas.

b) Descreva as características físicas e habilidades que são essenciais para os jogadores de voleibol de praia, considerando as peculiaridades do esporte.

Autoria Elaine Faria de Oliveira
FormaçãoLicenciatura em Educação física
Componente curriculareducação física
Habilidades (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
Referências DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.

Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014.

FERREIRA, Joel Saraiva – Voleibol – direto ao ponto. Campo Grande – MS. Ed. UFMS,2021.BULGARELLI, Pedro Luiz – Metodologia do ensino do voleibol / Pedro Luiz Bulgarelli. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017. 200 p.